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Informação
Jardim de Infância
1º Ciclo
2º Ciclo
3º Ciclo
Pública
Localização
Morada:
Rua Professor Eduíno Terra Vargas S/N
9680-465 Ponta Garça
Telefone:
296539500
Breve descrição
A Escola Básica Integrada de Ponta Garça foi inaugurada no ano 2011. Ponta Garça é uma freguesia rural açoriana do concelho de Vila Franca do Campo e localiza-se na zona central da costa sul da ilha de São Miguel. É um povoado essencialmente linear, com as suas habitações dispostas em banda quase contínua em ambos os lados de uma estreita e sinuosa estrada que percorre a freguesia de leste a oeste, sensivelmente paralela à costa, entre o termo da Ribeira das Tainhas e o extremo leste da povoação, no lugar das Grotas Fundas, situado sobre as falésias sobranceiras à fajã que abriga a Ribeira Quente. A agropecuária, com destaque para a bovinicultura de leite, é a atividade económica dominante em Ponta Garça. A construção civil e as atividades a ela ligadas, incluindo o fabrico e a comercialização de materiais de construção, têm vindo a ganhar expressão em Ponta Garça, empregando quase o mesmo número de trabalhadores que a agropecuária.
Como património natural, temos o Parque Florestal Cerrado dos Bezerros, situado na estrada regional entre Vila Franca do Campo e Furnas; a Praia da Amora, situada no lado nascente da freguesia; a Lagoa do Congro; a Lagoa dos Nenúfares; o Caminho Pedestre do Tufo, que liga as freguesias de Ponta Garça e Ribeira Quente; o Miradouro de Castelo Branco e Pico do Calvo, situado na estrada regional entre Vila Franca do Campo e Furnas e o Miradouro da Furada com a vigia da baleia, no centro da freguesia.
A Escola Básica Integrada de Ponta Garça é frequentada por 59 alunos do Pré-Escolar; 133 do 1.º Ciclo; 67 do 2.º Ciclo e 86 do 3.º Ciclo.
Atualmente, a Escola está dotada de espaços diversos – sala de Tecnologias da Informação e da Comunicação, auditório, bar, refeitório, papelaria, reprografia, sala de convívio, biblioteca, pavilhão desportivo, piscina, campo de jogos exteriores Gabinete de Saúde Escolar e o Gabinete de Combate à Violência e Promoção da Cidadania.
Histórico de participação e Galardão Eco-Escolas
- 1996-1997
- 1997-1998
- 1998-1999
- 1999-2000
- 2000-2001
- 2001-2002
- 2002-2003
- 2003-2004
- 2004-2005
- 2005-2006
- 2006-2007
- 2007-2008
- 2008-2009
- 2009-2010
- 2010-2011
- 2011-2012
2011-2012
galardoada
- 2012-2013
2012-2013
galardoada
- 2013-2014
2013-2014
galardoada
- 2014-2015
2014-2015
galardoada
- 2015-2016
- 2016-2017
2016-2017
galardoada
- 2017-2018
- 2018-2019
2018-2019
galardoada
- 2019-2020
2019-2020
galardoada
- 2020-2021
2020-2021
galardoada
- 2021-2022
2021-2022
galardoada
- 2022-2023
2022-2023
galardoada
- 2023-2024
2023-2024
galardoada
- 2024-2025
2024-2025
inscrita
Galeria de Imagens
Sobre o Programa e atividades Eco-Escolas
A implementação do programa Eco-Escolas trouxe mudanças significativas e positivas para a nossa escola, transformando-a num espaço mais sustentável, consciente e comprometido com o meio ambiente. Desde o início do programa, notámos uma maior sensibilização para a importância da sustentabilidade, envolvendo toda a comunidade escolar – alunos, professores, funcionários, famílias e entidades locais (Junta de Freguesia de Ponta Garça e Câmara Municipal de Vila Franca do Campo). Este envolvimento coletivo tornou-se um pilar essencial para o sucesso do programa, criando um sentido de responsabilidade partilhada.
Uma das principais mudanças foi a introdução de pontos de recolha seletiva em várias áreas da escola, incentivando a separação de resíduos e promovendo a reciclagem. Esta prática foi acompanhada por sessões de sensibilização realizadas pelos alunos e professores, que explicaram a importância de reduzir, reutilizar e reciclar. Como resultado, verificámos uma significativa redução na quantidade de lixo acumulado e uma maior consciencialização ambiental por parte de todos os membros da comunidade escolar.
Além disso, a escola implementou medidas para poupar recursos naturais, como campanhas de uso eficiente da água e da eletricidade. Estas campanhas foram enriquecidas com trabalhos realizados pelos alunos, que criaram cartazes, vídeos e apresentações que apelam ao uso consciente destes recursos. As alterações foram visíveis tanto no comportamento dos alunos como nos resultados práticos, como a diminuição do desperdício de água nas torneiras e o desligar das luzes em salas desocupadas.
Os espaços exteriores também foram valorizados com a criação de hortas escolares e zonas verdes. Estes espaços não só servem como áreas de aprendizagem prática, onde os alunos plantam e cuidam de vegetais, frutas e flores, mas também contribuem para melhorar o ambiente físico da escola. As hortas escolares proporcionaram uma excelente oportunidade para os alunos compreenderem melhor o ciclo dos alimentos, fomentando uma ligação mais próxima com a natureza e uma consciência sobre a importância de uma alimentação saudável e local. Estas iniciativas também promoveram o trabalho em equipa, a paciência e o respeito pelo meio ambiente.
O programa Eco-Escolas é aplicado através de diversas atividades interativas e dinâmicas, que envolvem toda a comunidade escolar. Workshops de reciclagem, por exemplo, ensinam os alunos a dar uma nova vida a materiais que, de outra forma, seriam descartados. Concursos de reutilização de materiais estimulam a criatividade e mostram que é possível criar algo útil ou artístico a partir de objetos aparentemente sem valor. Ações de limpeza nos arredores da escola reforçam o compromisso com a preservação do ambiente e aumentam o sentido de responsabilidade para com a comunidade.
Além disso, a comemoração do “Dia da Floresta” ou a “Semana da Energia”, incentivam uma reflexão mais profunda sobre questões ambientais e permite que os alunos adquiram conhecimentos sólidos sobre sustentabilidade.
As iniciativas são complementadas por visitas de estudo, que proporcionam experiências educativas fora do contexto habitual da sala de aula.
Estas mudanças trouxeram um impacto positivo duradouro, ao fomentar uma cultura de sustentabilidade e cidadania ambiental. Os alunos, enquanto principais agentes do programa, tornaram-se mais conscientes do seu papel na preservação do planeta e passaram a levar estas práticas para fora da escola, influenciando também as suas famílias e comunidades. O programa Eco-Escolas demonstrou que pequenas mudanças diárias podem ter um grande impacto, criando uma geração de jovens comprometidos em construir um futuro mais verde e sustentável.