Escola EBI de Ponta da Garça

Município: Vila Franca do Campo

Informação
Grau de ensino:

Jardim de Infância
1º Ciclo
2º Ciclo
3º Ciclo

Tipo de Escola:

Pública

Localização
Distrito: R.A. Açores
Concelho: Vila Franca do Campo

Morada:
Rua Professor Eduíno Terra Vargas S/N
9680-465 Ponta Garça

Telefone:
296539500

Localização GPS: 37.717253, -25.372295

Breve descrição

A Escola Básica Integrada de Ponta Garça foi inaugurada no ano 2011. Ponta Garça é uma freguesia rural açoriana do concelho de Vila Franca do Campo e localiza-se na zona central da costa sul da ilha de São Miguel. É um povoado essencialmente linear, com as suas habitações dispostas em banda quase contínua em ambos os lados de uma estreita e sinuosa estrada que percorre a freguesia de leste a oeste, sensivelmente paralela à costa, entre o termo da Ribeira das Tainhas e o extremo leste da povoação, no lugar das Grotas Fundas, situado sobre as falésias sobranceiras à fajã que abriga a Ribeira Quente. A agropecuária, com destaque para a bovinicultura de leite, é a atividade económica dominante em Ponta Garça. A construção civil e as atividades a ela ligadas, incluindo o fabrico e a comercialização de materiais de construção, têm vindo a ganhar expressão em Ponta Garça, empregando quase o mesmo número de trabalhadores que a agropecuária.
Como património natural, temos o Parque Florestal Cerrado dos Bezerros, situado na estrada regional entre Vila Franca do Campo e Furnas; a Praia da Amora, situada no lado nascente da freguesia; a Lagoa do Congro; a Lagoa dos Nenúfares; o Caminho Pedestre do Tufo, que liga as freguesias de Ponta Garça e Ribeira Quente; o Miradouro de Castelo Branco e Pico do Calvo, situado na estrada regional entre Vila Franca do Campo e Furnas e o Miradouro da Furada com a vigia da baleia, no centro da freguesia.
A Escola Básica Integrada de Ponta Garça é frequentada por 59 alunos do Pré-Escolar; 133 do 1.º Ciclo; 67 do 2.º Ciclo e 86 do 3.º Ciclo.
Atualmente, a Escola está dotada de espaços diversos – sala de Tecnologias da Informação e da Comunicação, auditório, bar, refeitório, papelaria, reprografia, sala de convívio, biblioteca, pavilhão desportivo, piscina, campo de jogos exteriores Gabinete de Saúde Escolar e o Gabinete de Combate à Violência e Promoção da Cidadania.

Histórico de participação e Galardão Eco-Escolas
  1. 1996-1997
  2. 1997-1998
  3. 1998-1999
  4. 1999-2000
  5. 2000-2001
  6. 2001-2002
  7. 2002-2003
  8. 2003-2004
  9. 2004-2005
  10. 2005-2006
  11. 2006-2007
  12. 2007-2008
  13. 2008-2009
  14. 2009-2010
  15. 2010-2011
  16. 2011-2012

    2011-2012

    galardoada

  17. 2012-2013

    2012-2013

    galardoada

  18. 2013-2014

    2013-2014

    galardoada

  19. 2014-2015

    2014-2015

    galardoada

  20. 2015-2016
  21. 2016-2017

    2016-2017

    galardoada

  22. 2017-2018
  23. 2018-2019

    2018-2019

    galardoada

  24. 2019-2020

    2019-2020

    galardoada

  25. 2020-2021

    2020-2021

    galardoada

  26. 2021-2022

    2021-2022

    galardoada

  27. 2022-2023

    2022-2023

    galardoada

  28. 2023-2024

    2023-2024

    galardoada

  29. 2024-2025

    2024-2025

    inscrita

Galeria de Imagens

Sobre o Programa e atividades Eco-Escolas

A implementação do programa Eco-Escolas trouxe mudanças significativas e positivas para a nossa escola, transformando-a num espaço mais sustentável, consciente e comprometido com o meio ambiente. Desde o início do programa, notámos uma maior sensibilização para a importância da sustentabilidade, envolvendo toda a comunidade escolar – alunos, professores, funcionários, famílias e entidades locais (Junta de Freguesia de Ponta Garça e Câmara Municipal de Vila Franca do Campo). Este envolvimento coletivo tornou-se um pilar essencial para o sucesso do programa, criando um sentido de responsabilidade partilhada.
Uma das principais mudanças foi a introdução de pontos de recolha seletiva em várias áreas da escola, incentivando a separação de resíduos e promovendo a reciclagem. Esta prática foi acompanhada por sessões de sensibilização realizadas pelos alunos e professores, que explicaram a importância de reduzir, reutilizar e reciclar. Como resultado, verificámos uma significativa redução na quantidade de lixo acumulado e uma maior consciencialização ambiental por parte de todos os membros da comunidade escolar.
Além disso, a escola implementou medidas para poupar recursos naturais, como campanhas de uso eficiente da água e da eletricidade. Estas campanhas foram enriquecidas com trabalhos realizados pelos alunos, que criaram cartazes, vídeos e apresentações que apelam ao uso consciente destes recursos. As alterações foram visíveis tanto no comportamento dos alunos como nos resultados práticos, como a diminuição do desperdício de água nas torneiras e o desligar das luzes em salas desocupadas.
Os espaços exteriores também foram valorizados com a criação de hortas escolares e zonas verdes. Estes espaços não só servem como áreas de aprendizagem prática, onde os alunos plantam e cuidam de vegetais, frutas e flores, mas também contribuem para melhorar o ambiente físico da escola. As hortas escolares proporcionaram uma excelente oportunidade para os alunos compreenderem melhor o ciclo dos alimentos, fomentando uma ligação mais próxima com a natureza e uma consciência sobre a importância de uma alimentação saudável e local. Estas iniciativas também promoveram o trabalho em equipa, a paciência e o respeito pelo meio ambiente.
O programa Eco-Escolas é aplicado através de diversas atividades interativas e dinâmicas, que envolvem toda a comunidade escolar. Workshops de reciclagem, por exemplo, ensinam os alunos a dar uma nova vida a materiais que, de outra forma, seriam descartados. Concursos de reutilização de materiais estimulam a criatividade e mostram que é possível criar algo útil ou artístico a partir de objetos aparentemente sem valor. Ações de limpeza nos arredores da escola reforçam o compromisso com a preservação do ambiente e aumentam o sentido de responsabilidade para com a comunidade.
Além disso, a comemoração do “Dia da Floresta” ou a “Semana da Energia”, incentivam uma reflexão mais profunda sobre questões ambientais e permite que os alunos adquiram conhecimentos sólidos sobre sustentabilidade.
As iniciativas são complementadas por visitas de estudo, que proporcionam experiências educativas fora do contexto habitual da sala de aula.
Estas mudanças trouxeram um impacto positivo duradouro, ao fomentar uma cultura de sustentabilidade e cidadania ambiental. Os alunos, enquanto principais agentes do programa, tornaram-se mais conscientes do seu papel na preservação do planeta e passaram a levar estas práticas para fora da escola, influenciando também as suas famílias e comunidades. O programa Eco-Escolas demonstrou que pequenas mudanças diárias podem ter um grande impacto, criando uma geração de jovens comprometidos em construir um futuro mais verde e sustentável.