André Fonseca
André Fonseca é licenciado em Engenharia do Ambiente pelo Instituto Politécnico de Leiria e Mestre em Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Exerce as funções de Técnico Superior no Serviço de Apoio aos Laboratórios do Departamento de Engenharia do Ambiente. No âmbito das suas funções, dinamiza frequentemente ações de sensibilização e educação ambiental em colaboração com Escolas, Câmaras Municipais e outras Instituições na área do ambiente e conservação dos recursos naturais.
Arlindo Areias
Arlindo Pilar Amaro Areias; natural de Marinhas – Esposende. Licenciado em Filosofia pela UCP de Braga. Curso de Qualificação em Ciências da Educação pela UA. Professor do Quadro de Agrupamento do grupo 200 da EB de Moure e Ribeira do Neiva. Desempenhou as funções de coordenador dos diretores de turma, diretor de turma, coordenador de departamento, coordenador de Área-Escola e Área de Projeto. Atualmente, além de leccionar a disciplina de História e Geografia de Portugal, é assessor do diretor, membro do Conselho Pedagógico, coordenador do PTE, dos Cursos Vocacionais e EFA. Coordena o Programa Eco-Escolas pelo 4.º ano.
Catarina Cruz
Catarina Cruz, 50 anos, casada e com 2 filhos. Licenciada em Marketing e Comunicação pela Universidade de Lisboa (ISCSP Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas), com uma pós graduação em Marketing pela Universidade Católica de Lisboa. Experiência como jornalista, assessora de Imprensa, gestora de Comunicação e consultora na área da Comunicação. Atualmente trabalha em exclusivo com a Tetra Pak Ibéria como consultora de comunicação no desenvolvimento de projetos de comunicação e ambiente.
Daniela Seabra
Daniela Seabra, Licenciatura em Ciências da Nutrição e Alimentação pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto; Curso de pós graduação em Doenças do Comportamento Alimentar pela Universidade do Porto; Pós-graduação em Nutrição Clínica pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto; Curso Superior de Dietética e Nutrição pelo Instituto Biomédico Hygea de Vigo; Curso geral de Medicina Biológica e Homotoxicologia; Certificação da Aptidão Pedagógica de Formador (CAP); em 2008 – Curso “Food for the Brain”, pelo Institute of Optimal Nutrition, Londres; em 2009 – Formação abordagem Biomédica (método Defeat Autism Now!) dirigida a nutricionistas – Atlanta, EUA; em 2010 – Curso de Coaching nivel I pela International School of Professional Coaching e Formação sobre Nutrição Funcional (Instituto de Medicina Funcional, EUA); em 2011 – Curso de Nutrigenómica (módulos de Nutrição Molecular e Genómica, Polimorfismos, Proteómica) através da NUGO Organização Europeia de Nutrigenómica), formação sobre Medicina Funcional – “Applying functional medicine in clinical practice” pelo Instituto de Medicina Funcional (USA) e formação sobre abordagem nutricional e biomedica no autismo – Londres; em 2014 – Formação sobre Medicina Funcional: “Functional Medicine: A systems approach to reversing the epidemic of chronic disease” e ainda uma Formação sobre Medicina Funcional: “ Cardiometabolic Advanced Practice Module”.
Experiência Profissional: Nutricionista Clínica no Hospital de São Sebastião, E.P.E. , em Santa Maria da Feira de 2002 até 1012; Orientadora de 4 estágios académicos de alunos da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto; Consultora técnica de produto e formadora técnica sobre suplementos nutricionais da empresa de suplementos nutricionais Pharma Nord de 2004 até 2009; Nutricionista Clínica da Equipa de Medicina Funcional Integrativa Dra. Cristina Sales no Porto desde 2005; Nutricionista Clínica na Estimulopraxis – Centro de Desenvolvimento Infantil em Lisboa desde 2014; Nutricionista Clínica na Raríssimas – Associação Nacional de Deficiências Mentais e Raras na Maia desde 2015; Palestrante em diferentes congressos nacionais e alguns internacionais.
Fátima Marques
Fátima Marques, Gestora de Projeto no Departamento de Marketing da empresa H Sarah Trading Lda. Responsável pelo Projeto “InVista nO Ambiente” – Reciclagem e Reutilização na Região da Grande Lisboa, Margem Sul e Ribatejo. Licenciada em Comunicação Empresarial, Relações Públicas e Publicidade pelo Instituto Politécnico de Portalegre com Formação Insead Social Entrepreneurship Programme pelo IES (Social Bussines School, Cascais) e Negociação pelo IES.
Contacto 924472605
E-mail: projecto@sarah-trading.com
Filipa Moita
Filipa Moita; Licenciada em Relações Públicas e Publicidade (INP – Instituto Superior de Novas Profissões); Mestrado em Gestão, especialização em Marketing (Universidade Lusíada de Lisboa); Consultora TeamView, formação em Qualidade de Serviço e Atendimento; Account na agência de comunicação Latitudes, segmento de Promoção & Eventos; Responsável de Comunicação e Sensibilização da ERP Portugal (desde Janeiro de 2007).
Goreti Botelho
Goreti Botelho é professora adjunta no Departamento de Ciência e Tecnologia Alimentar na Escola Superior Agrária de Coimbra, Instituto Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC). Leciona e é responsável em Unidades Curriculares nas áreas da Ciência e Tecnologia Alimentar e da Nutrição. Pertence ao Centro de I&D CERNAS – Centro de Estudos de Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade, sedeado na ESAC, enquanto investigadora integrada. Possui doutoramento na Área Científica das Ciências Agrárias – Ciência Alimentar e licenciatura em Enologia pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; licenciatura em Ciências da Nutrição e Pós-graduação em Nutrição e Dietética Aplicada ao Desporto, pelo Instituto Piaget. Atualmente é nutricionista estagiária da Ordem dos Nutricionistas. Tem colaborado, enquanto autora/coautora na publicação de livros, de editor nacional e internacional, artigos em revistas científicas e técnicas e participado em encontros e ações de divulgação científica ou técnica nacionais e internacionais.
Hélder Simões
Hélder Simões, Bacharel em Higiene e Saúde Ambiental e licenciado em Saúde Ambiental, pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra, Mestre em Sociopsicologia da Saúde, pelo ISMT. Técnico Superior de Segurança e Higiene no Trabalho. Especialista em Saúde Ambiental. Coordenou o Curso Técnico de Higiene e Segurança no Trabalho e Ambiente na ETP Sicó Avelar, de 1996 a 1999. Foi professor de Curso Técnico de Higiene e Segurança no Trabalho e Ambiente nas Escolas Profissionais de Avelar, Montemor-o-Velho, Marinha Grande e Caldas da Rainha, entre os anos de 1996 a 2009. É formador de cursos nas áreas da Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho. É consultor de várias empresas prestadoras de serviços, nas áreas da Saúde Ambiental e Ocupacional. É autor/co-autor de manuais técnicos de Segurança e Higiene no Trabalho, da linha editorial da ACT – Autoridade para as Condições de Trabalho. É sócio e fundador da Sociedade Portuguesa de Segurança e Higiene Ocupacionais, é Presidente da ANSA – Associação Nacional de Saúde Ambiental. Leciona, desde 1997, na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra, onde atualmente é Professor-Adjunto e pertence ao Departamento de Saúde Ambiental, tendo sido seu Diretor no biénio 2010/2011. Na ESTESC é, atualmente, Coordenador do Programa Eco-Escolas, Presidente da Comissão de Creditação, membro do Conselho Técnico-Científico, onde exerce as funções de vice-presidente.
Joana Freitas
Joana Gaspar de Freitas, doutorada em História Contemporânea, é investigadora do IELT – Instituto de Estudos de Literatura Tradicional, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e do Centro de História da Universidade de Lisboa. É representante do IELT no Grupo de Acompanhamento para a Salvaguarda e Promoção da Dieta Mediterrânica, criado em 2014. Trabalha na área da História Ambiental. Interessa-se pelas relações homem/meio, pela transformação da paisagem, pelas marcas físicas da presença humana no espaço e pelo património cultural/imaterial que resulta da interacção das sociedades com o território.
Liliana Vasconcelos
Liliana Vasconcelos, Licenciada em Engenharia do Ambiente e dos Recursos Rurais, com mestrado em “Gestão Ambiental e Ordenamento do Território” pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Luís Macedo
Luís Filipe Vilaça Macedo é gestor de projetos na empresa Formato Verde. Licenciou-se em Biologia e Geologia em 2002 pela Universidade do Minho, é Mestre em Ciências do Ambiente desde 2008 pela mesma instituição e concluiu em 2011 uma pós-graduação em Gestão Ambiental pela Escola de Engenharia da Universidade do Minho.
Coordena e participa em projetos de modernização dos modelos técnicos de gestão de resíduos sólidos urbanos de diversas Entidades Gestoras no quadro do Programa Operacional de Sustentabilidade e Uso Eficiente de Recursos (POSEUR) dos Fundos Europeus Estruturais de Investimento (FEEI) para o período 2014-2020 do Acordo de parceria Portugal 2020; em estratégias de sensibilização e educação no domínio do Ambiente e da sustentabilidade ambiental; e investigações no domínio da aplicação da Economia Comportamental à conceção de modelos de incentivo à participação em projetos de valorização de resíduos sólidos urbanos e de ações em prol da sustentabilidade ambiental.
Como consultor técnico-científico foi responsável por inúmeros estudos técnicos, quer no domínio da Hidrogeologia, no qual coordenou os estudos de delimitação dos perímetros de proteção para mais de uma centena de captações de água subterrânea e superficial usadas no abastecimento público de consumo humano em todo o país; quer no domínio da gestão de resíduos sólidos urbanos, no qual regista a coautoria dos Planos de Ação municipais do Plano Estratégico de Resíduos Sólidos Urbanos 2020 dos Municípios que integram a Comunidade Intermunicipal do Alto-Minho.
Mário Mendes
Mário Mendes é professor de informática, mestre em administração escolar e implementa sistemas de recolha de dados e de monitorização de informação estatística de apoio à gestão escolar. É formador de professores, certificado pelo conselho científico pedagógico da formação contínua, no centro de formação do Movimento da Escola Moderna. Como permacultor, colabora na dinamização de projetos de transição em Sintra (Quinta os Sete Nomes e Ecoaldeia de Janas), participa no projeto World World Wide Opportunities on Organic Farms (WWOOF) tendo estado em 2014 na quinta Ramsjö gård na Suécia (onde aprofundou como criar parcerias locais e solidárias entre produtores e consumidores num sistema de agricultura de proximidade – community supported agriculture) e em 2015 na quinta Prästabonnens Gård também na Suécia (estudou a implementação de sistemas de aquaponia). Desde Setembro de 2014 que dinamiza o projeto Green Pirates & Princesses para a realização de atividades que, promovam a sustentabilidade e o desenvolvimento pessoal e comunitário no Agrupamento de Escolas D. Carlos I.
Margarida Gomes
Maria Margarida de Carvalho Gomes: Licenciatura em Geografia , pela Faculdade de Letras da Universidade; Clássica de Lisboa em 1983. Diploma de Estudos Avançados em Território, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável- Faculdade de Ciência e Tecnologia. Universidade Nova de Lisboa. 2008. Certificada como formadora , pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua e pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional. Profissionalizada em exercício no Ensino Oficial. Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação. Ministério da Educação em 1989. Exerceu funções docentes no ensino secundário entre 1982 e 2000, tendo dinamizado na escola diversos projetos e núcleos de ambiente. Durante esse período foi também autora de Programas e de Livros Didáticos para o ensino secundário. Exerceu funções na Agência Portuguesa de Ambiente- Departamento de Promoção e Cidadania Ambiental em 2011. Desde 2000 que coordena programas de educação ambiental para a sustentabilidade na Associação Bandeira Azul da Europa, dirigidos a diversos públicos alvo : Eco-Escolas; Jovens Repórteres para o Ambiente; ECOXXI (projeto de que é autora). Premiada com o projeto “ECO-freguesias XXI” no Concurso Ideias Verdes 2009 do Jornal Expresso. Premiada no Terres de Femmes 2013.
Michael John O'Mahony
Michael John O’ Mahony is the Director of the Environmental Education Unit (EEU) of An Taisce.
He has worked with the EEU since 2000 initially as Research Manager but also as Development Manager, Assistant Director and Chief Operations Officer.
He has a 1st class honours degree and a PhD in Geology from University College Cork.
Nélson Oliveira
Nélson Oliveira; Licenciado em Química Analítica e doutor em Engenharia Química pela Universidade de Aveiro. É professor adjunto do Dept. de Eng. do Ambiente da ESTG/IPLeiria, onde exerce os cargos de Coordenador de Mestrado em Eng. da Energia e do Ambiente e foi responsável pelo Laboratório de Análise Instrumental. É investigador no LSRE – Laboratory of Separation and Reaction Engineering, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Pólo de Leiria). No âmbito da atividade científica tem desenvolvido investigação na área de biocombustíveis, propriedades químico-físicas de membranas poliméricas e química analítica. Tem colaborado em diversos projetos de I&D e é autor de várias publicações científicas em revistas com revisão por pares, comunicações em conferências internacionais e orientador de várias teses de mestrado.
Carla Ferreira
Carla Patrícia Barbosa Ferreira, licenciada em Psicologia pela Universidade do Minho desde 1999, exerce na atualidade do cargo de Adjunta de Vereação da Câmara Municipal de Guimarães para os pelouros de Educação, Recursos Humanos, Biblioteca e Arquivo. O seu percurso profissional contemplou, até à integração no Executivo Municipal, o desempenho de funções em contexto escolar, área que constitui a sua especialização. Com participação ativa na comunidade escolar, pautou sempre o seu exercício profissional pela lógica da articulação, envolvimento e cooperação com os diferentes projetos educativos das escolas em que esteve colocada, fator que potenciou a aquisição de competências várias no concernente à dinâmica escolar. A experiência atual como membro de apoio do gabinete de Vereação contribuiu igualmente para a obtenção de uma visão mais abrangente do contexto educativo, com a participação e coordenação de projetos diversos em matéria de educação, em áreas como a educação e sensibilização ambiental, orientação vocacional, educação parental, concertação de oferta formativa entre outros.
Patrícia Tiago
Licenciada em Biologia Aplicada aos Recursos Animais Terrestres pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e Mestre em Ordenamento do Território e Planeamento Ambiental pela Faculdade de Ciências e Tecnolgia da Universidade Nova de Lisboa. Colaborou durante 11 anos com o Departamento Educativo do Oceanário de Lisboa, na área de educação ambiental, desenvolvendo ações de formação com professores e alunos, conteúdos para o guia do Oceanário, manuais escolares, material de apoio e aulas sobre temáticas ligadas à biodiversidade, ecologia marinha, conservação e taxonomia. Colaborou durante 7 anos com o Programa educativo da Fundação Calouste Gulbenkian, produzindo e realizando ações pedagógicas de sensibilização ambiental através da arte no Centro de Arte Moderna , Jardim Gulbenkian e Programa Gulbenkian Ciência. É membro fundador e vice-presidente da Direção da Associação Biodiversidade Para Todos – Projecto BioDiversity4All. Encontra-se presentemente a realizar doutoramento na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa em “ciência participativa”.
Raquel Gaspar
Raquel Gaspar, bióloga marinha, há 20 anos que acompanha a população de golfinhos do Sado, sobre a qual fez o seu doutoramento na Universidade de St. Andrews, na Escócia. É formadora de professores. Fez um pós doutoramento em divulgação científica centrado nas histórias como forma de mediação para alentar a curiosidade. É por isso autora de vários livros e histórias pedagógicas, sendo as mais conhecidas: “Os amigos da menina do mar” e “Histórias dos Roazes do Sado”. Criou e participou em projectos multidisciplinares para a descoberta da natureza dirigidos às escolas, numa grande diversidade de contextos. Destacamos o Oceanário, a Agência Nacional Ciência Viva e a Fundação Calouste Gulbenkian, integrando nestes últimos, a expressão artística. A grande paixão da Raquel Gaspar é o mar. Hoje dirige a Ocean Alive, uma organização para educação criativa marinha com a missão de transformar comportamentos para a protecção do Oceano, cujo programa de educação marinha tem o apoio institucional da Unesco. Um dos projectos desta organização é o envolvimento das mulheres pescadoras na educação e protecção marinha, projecto pelo qual a Raquel Gaspar foi galardoada pela Ariane de Rothschild Fellowship 2015. Neste momento a Raquel encontra-se a escrever o seu próximo livro: “À descoberta do mar profundo de Portugal”.
Rui Queirós
Rui Victorino Machado Queirós, nasceu a 20/07/1956. Terminou o Curso de Engenheiro Silvicultor do Instituto Superior de Agronomia em 20/11/1979. Entrou ao serviço da Direcção Geral do Ordenamento e Gestão Florestal, actual Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, em 02/11/1979, no sector de Protecção da Natureza onde se dedicou às temáticas conservacionistas e à botânica florestal e dendrologia, tendo colaborado na elaboração de diversos planos, estudos e projectos e iniciado o apoio técnico à antiga Administração Florestal de Sintra. Em 01/01/1990 passou a desempenhar funções na antiga Divisão de Documentação e Informação trabalhando na área da comunicação, sensibilização e divulgação, em fotografia e audiovisuais, tendo colaborado no Boletim Agrário do Ministério da Agricultura, para o qual coordenou a realização de cerca de 100 programas. Em 07/02/1995 foi transferido para a, então, Zona Florestal da Grande Lisboa, em Sintra, onde desempenhou funções na administração da política florestal nacional e na gestão e conservação do património florestal nesta área geográfica, bem como no apoio técnico ao público, proprietários florestais, estudantes, escolas e outras instituições locais. De 01/10/2000 a 30/09/2003 esteve destacado na Parques de Sintra – Monte da Lua, S.A. Em 01/08/2008 regressou aos serviços centrais, em Lisboa, onde passou a desempenhar funções na área da sensibilização para a defesa da floresta, desenvolvendo trabalho de divulgação e comunicação, nomeadamente junto das escolas do ensino básico e secundário. Representa o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas nas comissões nacionais dos programas Eco-Escolas, Jovens Repórteres para o Ambiente e Eco XXI da ABAE. É membro da Ordem dos Engenheiros e da Sociedade Portuguesa de Ciências Florestais e sócio da Liga para a Protecção da Natureza e da Associação Transumância e Natureza.
Telma Cruz
Telma Cruz
Mestre em Engenharia do Ambiente
Responsável pelo setor de educação ambiental do Parque Biológico de Gaia desde 2002.
António Eloy
António Eloy; Professor do Ensino secundário e cooperativo de 1984 a 1987; Professor Auxiliar, das cadeiras de Ecologia e Geografia Humana (curso de Ciência Política/Sociologia) e de Introdução á Ecoeconomia (curso de Economia), na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, de 1993 a 2001.Consultor, para os programas educativos da EXPO ’98, de 93 a 99. Formador para empresas, Institutos do Estado e Ministérios, desde 1995 até à actualidade.Consultor de empresas de energias renováveis de 2001 até à actualidade, na área da responsabilidade social. Trabalhos ocasionais no sector primário, especialmente na apanha de frutas e legumes de 1979 até hoje. Coleccionador de miniaturas de mochos e de paisagens, praticante de yoga e de cultor de haikus e membro fundador da secção portuguesa da Amnistia Internacional
Carlos Bernardes
Carlos Manuel Antunes Bernardes, tem 47 anos, reside no Turcifal, concelho de Torres Vedras, e gosta de viajar. É, desde 1 de dezembro de 2015, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras. É também Embaixador Quality Coast e membro do Comité Consultivo Político da CIVITAS Initiative. Ao longo do seu percurso, participou, em Portugal e no estrangeiro, em várias conferências, seminários, workshops e cursos relacionados com turismo, ambiente, sustentabilidade e mobilidade, entre outras áreas.
Formação Académica: Doutorando em Turismo, no IGOT/ESHTE, Universidade de Lisboa, no ano letivo de 2012/2015; Pós Graduado em Turismo (CFA), pelo IGOT, Universidade de Lisboa, no ano letivo 2011/2012; Licenciado em Gestão de Empresas Turísticas e Hoteleiras, no Instituto Superior Politécnico do Oeste, em 2011.
Experiência Profissional: Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, desde 1 de dezembro de 2015; Vice-Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, de 2005 a 2015; Vereador da Câmara Municipal de Torres Vedras dos Pelouros de Ambiente e Serviços Urbanos, de 2003 a 2005; Vereador do Pelouro do Turismo da Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço, de 1997 a 2001; Adjunto e Secretário do Gabinete de Apoio Pessoal ao Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, de 1994 a 1997; Secretário da Junta de Freguesia do Turcifal, de 1989 a 1997; Funcionário Público, desde 1988; Guia Transferista na Empresa Intercentro, Grupo Eurolines, responsável pela linha de Málaga, de 1986 a 1993.
Célia Estrela
Célia Estrela é fundadora do projeto de sensibilização alimentar – A Missão do Tuneco– cujo principal objetivo é ajudar crianças e famílias a substituírem da sua alimentação diária alimentos processados por alimentos naturais.
Eunice Pinto
Eunice Rodrigues de Freitas Pinto. Natural do Funchal, Madeira. Licenciada em Ensino da Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Coordenadora Regional dos Programas Eco-Escolas, Jovens Repórteres para o Ambiente, Bandeira Azul, Chave Verde e ECOXXI na Região Autónoma da Madeira, desde 2012. Chefe de Divisão de Programas Ambientais da Direção Regional do Ordenamento do Território e do Ambiente, Madeira, de 2012 até à data. Diretora de Serviços de Educação e Informação Ambiental (DSEIA) da Direcção Regional do Ambiente, Madeira, de Setembro de 2001 a 2012. Exerceu funções docentes no ensino secundário até 2001, tendo desempenhado os cargos de Vice-Presidente do Conselho Diretivo (1991 a 1999); Coordenadora dos Cursos Nocturnos; Orientadora de Estágio de Ciências; Delegada de Grupo Disciplinar; Directora de Turma; Monitora de Clubes. Foi responsável e/ou coordenadora de diversos projectos e iniciativas no domínio da Sensibilização e Educação Ambiental, particularmente no âmbito escolar ou educativo.
Fernanda Botelho
Fernanda Botelho nasceu em Tojeira/Sintra em agosto de 1959
Aos 18 anos viaja para Londres onde estuda antroposofia e plantas medicinais, pedagogia Waldorf e Montessori, ioga, fotografia, etc. Aí viveu 15 anos salpicados por muitas outras viagens; Índia, Indonésia, América do Norte e do Sul, Caraíbas, Itália, França. Marrocos, Grécia, etc. Apaixonada por jardins botânicos, é frequentadora assídua de Kew gardens . Absorve o que vê, fotografando e escrevendo. Publica anualmente desde 2010 agendas de plantas medicinais, três livros infantis “Salada de flores” “Sementes à solta” e “Hortas aromáticas”. “As plantas e a saúde, guia de remédios caseiros” e “ Uma mão cheia de plantas que curam, 55 espécies espontâneas em Portugal”. Organiza passeios botânicos e dá workshops sobre plantas medicinais. Colaboradora regular do Eco-escolas. Escreve em revistas e sites de jardinagem, tem o curso de guia de jardim botânico, tendo orientado visitas às plantas medicinais dos jardins da Fundação Calouste Gulbenkian e do jardim botânico de Lisboa. Colabora com a revista Jardins, com o http://www.portaldojardim.com. Teve uma rubrica semanal na Rádio Clube de Sintra (RCS) sobre estes temas. Tem sido convidada a participar em vários programas de televisão. Tem vários projetos de escrita em mãos, em pés, cabeça e coração. Gosta de comunicar, jardinar, viajar, escrever e fotografar http://malvasilvestre.blogspot.com
Francisco Ferreira
Francisco Cardoso Ferreira é Professor Auxiliar do Departamento de Ciências e Engenharia do ambiente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT/UNL). Licenciou-se em Engenharia do Ambiente na FCT/UNL em 1989, efetuou o Mestrado em Virginia Tech, EUA e concluiu o doutoramento na FCT/UNL em 1998. Tem coordenado e participado em dezenas de projetos de investigação nos domínios da avaliação da qualidade do ar e das alterações climáticas. Foi Presidente da Quercus de 1996 a 2001 e Vice-Presidente entre 2007 e 2011. Entre 2006 e 2015 apresentou dois programas diários na rádio e televisão portuguesa, RTP e Antena 1 sobre aspetos relacionados com o ambiente (“Minuto Verde” e “1 Minuto pela Terra”). Foi membro do Conselho Nacional da Água e do Conselho Nacional de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
Hélder Muteia
Hélder Muteia nasceu a 21 de Setembro de 1960 em Quelimane, província da Zambézia, Moçambique.
Concluiu em 1990 a licenciatura em Medicina Veterinária, na Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, e em 2010 o Mestrado em Economia Agrária na Universidade de Londres, Reino Unido.
Entre 1994 e 1998 foi Membro do Parlamento e Presidente da Comissão de Agricultura, Desenvolvimento Regional, Administração Pública e Poder Local da Assembleia da República de Moçambique. Em 1997 tornou-se Director Nacional do Centro de Formação Agrária. Foi depois nomeado em 1998 Vice-Ministro de Agricultura e Pescas e em 2000 Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural.
A sua carreia na FAO inicou em 2005 como Representante da FAO na Nigéria, em 2010 foi nomeado Representante da FAO no Brasil, e em 2013 foi nomeado Responsável do Escritório da FAO em Portugal e junto da CPLP.
Foi distinguido com vários prémidos e condecorações, incluindo: o Golden Ark Award da Peace Parks Foundation (2001), em reconhecimento pela dedicação à conservação da natureza; e um Diploma de Honra conferido pelo Presidente da República (2004), em reconhecimento pela contribuição para a Paz, Democracia, Economia, Desenvolvimento Social e Cultural de Moçambique.
Publicou vários livros e escreveu diversos artigos e crónicas para a imprensa e outros meios de comunicação social. Muitos dos seus trabalhos literários estão incluídos em antologias moçambicanas e estrangeiras.
Lídia Veludo
Lídia Veludo: Higienista Oral desde 1991, coach e pós graduada em Psicologia Positiva Aplicada, desde sempre comprometida com a capacitação do indivíduo para a gestão da sua própria saúde.
Presidente da MOMS – Miúdos Optimistas, Miúdos Saudáveis, associação que desenvolve o EcoEscovinha em ambiente predominantemente escolar.
Soraia Castro
Soraia Castro, Licenciada em Biologia Aplicada, mestrado em Ecologia pela Universidade do Minho.
Marcelo Alves Pereira
Marcelo Alves Pereira, 48 anos de idade, nascido no Rio de Janeiro, Brasil, casado, pai de dois filhos, licenciado em Biologia pela Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro, com reconhecimento de habilitações pela Universidade do Algarve em janeiro de 1996.
Docente do grupo 520 desde 1990 na Ancorensis- Cooperativa de Ensino em Vila Praia de Âncora.
Exerce funções docentes, coordena o Projeto de Educação para a Saúde, o Curso profissional Técnico Auxiliar de Saúde e o programa Eco-Escolas desde 1996/97 (desde o 1º ano do Programa) sempre na Ancorensis.
Foi formador de professores nas áreas das técnicas de laboratório e educação ambiental e é formador PRESSE (Programa Regional de Educação Sexual em Saúde Escolar).
Marco Lemos
Marco Lemos obteve o seu doutoramento em Biologia em 2009 e é desde então Professor Adjunto no Instituto Politécnico de Leiria. Atualmente é o coordenador do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente do Instituto Politécnico de Leiria, onde foca a sua investigação na área da biotecnologia marinha e também em ecotoxicologia e no estudo de mecanismos de ação toxicológicos utilizando ferramentas ómicas e outros biomarcadores. Está envolvido em vários projetos e orientações de investigadores em pós-doutoramento e estudantes de doutoramento/mestrado com diversos parceiros nacionais e internacionais. É autor de mais de 100 comunicações em congressos internacionais e diversas publicações em revistas internacionais indexadas e capítulos de livro.
Margarida Morais
Margarida Morais nasceu em Lisboa a 10 de maio de 1972. É mãe de gémeos.
Licenciada em Engenharia do Ambiente pela Universidade de Aveiro, possui, igualmente, pós-graduações, respetivamente em Direito do Ordenamento, do Urbanismo e do Ambiente, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em Qualidade da Água e Controlo da Poluição, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e em Gestão Integrada e Valorização de Resíduos, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.
Exerceu funções de técnica superior de ambiente na Câmara Municipal de Leiria de 1998 a 2010; Foi chefe da Divisão de Ambiente e Serviço Urbanos na CML de 2010 a 2012; Atualmente, e desde 2012, é chefe da Divisão de Desenvolvimento Económico e Ambiente.
É formadora na área do ambiente desde 2001, tendo lecionado em vários cursos de formação e pós-graduações.
Maria João Fonseca
Maria João Fonseca nasceu em Lisboa em 1972. Licenciou-se em Gestão e Planeamento em Turismo na Universidade de Aveiro em 1995, onde desenvolveu projectos de recuperação de embarcações tradicionais. Trabalhou em Londres no Departamento de Consultoria e Turismo da Deloitte and Touche. Trabalhou no Parque Natural da Arrábida em 1996/97.
O gosto pela vida ao ar livre, o contacto com a Natureza e o particular interesse pela comunidade de golfinhos residente no Sado, levaram em 1998 à fundação da Vertigem Azul. Nos últimos anos tem-se dedicado ao acompanhamento e à divulgação desta comunidade única de golfinhos residente em Portugal.
Nuno Redinha
Nuno Redinha
Licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
Sócio gerente da SIGESTE – Sistemas de Gestão do Território, sediada no Instituto Pedro Nunes, em Coimbra.
A empresa é especialista no desenvolvimento de plataformas web com componentes de sistemas de gestão geográfica (SIG), bem como soluções de monitorização e dispositivos inteligentes para as smartcities e internet of things (IOT).
Colabora com a ABAE no desenvolvimento das plataformas web “Rota eco-escolas 20 anos” e “Citybox – registo de ocorrências”.
Patrícia Sá
Patrícia Sá é Professora Auxiliar no Departamento de Educação da Universidade de Aveiro e Investigadora no Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF). Detém dois pós-doutoramentos na área das Ciências da Educação (focados nos saberes essenciais e nas competências para o ensino das ciências) e é Doutorada em Didática das Ciências desde 2008, pela Universidade de Aveiro, com tese focada na Educação para o Desenvolvimento Sustentável no 1º Ciclo do Ensino Básico. Tem uma Pós-Graduação em Educação em Ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico e é Licenciada em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra.
É autora de diversos artigos científicos, publicados em revistas nacionais e internacionais, relatórios científicos e recursos didáticos publicados em português (ex. https://www.ludomedia.pt/sere/sabias.php). Participou em vários Congressos Internacionais sobre Educação em Ciências, Formação de Professores e Educação para o Desenvolvimento Sustentável. É coautora de publicações nacionais e internacionais dedicadas à Educação em Ciências e à Educação para o Desenvolvimento Sustentável (ex. http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Basico/Documentos/explorando_sustentabilidade.pdf).
Paulo Oliveira
Paulo Sérgio de Oliveira. Natural de S. Martinho, Sintra. Formação na área da Animação e Prevenção Primária. Coordenador do Programa Eco-Escolas, na APEEB1F – Associação de Pais das Escolas EB1 nº1 Belas e EB1/JI Fonteireira (ATL Belas) desde o ano letivo 2003/2004 até ao presente ano letivo. Participou na apresentação de boas práticas ambientais adotadas, em diversos seminários nacionais Eco-Escolas, através da dinamização de fóruns de professores coordenadores do programa Eco-Escolas e através da dinamização de workshops. Responsável pela dinamização de diversos projetos na área Educação Ambiental do qual se destaca o “Pézudo de Belas”, da sua autoria. É um projeto premiado em diferentes áreas como: “Brigadas Verdes“, “Energy Globe Award“, “Escola da Energia“, “Concurso de Projetos de Excelência do Concelho de Sintra“. O mesmo projeto já representou Portugal numa parceria com a “TIS – transportes, inovação e sistemas” em Roma, Itália. É Coordenador Pedagógica da APEEB1F (ATL Belas) estando ligado a projetos na área do desporto e prevenção primária.
Ricardo Santos
Ricardo Miguel Faustino dos Santos, 38 anos, casado e pai de duas meninas. Licenciado em Engenharia da Energia e do Ambiente pelo ISLA de Leiria, começou a sua atividade profissional no decorrer do ano de 2000 na área do Ambiente no Gabinete Técnico de Requalificação de Maceira até ao final de 2005. Entre 2006 e 2009 exerceu a atividade nas áreas de Ambiente e Higiene e Segurança em obras de construção civil e também em empresas de gestão ambiental. Entre outubro de 2009 e 3 maio de 2011 foi adjunto de vereação nas Operações Urbanísticas, Obras Municipais e Planeamento na Câmara Municipal de Leiria. De junho de 2011 a Outubro de 201 exerceu o cargo de Diretor-Delegado nos SMAS de Leiria. Desde outubro de 2013 que ocupa o cargo de Vereador de Ordenamento, Urbanismo, Planeamento e Ambiente.
Sofia Ferreira
Sofia Ferreira é licenciada em Biologia e mestre em ensino de Biologia e Geologia da Universidade de Coimbra. Desde Julho 2014 é responsável pelo Departamento Educativo e Indústria Criativas da Fundação Mata do Buçaco, F. P., dedicando-se a elaboração, desenvolvimento e monitorização de atividades de educação ambiental com as escolas e o público em geral.
Tiago Carrilho
Tiago Miguel Correia Torcato Carrilho: Licenciado em Biologia Ambiental perfil Marinho pela Faculdade de Ciências em 2011. Guia e Animador do Jardim Zoológico desde 2006. Técnico educativo, responsável pelos programas educativos escolares, no Centro Pedagógico do Jardim Zoológico. Formador na área da Educação Ambiental.