Escola Básica de Ortigosa

Escalão: Escalão 1 – Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
Pré-escolar

N.º de Participantes:

64 alunos

 

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

 

Apresentação do trabalho e envolvimento dos alunos:

Para a realização do trabalho, foi pedido a todos os alunos que investigassem as espécies vegetais e animais existentes na nossa escola: as que nos “visitam” e também as que fizeram dela a sua casa. Os alunos organizaram-se em grupos e durante uma semana procedeu-se ao registo das observações. Foram muitas e variadas as espécies encontradas e que encantaram miúdos e graúdos. Para selecionar as espécies que iriam ser estudadas, foi necessário proceder a uma votação, tendo sido definido previamente que seriam selecionadas três espécies animais e três espécies vegetais. por decisão dos alunos foram escolhidas: a amoreira, a ursínia, a fisális, o caracol, o bicho-da-conta e o escaravelho.

Seguiu-se o trabalho de pesquisa de cada um das espécies selecionadas e a ilustração das mesmas. finalmente os trabalhos foram compilados e organizados num livro de escola ” Biodiversidade na E.B. 1 de Ortigosa. Este livro será um trabalho em constante construção…

 

Enquadramento curricular e extracurricular:

1.ª fase: Exposição no painel da escola

Posteriormente: Organização dos trabalhos num livro de escola “A Biodiversidade na Minha Escola” – livro aberto a outras pesquisas a realizar em futuros anos letivos

Exposição do livro na biblioteca da escola, para consulta.

 

Divulgação:

Domínio/ conteúdo:

  •  Natureza
  •  Educação ambiental/sustentabilidade

Objetivos:

  • Identificar e conhecer a biodiversidade do espaço envolvente.
  • Desenvolver uma consciência ecológica.
  • Promover comportamentos de respeito pela Natureza e pela sua biodiversidade.
  • Desenvolver métodos e técnicas de pesquisa.