Breve descrição
“…A educação é essencial para o desenvolvimento, pelo seu valor intrínseco, na medida em que contribui para o despertar cultural, a conscientização, a compreensão dos direitos humanos aumentando a adaptabilidade e o sentido de autonomia, bem como a auto confiança e a auto estima…” (SACHS, 2004. p. 39).
Portanto, seguramente acções desencadeadas no espaço escolar devem ser estimuladoras de sustentabilidade local e regional, quando interferem directamente nos aspectos sociais e culturais.
“…Semear ideias ecológicas e plantar sustentabilidade é ter a garantia de colhermos um futuro fértil e consciente…”
Sivaldo Filho
Ainda sobre a educação para a busca da sustentabilidade, educação formal e na aprendizagem ao longo da vida, os conhecimentos, valores e habilidades são necessários para um modo de vida sustentável a oferecer a todos, especialmente a crianças e jovens.
a. As oportunidades educativas devem permitir-lhes contribuir activamente para o desenvolvimento sustentável.
b. Promover a contribuição das artes e humanidades, assim como das ciências, na educação para sustentabilidade.
c. Intensificar o papel dos meios de comunicação de massa no sentido de aumentar a sensibilização para os desafios ecológicos e sociais.
d. Reconhecer a importância da educação moral e espiritual para uma subsistência sustentável.
Longe de ser um discurso ideológico, a educação deve cumprir o papel de mediadora no processo de construção da cidadania responsável, na consciência colectiva da finitude dos recursos e na urgência de se conhecer os potenciais naturais de cada comunidade.
Quando existe empenho, o que nos é apresentado é a força de acções em pequenas comunidades escolares.
“…A base de toda a sustentabilidade é o desenvolvimento humano que deve contemplar um melhor relacionamento do homem com os semelhantes e a Natureza…”
Nagib Anderáos Neto