
Coordenadores
- Cristina Paula Barbosa Sousa
Ano Letivo
Temas




ODS





Descrição
A construção da espiral de plantas aromáticas e medicinais no espaço escolar revelou-se uma experiência profundamente enriquecedora, quer para alunos quer para os professores envolvidos, marcada por um sentimento coletivo de satisfação e orgulho. Esta atividade, desenvolvida com base nos princípios da permacultura, foi muito mais do que um simples exercício de jardinagem: constituiu-se como um verdadeiro espaço de aprendizagem ativa, cidadania participativa e valorização da biodiversidade.
Ao trabalhar em conjunto na idealização e construção da espiral, os alunos envolveram-se num processo onde o saber fazer se cruzou com o saber ser. Compreenderam, na prática, como o design da permacultura favorece o aproveitamento eficiente dos recursos naturais — como o solo, a água e a luz — promovendo uma sustentabilidade real e concreta.
A espiral tornou-se também um símbolo vivo de biodiversidade, reunindo espécies com diferentes aromas, texturas e propriedades medicinais, que despertaram a curiosidade e o interesse dos alunos.
Este projeto reforçou, ainda, o sentido de cidadania ecológica, ao incentivar comportamentos responsáveis e atitudes colaborativas. Cuidar da espiral é, hoje, uma tarefa partilhada que reforça o espírito de pertença à escola e o compromisso com um futuro mais equilibrado e sustentável.
A satisfação dos alunos ao verem o seu trabalho crescer e florescer vai muito além do resultado estético: é o reflexo do que se aprende quando se age, se sente e se constrói com propósito.