Sobre o Programa e atividades Eco-Escolas
Desenvolvimento do Projeto Regresso à “Horta na Escola , Legumes no Prato”.
No presente ano letivo, 2025/26, vamos manter e dinamizar dinamizar o espaço que anteriormente foi trabalhado até 2023/24, em forma de canteiros/talhões, pertencentes a cada Grupo/Turma deste Estabelecimento. Havendo 13 talhões, as Educadoras e Professores Titulares de Turma, podem agrupar-se por, no caso do Jardim de Infância, ou por anos de Escolaridade, no caso do 1º CEB. A dinâmica de trabalho passa essencialmente por proporcionar aos alunos o contacto com a Natureza através da realização de várias atividades agrícolas. O regresso ao projeto como “Horta na Escola – Legumes no Prato” surge, porque este projeto reúne várias dimensões educativas e sociais que fazem sentido de forma contínua e renovada. Focamo-nos na:
1. Educação para a sustentabilidade
• Reforçar práticas de consumo responsável e de contacto com a natureza.
• Promover a compreensão dos ciclos da terra, da água e da alimentação.
2. Aprendizagem prática e interdisciplinar
• Permitir ligar conteúdos de Ciências, Matemática, Português, Estudo do Meio, Inglês, Artes, etc.
• Favorecer metodologias ativas e aprendizagem baseada em projetos/atividades planeadas articuladamente com as Educadoras de Infância e os Professores Titulares de Turma.
3. Promoção da saúde e alimentação equilibrada
• Incentivar o consumo de legumes frescos e variados, assim como as frutas de cada época.
• Ajudar os alunos a perceber como cozinhar a comida e a importância de escolhas de alimentos saudáveis.
4. Desenvolvimento de competências sociais e pessoais
• Estimular o trabalho de equipa, a responsabilidade e a autonomia.
• Valorizar a cooperação entre alunos, professores, famílias e comunidade local.
5. Continuidade e atualização de práticas pedagógicas
• O projeto pode ser adaptado a novas gerações de alunos.
• Permitir a introdução de inovações (hortas verticais, compostagem, irrigação sustentável, etc.).
Perante as atividades que estão programadas, ao longo deste ano letivo, vamos procurar estimular a natural curiosidade infantil pelos fenómenos naturais, assim como fomentar o espírito crítico das crianças, para que demonstrem atitudes de respeito pela vida e pela Natureza, assim como motivá-las para a participação em diferentes formas de promoção do ambiente. Estamos empenhados em incutir um estilo de vida sustentável em harmonia com o aspeto social, económico e cultural. Queremos promover ações individuais e coletivas em favor de um mundo onde a humanidade possa viver em equilíbrio com os recursos disponíveis do planeta.
Com a participação e envolvimento dos alunos da nossa Escola, tornamos os espaços escolares mais sustentáveis privilegiando a formação de crianças e jovens que saibam semear e plantar produtos hortícolas, consciencializando-se para importância da economia circular, promovendo ao mesmo tempo o asseio e limpeza do recinto escolar. Esta abordagem prática, permitirá que as crianças aprendam pela interação com o meio (através da manipulação, da observação, da descoberta), proporcionando uma aprendizagem mais significativa tendo a oportunidade de contactar diretamente com a terra, com as sementes e com as plantas, fazendo observações, registos e pesquisas, que facilitam a aquisição de novos conhecimentos acerca da origem, do crescimento, da constituição e da importância das plantas para todos os seres vivos.
Constata-se que uma importante parte das crianças que frequentam as escolas de Braga vivem maioritariamente em apartamentos e estão mais distanciadas do contacto com a Natureza, desconhecendo muitas vezes as fontes de origem e os modos de produção dos alimentos que consomem. A Horta é uma solução de base natural em meio urbano que proporciona às crianças a possibilidade de experimentar e produzir os seus próprios vegetais, através de práticas biológicas, potenciando a aquisição de hábitos alimentares mais saudáveis (que podem ter impacto nas famílias e contextos de convivência). A manutenção da Horta perspectivada como um ecossistema com a sua função na Natureza, a sua biodiversidade, com as suas inter-relações e dependências.