Sobre o Programa e atividades Eco-Escolas
Para o programa Eco-Escolas desenvolvemos um projeto intitulado de: “Educar para a Sustentabilidade, um caminho para a Cidadania, Inclusão e Responsabilidade”.
A escola, inserida no projeto Eco Escolas, tem desenvolvido várias atividades na área da sustentabilidade e inclusão, criando espaços de lazer bem equipados, pintura de jogos tradicionais no chão, criações artísticas que envolvem as famílias, como por exemplo: associar a Literacia Infantil à construção de personagens e de cenários com materiais reutilizáveis e recicláveis; criação de um concurso de casas de pássaros, com o mesmo tipo de materiais, resistentes ao exterior, demonstrando criatividade, originalidade e funcionalidade, com o apoio a Câmara Municipal de Ílhavo, neste caso, a oferta de prémios. As atividades na área da sustentabilidade e inclusão são participativas e abrangentes desde o pré -escolar ao 1º ciclo. A escola promoveu uma iniciativa, convidando as famílias a virem à escola, para fazerem uma apresentação sobre as suas profissões, que envolveram várias áreas profissionais e as crianças também pintaram painéis no exterior sobre o direito a uma profissão, inserido no projeto do agrupamento, tal como uma instalação com materiais reutilizáveis sobre os Direitos Humanos. As brincadeiras têm sempre em conta a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais, bem como na área de educação física. Promovemos a inclusão no ”Yoga a brincar” ou “Yoga com Histórias – um caminho para a inclusão”, quando há atividades de toda a comunidade educativa do agrupamento. As crianças estão sensibilizadas para ajudar as outras que precisam, e fazem-no com autonomia. Aproveitam-se restos de materiais que as próprias salas produzem, que colocando nos ecopontos, servem para a criação artística. A escola faz visitas de estudo relacionadas com a sustentabilidade, visitando os centro de Educação Ambiental. Há um envolvimento muito grande e organizado de toda a comunidade escolar para que este projeto seja bem conseguido. As turmas fazem equipas rotativas para brincar com as crianças com limitações físicas, dependentes de cadeiras de rodas e esses valores humanos estão presentes nas crianças porque sentem a responsabilidade de ajudar e respeitar os seus pares com maiores limitações. Toda a escola está equipada, com rampas de acesso e estacionamento sinalizado. As visitas de estudo são sempre pensadas de forma a incluir estas crianças. Defendemos estratégias e utilizamos recursos que promovem a inclusão de todas as crianças com as suas características diferentes umas das outras. Não deixamos ninguém para trás. Todos são inclusivos.