Informação
Profissional
Privada
Localização
Morada:
Rua Amorim Campos
4740-335 Fão
Telefone:
253982779
Breve descrição
De acordo com as orientações internacionais e nacionais, as instituições de ensino devem caminhar no sentido da sustentabilidade e das boas práticas. Os valores ambientais devem ser vistos numa ótica global (ecológica, social, económica, etc.) e a educação ambiental, para além da transmissão de conhecimentos, deve incutir novas atitudes e competências que permitam aos alunos agir de forma crítica, responsável e sustentável nas suas atividades diárias.
Desde a sua criação em 1993, a Escola Profissional de Esposende (EPE) sempre procurou desenvolver uma cultura ambiental na sua comunidade escolar, e em particular nos seus alunos, através da divulgação de conteúdos e, principalmente, pela dinamização de diversas iniciativas e atividades, cujo objetivo é a sensibilização para o ambiente e a alteração de comportamentos.
Histórico de participação e Galardão Eco-Escolas
- 1996-1997
- 1997-1998
- 1998-1999
- 1999-2000
- 2000-2001
- 2001-2002
- 2002-2003
- 2003-2004
- 2004-2005
- 2005-2006
- 2006-2007
- 2007-2008
- 2008-2009
- 2009-2010
2009-2010
galardoada
- 2010-2011
2010-2011
galardoada
- 2011-2012
2011-2012
galardoada
- 2012-2013
2012-2013
galardoada
- 2013-2014
2013-2014
galardoada
- 2014-2015
2014-2015
galardoada
- 2015-2016
2015-2016
galardoada
- 2016-2017
2016-2017
galardoada
- 2017-2018
2017-2018
galardoada
- 2018-2019
2018-2019
galardoada
- 2019-2020
2019-2020
galardoada
- 2020-2021
2020-2021
galardoada
- 2021-2022
2021-2022
galardoada
- 2022-2023
2022-2023
galardoada
- 2023-2024
2023-2024
galardoada
Galeria de Imagens
Sobre o Programa e atividades Eco-Escolas
O Programa Eco-Escolas é um projeto de educação ambiental, promovido a nível nacional pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e apoiado localmente pelos Municípios Parceiros. Trata-se de um programa de educação ambiental que pretende encorajar ações bem como reconhecer e premiar o trabalho desenvolvido pelas escolas na melhoria do seu desempenho ambiental, contribuindo para a implementação de uma Agenda XXI Escolar.
A concretização do programa pressupõe que sejam trabalhados os 3 temas-base: Água, Resíduos e Energia e ainda o tema-complementar que é lançado todos os anos pela ABAE, não obstante poderem ser trabalhados outros temas considerados pertinentes. A metodologia geral do Programa Eco-Escolas contempla essencialmente 4 fases distintas: inscrição da escola no programa; implementação do programa; candidatura ao galardão e atribuição do galardão.