Município: Amadora
Localizada na área dos catos e suculentas, o cato paródia magnífica (Paródia), também chamada de Eriocactus, é autóctone do Uruguai, Centro e Sul da Bolívia, Paraguai e Norte da Argentina. É uma espécie de caule curto em forma de cilindro ou bola, sobre o qual se localizam nervuras espirais bem visíveis. Tem tubérculos não muito altos com aréolas e pubescência densa. De cada aréola emergem de 1 a 5 espinhos centrais, que podem atingir 4 centímetros de comprimento, um deles tem a ponta torta, e 10 a 40 espinhos curtos, que podem ir até 0,5–1,5 centímetros de comprimento. A planta começa a florescer em idade jovem. As flores com múltiplas pétalas, localizadas em pequenos grupos na parte superior do cacto, têm forma de funil. Com o tempo, são formados frutos secos bastante pequenos. Disponível em, https://farmer-online.com/pt/cactus-parody/
Localizada no jardim circular em volta do Choupo negro que se encontra à entrada da Horta Biológica, a suculenta, e não um cato, Boca-de-tigre, “Originária da África do Sul, é uma pequena planta resistente e decorativa. De nome científico “Faucaria Tigrina”, o nome popular Boca-de-tigre está relacionado com o facto de possuir uns “dentinhos” brancos e macios ao longo de suas folhas que lembram a boca de um tigre. As suas folhas são triangulares e espessas. A suculenta boca-de-tigre não ultrapassa os 10 cm e cada cabeça forma 8 folhas. Com o tempo vão surgindo novas rosetas ao redor da planta-mãe. A floração ocorre no outono. As suas flores são amarelas, grandes, vistosas e atraem muitas abelhas. A flor abre perto do final de manhã e mantém-se aberta até ao fim do dia, fechando durante a noite. Se o tempo estiver nublado as flores não abrem. Precisa no mínimo de 3 horas sol por dia.” Disponível em, http://www.plantasonya.com.br/cactos-e-suculentas/caracteristicas-e-cultivo-da-suculenta-boca-de-tigre-faucaria-tigrina.html
As couves tronchudas já estão a ser disponibilizadas na comunidade Educativa. Estão prontas para serem confecionadas. Parte delas serão encaminhadas para ajudar famílias com necessidades, através do projeto "Mala dos Afetos. Para além da sustentabilidade e Saúde, os temas da solidariedade também são intrínsecos às atividades desenvolvidas na hora biológica.
Muitos momentos de Apoio Tutorial Específico também acontecem na Horta Biológica, tal como no dia 8 de novembro, cujo atividade consistiu na reflexão sobre o percurso académico e a respetiva implicação na vida ativa, ao mesmo tempo que era efetuada a correção de solo e transplantação de morangueiros.
Hoje, dia 12/01/2022, a aula de DTA do 5.º F foi na Horta Biológica, onde os alunos transplantaram tomateiros "Coração de Boi" de um alfobre para outro com cavidades individualizadas. Assim as plantas crescerão mais fortes para que no fim do inverno possam ser transplantadas definitivamente para um área a definir da horta biológica.
No contexto do Programa Educação Ambiental promovido pela Câmara Municipal da Amadora e dinamizado pela equipa do Eco-Espaço, a turma do 5.º F realizou uma visita de estudo à Quinta Pedagógica dos Olivais. No local, os alunos compreenderam que “a qualidade e diversidade dos produtos obtidos na horta e no pomar depende da forma como” são tratadas “as … culturas”. “Ajudando a cuidar da horta e do pomar, os” alunos “percebem como os fatores ambientais condicionam o desenvolvimento das plantas e também, como as práticas de uma agricultura sustentável permitem a produção de alimentos mais saudáveis.”
Os alunos observaram a utilização de métodos aplicáveis nos seus jardins e mesmo na Horta Biológica da Escola, “através da demonstração de técnicas agrícolas sustentáveis, como por exemplo: a luta biológica no combate a pragas e doenças, a consociação de plantas e a compostagem”. Tratam-se de processos “que podem apoiar a produção alimentos mais ricos em minerais e vitaminas e , ao mesmo tempo, ajudam a preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais e urbanos.”
"O trabalho de uma abelha na transferência do pólen de uma flor de estrutura masculina para uma de origem feminina, fecundando-a, é conhecido como polinização. A ação do inseto, que pode ser realizada de entre flores da mesma espécie, ou de espécies de diferentes, exerce uma função muito importante na natureza, na medida em permite a formação de frutos e sementes, os quais, por sua vez, produzirão novas plantas. Há situações em que a polinização é realizada através do vento, como no milho, trigo, arroz etc. Entretanto, na maioria das vezes, ou 80% entre plantas e flores, as abelhas são as responsáveis diretas, sendo esta considerada uma das mais eficientes no processo. Assim, voando de flor em flor, as abelhas promovem a reprodução cruzada, gerando frutos de melhor qualidade e mais sementes." Consultado em, http://www.revistaagropecuaria.com.br/2016/08/16/a-importancia-das-abelhas-na-polinizacao/
Hoje, dia 28 de fevereiro, foram instalados na Horta Biológica tomateiros “Coração de Boi”, desenvolvidos, desde a fase de semente, num alfobre colocado numa das salas interiores do Pavilhão A da escola. Desta forma foi iniciada a época de instalação das culturas de primavera verão, ainda na fase final do inverno, graças ao clima ameno que que faz sentir na região.
No dia 6 de outubro de 2021, enquadrada com o Projeto Eco-Escolas, foi iniciada a atividade "Escola Limpa", constituída com o intuito de trabalhar competências ambientais, alertando e sensibilizando os alunos para os problemas ambientais emergentes, no sentido de estimular e incentivar a comunidade escolar a adquirir atitudes amigas do ambiente. Esta iniciativa, aprovada em Conselho Pedagógico, será desenvolvida ao longo do ano durante a aula de DTA (50 minutos). Pelo menos uma vez por mês, todas as turmas deslocar-se-ão pelo espaço exterior escolar para recolher lixo de acordo com as regras de separação. O objetivo não é limpar a escola, mas trabalhar competências ambientais importantes para o equilíbrio e sustentabilidade do planeta.
O pomar da nossa escola é um ótimo lugar para carregar baterias. Basta sentar numa das estruturas construídas pelo Assistente Operacional Diogo Lopes e, ao mesmo tempo, sentir e observar a biodiversidade que lá se encontra. Algumas das árvores já se encontram na fase da floração. A magia da primavera começa a acontecer.

Informação
Agrupamento:
Escolas Cardoso Lopes, Amadora
Grau de ensino:
2º Ciclo
3º Ciclo
Tipo de Escola:
Pública
Localização
Distrito: Lisboa
Concelho: Amadora
Morada:
Av. António Ribeiro Chiado
2700-646 Amadora
Telefone:
21 498 65 60
Localização GPS: 38.764337, -9.239551
Breve descrição
Localizada na freguesia da Mina na Amadora
Histórico de participação e Galardão Eco-Escolas
- 1996-1997
- 1997-1998
- 1998-1999
- 1999-2000
- 2000-2001
2000-2001
inscrita
- 2001-2002
2001-2002
inscrita
- 2002-2003
- 2003-2004
2003-2004
inscrita
- 2004-2005
- 2005-2006
- 2006-2007
- 2007-2008
- 2008-2009
- 2009-2010
- 2010-2011
- 2011-2012
2011-2012
galardoada
- 2012-2013
2012-2013
galardoada
- 2013-2014
2013-2014
galardoada
- 2014-2015
2014-2015
galardoada
- 2015-2016
2015-2016
galardoada
- 2016-2017
2016-2017
inscrita
- 2017-2018
2017-2018
galardoada
- 2018-2019
2018-2019
galardoada
- 2019-2020
2019-2020
galardoada
- 2020-2021
2020-2021
galardoada
- 2021-2022
2021-2022
galardoada
- 2022-2023
2022-2023
inscrita
- 2023-2024
2023-2024
galardoada
- 2024-2025
2024-2025
inscrita
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