Sobre o Programa e atividades Eco-Escolas
“Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE. Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.” (ABAE – PROGRAMA ECO-ESCOLAS)
Para o desenvolvimento de uma verdadeira consciência ecológica, é necessário que a educação promova o desenvolvimento global do ser humano em todas as suas dimensões – cognitivas, afetivas, intuitivas, sensoriais, éticas e estéticas e potencie múltiplos saberes de forma a permitir uma melhor compreensão da complexidade do mundo e viabilizar o uso de ferramentas que permitam agir com consciência, responsabilidade, ética e afeto.
O projeto está orientado para a implementação da Agenda 21, certificando a aplicação de conceitos e ideias de educação e gestão ambiental ao ambiente e comunidade escolar.
“Educar para o ambiente e o desenvolvimento é indubitavelmente um fator decisivo na construção da Mudança; é a forma mais eficaz e duradoira de produzir as bases para a emergência de novas políticas, conducentes a formas de DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL formuladas sob novos paradigmas. “Pensar globalmente, agir localmente”.” (ABAE – PROGRAMA ECO-ESCOLAS)
As ações desenvolvidas pelos alunos e toda a comunidade educativa envolvente visam proporcionar a tomada de consciência de que simples atitudes individuais podem, no seu conjunto, melhorar o Ambiente, o Mundo.
As suas principais diretrizes são:
• A aplicação da metodologia do programa Eco-Escolas permite desenvolver um programa de educação ambiental coerente e o desenvolvimento de toda a comunidade educativa;
• A participação de vários elementos da comunidade escolar na execução de um projeto que estimula mais e melhor trabalho;
• A aplicação de metodologias de participação ativa;
• A transversalidade do projeto e o carácter interdisciplinar das ações;
• A inter-relação entre educação ambiental, educação para a ciência e ensino experimental;
• A relação escola-comunidade, designadamente através de parcerias com entidades externa (PSP, CMA, Junta de Freguesia, ERSUC, outros…)
• Desenvolver trabalho para um Desenvolvimento Sustentável (dirigido para os seus três pilares: economia; ambiente; sociedade).
Como Eco-Escola toda a comunidade participa em torno do mesmo objetivo: desenvolver uma nova atitude e postura perante o nosso planeta, levando ao firme compromisso de alcançar a sustentabilidade e a celebração do mundo, das pessoas e da vida.