Sobre o Programa e atividades Eco-Escolas
Desde o momento que decidimos entrar no Projeto Eco-Escolas acabámos por nos deixar levar e contagiar toda a instituição com esta missão: proteger o ambiente e conhecer o que dele faz parte.
Começámos por envolver todo o colégio e criámos o comboio da reciclagem. No refeitório surgiu a reciclagem das embalagens dos iogurtes. De seguida surgem várias atividades: a turma do primeiro ano em conjunto com três salas do pré-escolar calçaram as luvas, arregaçaram as mangas e puseram mãos à obra. Os meninos foram limpar a floresta que envolve o colégio. No final colocaram o lixo recolhido nos ecopontos correspondentes. Também no 1º ano construíram robôs com vários materiais reciclados. Ligando o projeto com as áreas curriculares, escrevemos palavras com folhas; elaborámos brinquedos com material reciclado no 2º ano. Com jornais e papéis usados criámos pasta de papel. Pusemos as mãos na massa e construímos esculturas de animais; plantámos pinheiros. No 3º ano elaborámos folhetos de sensibilização para os alunos; criámos uma oficina de trabalhos reciclados, onde usámos as matérias das várias áreas para fazer trabalhos manuais. No 4º ano todos os meses fizemos a contagem da eletricidade. Fomos percebendo se, de mês para mês, havia ou não poupança através da comparação dos valores. Surge então a campanha de sensibilização para a poupança de energia. Também plantámos arbustos “Eugénias”, com a ajuda de alguns encarregados de educação, fomos conhecer a espécie de arbustos que faz parte do nosso colégio e depois plantámos mais alguns novos. No fim regámos com amor. Construímos maquetes com materiais reciclados, teares…. Pintámos pedras e germinámos feijões verdes. Com a ajuda dos pais, dois alunos recolheram seixos na praia e na sala pintámo-los. Fomos à horta decorar um pneu e plantar os feijões verdes que já havíamos germinado em sala. Surgiu uma experiência sobre o lixo, foram enterrados vários tipos de lixo orgânico, plástico, papel… e foram registados os resultados de 5 em 5 dias. Nesta experiência procurou-se sensibilizar os alunos para a importância da separação do lixo e diferentes tempos de decomposição. Percebemos que as cascas de fruta desapareceram e o restante lixo não.
A Representante do Projeto Eco-Escolas da Câmara de Sesimbra trouxe-nos ecopontos. Os delegados ambientais distribuíram-nos por todas as salas do colégio e todas as sextas-feiras os meninos vão com as adultas à reciclagem despejar os sacos. Recebemos o grupo da “Rota pela Floresta” e foi-nos entregue uma semente de sobreiro. Esta foi plantada num vaso feito pelos meninos e já germinou. Para o ano será plantado na nossa horta. Um dos encarregados de educação trouxe vários sobreiros para depois as crianças poderem replantá-los na floresta.
A cabana com paus foi outra aventura… Na sala do terceiro ano as crianças foram à floresta buscar paus para construir uma tenda de índios, uniram os paus com lã e esta passará a constar do jardim do colégio e será uma área de leitura.
Fizemos o Poster do Eco-Código, este é fruto do trabalho articulado entre alunos, professores, auxiliares e encarregados de educação. Surge após o primeiro conselho Eco-Escolas onde foi lançado o desafio de criar os princípios que fazem parte integrante deste projeto. Assim, cada turma com a ajuda do delegado ambiental, definiu princípios de acordo com os temas água, energia, resíduos e floresta. Estes princípios foram divulgados a toda a comunidade escolar através da plataforma informática do colégio, Weduc, e é a partir deles que são desenvolvidas as várias atividades. O poster Eco-Código foi feito com o trabalho dos alunos e com a ajuda de alguns encarregados de educação. Juntaram-se garrafas de plástico para formar os cubos, estes foram forrados com cartão, posteriormente pintados e colados uns aos outros para formar a macaca. Foi tirada uma fotografia ao trabalho final, que surge como imagem lateral do poster. Foi nosso propósito chamar a atenção para a importância da reeducação ambiental e sensibilizar toda a comunidade escolar para os princípios que estão descritos no poster. A montagem e impressão do poster foi efetuada com a ajuda de um encarregado de educação.
Assim foi a nossa viagem pela Eco-Escolas este ano letivo, queremos mais, muito mais… Todos aprendemos algo novo e começaremos certamente a olhar para a natureza e para os recursos que esta nos dá com outro olhar.