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Informação
Escolas de Vale do Tamel, Barcelos
Jardim de Infância
1º Ciclo
2º Ciclo
3º Ciclo
Secundário
Pública
Localização
Morada:
Rua 25 de abril, nº350
4750-531 Lijó-Barcelos
Telefone:
253808170
Breve descrição
O Agrupamento de Escolas Vale do Tamel (AEVT) nasceu em Junho de 2001. Na altura era composto apenas por cinco freguesias: Carapeços, Lijó, Silva, Tamel Sta Leocádia e Tamel S. Veríssimo.
O AEVT foi crescendo e, passados alguns anos, alargou a sua área pedagógica servindo atualmente 18 freguesias do concelho de Barcelos.
Aborim Aguiar Alheira Alvito (S. Martinho)
Alvito (S. Pedro) Campo Carapeços Cossourado
Couto (S. Tiago) Igreja Nova Lijó Panque
Quintiães Roriz Silva Tamel S. Pedro Fins
Tamel S. Veríssimo Tamel Sta Leocádia
Não parámos de crescer e connosco crescem os nossos alunos.
Acolhidos no Ensino Pré-escolar, caminham connosco percorrendo o primeiro ciclo, segundo ciclo, terceiro ciclo e ensino secundário.
Orgulhamo-nos de ser um agrupamento de escolas acolhedor, dinâmico, alegre, empreendedor, disponível, inovador, de excelências.
O AEVT é um agrupamento vencedor.
Queremos o sucesso dos nossos alunos. Com os recursos que temos procuramos assegurar uma educação diversa e integral, num ambiente seguro e acolhedor, promovendo o desenvolvimento
Académico
Emocional
Social
Físico
Cultural
Criando cidadãos autónomos, produtivos e responsáveis.
Porque…
No presente se constrói o futuro.
Histórico de participação e Galardão Eco-Escolas
- 1996-1997
- 1997-1998
- 1998-1999
- 1999-2000
- 2000-2001
- 2001-2002
- 2002-2003
- 2003-2004
- 2004-2005
- 2005-2006
- 2006-2007
- 2007-2008
- 2008-2009
- 2009-2010
- 2010-2011
- 2011-2012
- 2012-2013
- 2013-2014
- 2014-2015
- 2015-2016
- 2016-2017
- 2017-2018
- 2018-2019
- 2019-2020
- 2020-2021
- 2021-2022
- 2022-2023
2022-2023
galardoada
- 2023-2024
2023-2024
galardoada
- 2024-2025
2024-2025
inscrita
Galeria de Imagens
Sobre o Programa e atividades Eco-Escolas
A Escola Básica e Secundária de Vale do Tamel esteve inscrita no programa Eco-Escolas no ano letivo de 2023/24 e vai renovar a inscrição para o presente ano letivo. Trata-se de um programa internacional de educação ambiental, promotor da sustentabilidade e da cidadania, implementado em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) – organização não governamental de ambiente, sem fins lucrativos, dedicada à Educação para o Desenvolvimento Sustentável e à gestão e reconhecimento de boas práticas ambientais. A sua metodologia permite concretizar, 10 dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) adotados pela quase totalidade dos países do mundo, no contexto das Nações Unidas, e que definem as prioridades e aspirações do desenvolvimento sustentável global para 2030 e procuram mobilizar esforços globais à volta de um conjunto de objetivos e metas comuns.
O programa Eco-Escolas pressupõe incutir nas crianças uma consciência ecológica e de respeito pelo meio ambiente, envolvendo-as ativamente através da adoção de práticas quotidianas adequadas e estilos de vida mais saudáveis.
O programa permite facilitar a Flexibilidade Curricular, envolvendo diferentes disciplinas, assim como, uma articulação entre os currículos formal e não formal sendo a metodologia promotora de aprendizagens ativas, visando o desenvolvimento das competências específicas do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória.
A metodologia usada visa a tomada de consciência de todos para a importância da preservação do meio ambiente. O programa constitui-se em sete passos que, articulando atividades de exploração de diversos temas, contribui para a melhoria global do ambiente da escola e da comunidade. Os sete passos englobam: Conselho Eco-Escola, que reunirá uma vez por período (órgão de decisão constituído por um grupo de trabalho com representação dos alunos em maioria, professores, funcionários, pais, município e outros elemento da comunidade, que sugere, discute e avalia o plano de atividades); Auditoria Ambiental (levantamento da situação ambiental da escola, através da aplicação de um questionário); Plano de Ação (medidas a implementar); Monitorização e avaliação; Trabalho Curricular (abordagem dos temas escolhidos em contexto de aula, adequando-se os mesmos, ao currículo); Informação e Envolvimento da escola e da Comunidade (divulgação das ações no site da escola e pelo teams; comunicação social…); Eco – Código (elaboração de um código de conduta e produção de posters).