Sobre o Programa e atividades Eco-Escolas
O Jardim de Infância de Santo António, Escapães, demonstra um sólido e contínuo compromisso com o Programa Eco-Escolas desde a sua adesão no ano letivo 2021-2022.
Este empenho é consistentemente reconhecido pelo galardão da Bandeira Verde Eco-Escolas, que foi atribuído ininterruptamente em 2022, 2023, 2024 e 2025.
Pontos-Chave do Compromisso
Reconhecimento e Divulgação: Para além dos galardões, o JI Sto António tem tido o seu trabalho reconhecido e divulgado em plataformas como a RELEVO e noutros meios da comunidade local e educativa. Chegou mesmo a ser atribuído o Selo de Escola Amiga da Criança, atestando o seu foco na criação de um ambiente educativo positivo e sustentável.
Parceria com a Comunidade e Impacto Internacional: Um elemento diferenciador é a articulação com o projeto “Casa d’Árvore” – um espaço de acolhimento temporário de peregrinos de Santiago de Compostela. Esta parceria permite partilhar os projetos ambientais da escola e receber testemunhos internacionais sobre cultura, tradição, educação e preservação ambiental, enriquecendo o currículo e o impacto local. O ano de 2024-2025 centrou-se particularmente nesta divulgação na comunidade.
Prioridades para 2025-2026: Projeto “Casa d’Árvore – Espaço Empreendedor”
Para o ano letivo de 2025-2026, o JI Sto António pretende aprofundar a sua metodologia, centrada na inclusão e diversidade, refletindo a heterogeneidade do seu grupo (24 crianças, dos 3 aos 5 anos, incluindo duas com Perturbação do Espectro do Autismo, e com a presença de bilinguismo).
O novo projeto, “Casa d’Árvore – Espaço Empreendedor”, terá como foco:
Ligação à Natureza: Incentivar o conhecimento da natureza para a sua melhor proteção.
Aprendizagem Ativa e Exterior: Promover o trabalho de campo e a aprendizagem ativa no exterior do jardim de infância.
Inclusão e Atividades Práticas: Envolver todas as crianças (dos 3 aos 5 anos) em atividades práticas e inclusivas.
Sustentabilidade: Sensibilizar para a importância da reciclagem, da redução de resíduos e da conservação da água e energia.
Este projeto demonstra a intenção de continuar a aplicar a metodologia dos 7 Passos do Eco-Escolas de forma criativa e adaptada, utilizando o ambiente como motor para a cidadania, a inclusão e a aprendizagem empreendedora desde a primeira infância.