Associação Cultural Moinho da Juventude

Município: Amadora

Informação
Grau de ensino:

Jardim de Infância
1º Ciclo
2º Ciclo
3º Ciclo
Secundário
Outro: Creche e Creche Familiar (Amas) | Cidadania Participativa (Idosos)

Tipo de Escola:

IPSS

Localização
Distrito: Lisboa
Concelho: Amadora

Morada:
Travessa do Outeiro, nº 1
2610-201 Buraca

Telefone:
+351214971070

Localização GPS: 38.742834, -9.213921

Histórico de participação e Galardão Eco-Escolas
  1. 1996-1997
  2. 1997-1998
  3. 1998-1999
  4. 1999-2000
  5. 2000-2001
  6. 2001-2002
  7. 2002-2003
  8. 2003-2004
  9. 2004-2005
  10. 2005-2006
  11. 2006-2007
  12. 2007-2008
  13. 2008-2009
  14. 2009-2010
  15. 2010-2011
  16. 2011-2012

    2011-2012

    inscrita

  17. 2012-2013

    2012-2013

    inscrita

  18. 2013-2014

    2013-2014

    galardoada

  19. 2014-2015

    2014-2015

    galardoada

  20. 2015-2016

    2015-2016

    galardoada

  21. 2016-2017

    2016-2017

    galardoada

  22. 2017-2018

    2017-2018

    galardoada

  23. 2018-2019

    2018-2019

    galardoada

  24. 2019-2020

    2019-2020

    galardoada

  25. 2020-2021

    2020-2021

    galardoada

  26. 2021-2022

    2021-2022

    inscrita

  27. 2022-2023
  28. 2023-2024

Galeria de Imagens

Sobre o Programa e atividades Eco-Escolas

O Programa eco-escolas é uma realidade na Associação Cultural Moinho da Juventude desde 2011, sendo que desde 2013/2014 que está cada vez mais enraizado nos planos pedagógicos e no dia-a-dia da Associação. Tem sido um programa que não exige correrias na sua implementação, e que como tal, tem permitido que passo a passo as Crianças envolvidas e consequentemente a Associação tenham crescido ao nível do seu conhecimento e interesse pelos temas ambientais. Quer no entendimento do que é isso do Ambiente, bem como da sua gestão, começando por níveis mais básicos e gradualmente aumentando a complexidade, até conseguir criar um ciclo mais ou menos fechado entre crianças que iniciam o seu percurso connosco e que terminam o seu percurso na Associação.
Tendo em conta a realidade de trabalharmos de forma mais próxima e constante com crianças de Creche, JI e, por menos tempo, com as dos 1º, 2º e 3º ciclos, o projecto acaba por ser, em muitas partes um ciclo, pois todos os anos saem crianças que terminam o seu percurso connosco e entram novas crianças que necessitam das aprendizagens primárias.
A nossa abordagem passa, quase sempre, por sustentar actividades práticas com uma ligeira componente teórica do porquê da importância de determinado tema, dando-lhes assim as bases para que não só se possam interessar pelas temáticas do ambiente, para que se familiarizem com alguns conceitos chave que ouvem diariamente nos media e que acabam por se cruzar com as temáticas das vivência do dia-a-dia; mas também para que possam transferir esse mesmo conhecimento para casa e para a comunidade.