Sobre o Programa e atividades Eco-Escolas
O Programa Eco-Escolas é destinado preferencialmente às escolas do ensino básico, embora possa ser implementado em qualquer grau de ensino, o Programa Eco-Escolas pretende:
– encorajar ações, reconhecer e premiar o trabalho desenvolvido pela escola na melhoria do seu desempenho ambiental, gestão do espaço escolar e sensibilização da comunidade;
– estimular o hábito de participação envolvendo activamente as crianças e os jovens na tomada de decisões e implemetação das acções;
– motivar para a necessidade de mudança de atitudes e adoção de comportamentos sustentáveis no quotidiano, ao nível pessoal, familiar e comunitário;
– fornecer formação, enquadramento e apoio a muitas das actividades que as escolas desenvolvem;
– divulgar boas práticas e fortalecer o trabalho em rede a nível nacional e internacional;
– contribuir para a criação de parcerias e sinergias locais na perspetiva de implementação da Agenda 21 Local.
Segue uma metodologia inspirada na Agenda 21 que de forma simplificada se enuncia em 7 passos:
Conselho eco-escolas; auditoria ambiental; plano de acção; monitorização/avaliação; trabalho curricular; divulgação à comunidade; eco-código.
Em termos temáticos deverão ser tratados por todas as Eco-Escolas os temas base: água, resíduos, energia e anualmente um tema, à escolha entre 3 outros decididos todos os anos. Complementarmente podem ser tratados ainda outros temas como biodiversidade, agricultura biológica, espaços exteriores, ruído, transportes e outro(s) que a escola poderá escolher.
Uma escola que pretenda ser reconhecida com a Bandeira Verde Eco-Escolas deverá apresentar a sua candidatura, numa plataforma própria, na qual demonstrará que seguiu a metodologia proposta, concretizou o seu plano de acção e realizou atividades no âmbito dos temas-base (água, resíduos e energia) e tema do ano.