
Informação
Escolas D. Luís de Ataíde, Peniche
Jardim de Infância
1º Ciclo
2º Ciclo
3º Ciclo
Pública
Localização
Morada:
Rua Arquitecto Paulino Montez
2520-295 Peniche                    
Telefone:
262 790 210                        
Histórico de participação e Galardão Eco-Escolas
- 1996-1997
 - 1997-1998
 - 1998-1999
 - 1999-2000
 - 2000-2001
 - 2001-2002
 - 2002-2003
 - 2003-2004
 - 2004-2005
 - 2005-2006
2005-2006
galardoada
 - 2006-2007
2006-2007
galardoada
 - 2007-2008
2007-2008
galardoada
 - 2008-2009
2008-2009
galardoada
 - 2009-2010
2009-2010
galardoada
 - 2010-2011
2010-2011
galardoada
 - 2011-2012
 - 2012-2013
 - 2013-2014
 - 2014-2015
 - 2015-2016
 - 2016-2017
 - 2017-2018
 - 2018-2019
 - 2019-2020
 - 2020-2021
 - 2021-2022
 - 2022-2023
 - 2023-2024
 - 2024-2025
 - 2025-2026
 
Sobre o Programa e atividades Eco-Escolas
Atividades:
ÁGUA – 
Instalar redutores de fluxo nas torneiras da escola.          
Criar campanhas com cartazes e vídeos feitos pelos alunos.
Monitorizar o consumo de água mensal e propor metas de redução.
Aproveitar as águas das chuvas para rega da horta, lavar/limpar espaços comuns (chão, WC, etc.)
Criar uma mascote “Gota, o herói da água”.
Comemoração “Dia Mundial da Água” – 22 de março.
Organizar uma limpeza de praia.
Criar exposições com arte 
“Do lixo ao luxo”
RESÍDUOS
Implantar coleta seletiva com sinalização clara.
Pintar baldes de azul e de amarelo e colocar em cada sala de aula para reciclagem de papel e plástico.
Criar um compostor para restos de alimentos da cantina.
Realizar oficinas de reutilização de materiais (ex. pasta de papel, brinquedos, etc.), fazer uma exposição.
HORTA – (Projeto escolar)
Planeamento participativo da horta, com alunos, professores, auxiliares, etc.
Criação de sinalética acessível com pictogramas e linguagem simples para identificar plantas e tarefas.
Calendário de cultivo e colheita, com atividades adaptadas a diferentes níveis de autonomia e aprendizagem.
Oficinas práticas: compostagem, germinação, culinária saudável com produtos da horta.
Diário da Horta (digital ou físico), com registos feitos por alunos — desenhos, fotos, frases, medições.
Criação ebook
Parcerias locais: troca de sementes, visitas de agricultores.
Integração curricular: matemática com medições, ciências com ciclos de vida, português com relatos e receitas.
Momentos de celebração: “Dia da Colheita”.
ENERGIA
Mapear os equipamentos da escola e propor horários de uso consciente.
Criação de uma “patrulha da energia” com alunos que fiscalizam luzes acesas sem necessidade.
Criação de sinalética (autocolantes) para colar em sítios estratégicos para sensibilizar à poupança de luz.
Construção de um pilhão com material reciclado.
Instalação de um Pilhão em local visível e acessível da escola, com sinalética apelativa e inclusiva.
Desafio semestral por turma: quem recolhe mais pilhas usadas? Com quadro de registo e prémios simbólicos.
Envolvimento das famílias e comunidade local, através de flyers, redes sociais e convite à participação.                
                    

                                    
                                    
                                    
                                    
                                    
                                    
                                    
                                    
                                    
                                    
                                    
                                    
                                    
                                    
                                    
                                    
                                    
                                    
                                    
                                    
                                    
                                    
                                    
                                    
                                    
                                    
                                    
                                    
                                    
                                    
                                    
                                    
                                    
                                    
                                    
                                    
                                    
                                    
                                    
                                    
                                    
                                    
                                    
                                    
                                    
                                    
                                    
                                    
                                    
                                    
                                    
                                    
                                    
                                    
                                    
                                    
                                    
                                    
                                    
                                    
                                    
                                    
                                    
                                    
                                    
                                    
                                    
                                    
                                    
                                    