Informação
Escolas 4 de Outubro, Loures
3º Ciclo
Secundário
Profissional
Pública
Localização
Morada:
Rua 25 de Abril – LOURES
2670-482 LOURES
Telefone:
219 835 156
Breve descrição
Inicialmente batizada como Escola Secundária nº 2 de Loures, Diário da República nº227, I Série, de 1 de outubro de 1983, a Escola Secundária Dr. António Carvalho de Figueiredo (ACF) recebe o seu atual nome, em 1989, por proposta da autarquia local, em homenagem a António Carvalho de Figueiredo, distinto médico-cirurgião que se notabilizou como bacteriologista e pioneiro do estudo do sono.
Em 2009/2010 é requalificada e ampliada pela Parque Escolar passando de uma estrutura arquitetónica em blocos para um edifício único, rodeado de um grande espaço verde.
É sede do Agrupamento de Escolas 4 de Outubro que integra a Escola Básica de Bucelas (do Pré-escolar ao 9ºano); a Escola Básica de Vila de Rei (Pré-escolar e 1º Ciclo) e a Escola Básica da Bemposta (1º Ciclo).
Histórico de participação e Galardão Eco-Escolas
- 1996-1997
- 1997-1998
- 1998-1999
- 1999-2000
- 2000-2001
- 2001-2002
- 2002-2003
- 2003-2004
- 2004-2005
- 2005-2006
- 2006-2007
- 2007-2008
- 2008-2009
- 2009-2010
- 2010-2011
- 2011-2012
- 2012-2013
- 2013-2014
- 2014-2015
- 2015-2016
- 2016-2017
- 2017-2018
- 2018-2019
2018-2019
galardoada
- 2019-2020
2019-2020
galardoada
- 2020-2021
2020-2021
galardoada
- 2021-2022
2021-2022
galardoada
- 2022-2023
2022-2023
galardoada
- 2023-2024
2023-2024
galardoada
- 2024-2025
Galeria de Imagens
Sobre o Programa e atividades Eco-Escolas
O programa Eco-Escolas tem vindo, ao longo destes seis anos, a ganhar cada vez maior destaque na escola sede do Agrupamento, no sentido de promover uma cidadania responsável e plena, enquadrada pelas normas que constituem a Estratégia para a Cidadania de Escola. O programa proporciona uma panóplia de atividades que alertam toda a comunidade escolar para a necessidade de cumprir os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável propostos pela UNESCO e para a emergência das alterações climáticas,
É um programa que prima pela diversidade de atividades e temáticas; permite realizar aprendizagens e reflexões fundamentais sobre a política ambiental da escola e da comunidade educativa em que se insere; estimula a articulação de saberes, a criação de parcerias e uma maior ligação da escola à comunidade.
O programa Eco-Escolas revela-se ainda essencial para a consecução dos objetivos presentes no Perfil do Aluno no Final da Escolaridade Obrigatória, fomentando a implementação da metodologia de trabalho de projeto e algumas experiências de Flexibilização e de Articulação Curricular.