Informação
Jardim de Infância
1º Ciclo
2º Ciclo
3º Ciclo
Secundário
Outro: Creche e Creche Familiar (Amas) | Cidadania Participativa (Idosos)
IPSS
Localização
Morada:
Travessa do Outeiro, nº 1
2610-201 Buraca
Telefone:
+351214971070
Histórico de participação e Galardão Eco-Escolas
- 1996-1997
- 1997-1998
- 1998-1999
- 1999-2000
- 2000-2001
- 2001-2002
- 2002-2003
- 2003-2004
- 2004-2005
- 2005-2006
- 2006-2007
- 2007-2008
- 2008-2009
- 2009-2010
- 2010-2011
- 2011-2012
2011-2012
inscrita
- 2012-2013
2012-2013
inscrita
- 2013-2014
2013-2014
galardoada
- 2014-2015
2014-2015
galardoada
- 2015-2016
2015-2016
galardoada
- 2016-2017
2016-2017
galardoada
- 2017-2018
2017-2018
galardoada
- 2018-2019
2018-2019
galardoada
- 2019-2020
2019-2020
galardoada
- 2020-2021
2020-2021
galardoada
- 2021-2022
2021-2022
inscrita
- 2022-2023
- 2023-2024
Galeria de Imagens
Sobre o Programa e atividades Eco-Escolas
O Programa eco-escolas é uma realidade na Associação Cultural Moinho da Juventude desde 2011, sendo que desde 2013/2014 que está cada vez mais enraizado nos planos pedagógicos e no dia-a-dia da Associação. Tem sido um programa que não exige correrias na sua implementação, e que como tal, tem permitido que passo a passo as Crianças envolvidas e consequentemente a Associação tenham crescido ao nível do seu conhecimento e interesse pelos temas ambientais. Quer no entendimento do que é isso do Ambiente, bem como da sua gestão, começando por níveis mais básicos e gradualmente aumentando a complexidade, até conseguir criar um ciclo mais ou menos fechado entre crianças que iniciam o seu percurso connosco e que terminam o seu percurso na Associação.
Tendo em conta a realidade de trabalharmos de forma mais próxima e constante com crianças de Creche, JI e, por menos tempo, com as dos 1º, 2º e 3º ciclos, o projecto acaba por ser, em muitas partes um ciclo, pois todos os anos saem crianças que terminam o seu percurso connosco e entram novas crianças que necessitam das aprendizagens primárias.
A nossa abordagem passa, quase sempre, por sustentar actividades práticas com uma ligeira componente teórica do porquê da importância de determinado tema, dando-lhes assim as bases para que não só se possam interessar pelas temáticas do ambiente, para que se familiarizem com alguns conceitos chave que ouvem diariamente nos media e que acabam por se cruzar com as temáticas das vivência do dia-a-dia; mas também para que possam transferir esse mesmo conhecimento para casa e para a comunidade.