Escola EB 2,3 D. Luís de Ataíde

Município: Peniche

Informação
Agrupamento:

Escolas D. Luís de Ataíde, Peniche

Grau de ensino:

Jardim de Infância
1º Ciclo
2º Ciclo
3º Ciclo

Tipo de Escola:

Pública

Localização
Distrito: Leiria
Concelho: Peniche

Morada:
Rua Arquitecto Paulino Montez
2520-295 Peniche

Telefone:
262 790 210

Localização GPS: 39.360773, -9.384287

Histórico de participação e Galardão Eco-Escolas
  1. 1996-1997
  2. 1997-1998
  3. 1998-1999
  4. 1999-2000
  5. 2000-2001
  6. 2001-2002
  7. 2002-2003
  8. 2003-2004
  9. 2004-2005
  10. 2005-2006

    2005-2006

    galardoada

  11. 2006-2007

    2006-2007

    galardoada

  12. 2007-2008

    2007-2008

    galardoada

  13. 2008-2009

    2008-2009

    galardoada

  14. 2009-2010

    2009-2010

    galardoada

  15. 2010-2011

    2010-2011

    galardoada

  16. 2011-2012
  17. 2012-2013
  18. 2013-2014
  19. 2014-2015
  20. 2015-2016
  21. 2016-2017
  22. 2017-2018
  23. 2018-2019
  24. 2019-2020
  25. 2020-2021
  26. 2021-2022
  27. 2022-2023
  28. 2023-2024
  29. 2024-2025
  30. 2025-2026

Sobre o Programa e atividades Eco-Escolas

Atividades:
ÁGUA –
Instalar redutores de fluxo nas torneiras da escola.
Criar campanhas com cartazes e vídeos feitos pelos alunos.
Monitorizar o consumo de água mensal e propor metas de redução.
Aproveitar as águas das chuvas para rega da horta, lavar/limpar espaços comuns (chão, WC, etc.)
Criar uma mascote “Gota, o herói da água”.
Comemoração “Dia Mundial da Água” – 22 de março.

Organizar uma limpeza de praia.
Criar exposições com arte
“Do lixo ao luxo”
RESÍDUOS

Implantar coleta seletiva com sinalização clara.
Pintar baldes de azul e de amarelo e colocar em cada sala de aula para reciclagem de papel e plástico.
Criar um compostor para restos de alimentos da cantina.
Realizar oficinas de reutilização de materiais (ex. pasta de papel, brinquedos, etc.), fazer uma exposição.
HORTA – (Projeto escolar)
Planeamento participativo da horta, com alunos, professores, auxiliares, etc.
Criação de sinalética acessível com pictogramas e linguagem simples para identificar plantas e tarefas.
Calendário de cultivo e colheita, com atividades adaptadas a diferentes níveis de autonomia e aprendizagem.
Oficinas práticas: compostagem, germinação, culinária saudável com produtos da horta.
Diário da Horta (digital ou físico), com registos feitos por alunos — desenhos, fotos, frases, medições.
Criação ebook
Parcerias locais: troca de sementes, visitas de agricultores.
Integração curricular: matemática com medições, ciências com ciclos de vida, português com relatos e receitas.
Momentos de celebração: “Dia da Colheita”.

ENERGIA
Mapear os equipamentos da escola e propor horários de uso consciente.
Criação de uma “patrulha da energia” com alunos que fiscalizam luzes acesas sem necessidade.
Criação de sinalética (autocolantes) para colar em sítios estratégicos para sensibilizar à poupança de luz.
Construção de um pilhão com material reciclado.
Instalação de um Pilhão em local visível e acessível da escola, com sinalética apelativa e inclusiva.
Desafio semestral por turma: quem recolhe mais pilhas usadas? Com quadro de registo e prémios simbólicos.
Envolvimento das famílias e comunidade local, através de flyers, redes sociais e convite à participação.