Informação
3º Ciclo
Secundário
Profissional
Pública
Localização
Morada:
Av. D. Manuel de Faria e Sousa
4610-178 Felgueiras
Telefone:
255310720
Breve descrição
O Programa Eco Escolas tem vindo a ser desenvolvido na Escola Secundária de Felgueiras, envolvendo alunos, assistentes operacionais, professores, direção, a Câmara Municipal de Felgueiras, encarregados de educação e a comunidade em geral. Tem-se revelado muito interessante, sobretudo no sentido de sensibilizar para as questões ambientais e para as boas práticas.
Histórico de participação e Galardão Eco-Escolas
- 1996-1997
- 1997-1998
- 1998-1999
- 1999-2000
- 2000-2001
- 2001-2002
- 2002-2003
- 2003-2004
- 2004-2005
- 2005-2006
- 2006-2007
- 2007-2008
- 2008-2009
- 2009-2010
- 2010-2011
- 2011-2012
- 2012-2013
- 2013-2014
- 2014-2015
- 2015-2016
- 2016-2017
- 2017-2018
2017-2018
galardoada
- 2018-2019
2018-2019
galardoada
- 2019-2020
2019-2020
inscrita
- 2020-2021
- 2021-2022
2021-2022
galardoada
- 2022-2023
2022-2023
galardoada
- 2023-2024
2023-2024
galardoada
- 2024-2025
2024-2025
inscrita
Galeria de Imagens
Sobre o Programa e atividades Eco-Escolas
No que diz respeito ao tema espaços exteriores e geodiversidade são exemplos de atividades desenvolvidas: A Bio e Geodiversidade da minha escola – desafio alunos e desafio professores e a atividade Muros com Vida. No âmbito da economia circular participamos no desafio da UHU: Collage Paisagem do meu Concelho e no concurso Return Box. Quanto ao tema Alimentação e Cidadania, procedemos à elaboração do póster Eco-Código e contamos com a ação da brigada de monitorização – brigada verde. Houve ainda a preocupação de se realizar um registo/ balanço de consumos de água, luz e gás.
No dia 5 de junho, comemoramos o Dia Mundial do Ambiente, que assinalamos com a divulgação nas redes sociais da escola de alguns dos trabalhos elaborados pelos alunos, nomeadamente no que diz respeito à importância da água, da reciclagem e da geo e biodiversidade.
As Brigadas Verdes foram constituídas por alunos que, nas aulas de Cidadania verificaram, ao longo do ano, se a separação dos resíduos estava efetivamente a ser feita e retiravam esses resíduos das salas para devido encaminhamento.
Na atividade A bio e geodiversidade na minha escola foi solicitado aos alunos do 12ºH que documentassem a diversidade de espécies de flora que encontram no recinto escolar e de micro e macrorganismos do solo do mesmo, através da observação, da pesquisa, captura de imagens e elaboração de ilustrações. Para além disso também foi solicitado à turma a identificação e descrição das características do solo.
Na aula anterior à aula de trabalho de campo foram dadas as indicações aos alunos quanto ao trabalho a realizar, formados os grupos e pedido para instalarem e se familiarizarem com as aplicações. Houve ainda o desfio professores – plano de aula.
No que diz respeito à atividade Return Box os alunos das turmas de Geografia C dividiram-se e elaboraram vários cartazes. Após a sua realização, foi eleito aquele que agregou mais votos para representar a escola. Consequentemente, o cartaz eleito está afixado no estabelecimento de maneira a que as pessoas conheçam o principal objetivo da caixa. Para além disso os alunos do 12º H dirigiram-se às salas de aulas de outras turmas sensibilizar para este propósito. Na escola Secundária de Felgueiras, a Return Box foi colocada na sala dos professores.
Na atividade Collage – Paisagem do meu concelho (Desafio UHU) os alunos de Artes Visuais fizeram várias Collage, sendo que foi uma a selecionada a concurso – a rã. No coração de Felgueiras, esconde-se um refúgio encantado: as Barrias, em Jugueiros. Felgueiras, situada no norte de Portugal, é conhecida por sua história, cultura vibrante e belíssimas paisagens naturais. Entre memórias de infância dos alunos e o desejo de reconectar com a natureza, elegemos a rã como elemento central da nossa composição. A escolha da rã visa destacar a biodiversidade da região, uma vez que estes animais são importantes indicadores de um ecossistema saudável e são frequentemente encontrados em áreas húmidas e vegetativas como as de Jugueiros.
No Póster Eco- Código os professores de Geografia e de Cidadania pediram contributos a todas as turmas do 3º ciclo do ensino básico (dos 7º, 8º e 9º anos) de frases possíveis para o Eco-Código, sendo que daí surgiram 46 frases. Estas frases foram devidamente analisadas na reunião do Conselho Eco Escolas e daqui selecionadas 12. As mesmas foram ainda depois trabalhadas e colocadas em póster pelas alunas do 12º G. Uma destas alunas elaborou ilustrações, que segundo a perspetiva dela transparecem os cuidados ambientais da escola e ao mesmo tempo sensibilizam a comunidade escolar para as boas práticas.
O projeto Muros com Vida (desenvolvido pelos alunos de Artes Visuais) consistiu na pesquisa, investigação, desenho e pintura de um ecossistema marinho num muro no recinto escolar. A pintura do mural na Escola Secundária de Felgueiras procura criar um portal para o interior do oceano. Assim representamos um ecossistema marinho/aquático composto por uma pequena planície abissal, algas marinhas, baleias e peixes.
No âmbito da disciplina de Geografia e do Eco Escolas foi ainda feito um desafio à turma do 7° E para que refletissem sobre a importância da reciclagem para todos e em particular para o ambiente. Os alunos fizeram um vídeo (com 57 segundos) que divulgaram nas redes sociais da escola (Facebook e Instagram). No dia Mundial do Ambiente foi divulgado nas redes sociais o desenho/ visão de uma aluna de como vê a escola e o ambiente na escola e a turma técnico auxiliar de saúde (10ªH) divulgou um vídeo que elaborou a lembrar a importância de um recurso tão essencial e vital como é a água. Lembra-nos algumas das funções da água, problemas com que o recurso se debate e possíveis medidas de mitigação.
Para além das atividades diretamente dinamizadas pela equipa do Eco-Escolas, a escola e a comunidade escolar têm vindo a desenvolver no âmbito do Plano Anual de Atividades outras atividades relacionadas com os temas água, resíduos e economia circular, energia, espaços exteriores, alimentação e agricultura biológica, biodiversidade, geodiversidade e floresta, mobilidade, ruído, mar, ar, alterações climáticas e cidadania (exemplo: exposição da rosa dos ventos; exposição da diversidade cultural (ambas com materiais reutilizados e recicláveis)) e promovida a sensibilização ao longo do ano letivo para datas comemorativas/ dicas ambientais via email para os elementos do Conselho Eco Escola e Diretores de turma.
A Escola Secundária de Felgueiras é uma escola preocupada com o desenvolvimento sustentável, que tem em conta o meio ambiente, a comunidade escolar e a monitorização dos consumos.
Segundo o que percecionamos das auditorias realizadas a Escola aposta na separação de resíduos, principalmente nos mais utilizados, papel e plástico (nas salas de aula) e no conforto térmico e acústico e energias alternativas. Tem uma grande área exterior não impermeabilizada, espaços verdes e de lazer, o que confere qualidade de vida à comunidade escolar e promove o desenvolvimento de diferentes espécies animais e vegetais, nomeadamente autóctones.
Efetivamente a escola tem painéis solares no ginásio, apostando na energia solar, uma horta biológica e uma grande área de espaços verdes.
Todas estas atividades têm em conta a reflexão sobre sustentabilidade e desenvolvimento sustentável, utilizando-se em muitas delas materiais recicláveis, reutilizados e tendo como objetivo a informação e sensibilização para as questões ambientais, para além da redução dos consumos e poupança /literacia financeira.