Escola EB 2,3 Vieira da Silva

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Informação
Agrupamento:

Escolas de Carnaxide, Oeiras

Grau de ensino:

2º Ciclo
3º Ciclo

Tipo de Escola:

Pública

Localização
Distrito: Lisboa
Concelho: Oeiras

Morada:
Rua Aquilino Ribeiro
2790-461 Carnaxide

Telefone:
214241030

Localização GPS: 38.728751, -9.242116

Histórico de participação e Galardão Eco-Escolas
  1. 1996-1997
  2. 1997-1998
  3. 1998-1999
  4. 1999-2000
  5. 2000-2001
  6. 2001-2002
  7. 2002-2003
  8. 2003-2004
  9. 2004-2005
  10. 2005-2006
  11. 2006-2007
  12. 2007-2008
  13. 2008-2009
  14. 2009-2010
  15. 2010-2011
  16. 2011-2012

    2011-2012

    galardoada

  17. 2012-2013
  18. 2013-2014
  19. 2014-2015
  20. 2015-2016
  21. 2016-2017
  22. 2017-2018
  23. 2018-2019
  24. 2019-2020
  25. 2020-2021
  26. 2021-2022
  27. 2022-2023
  28. 2023-2024
  29. 2024-2025

Complexo Escolar do Alvito

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Informação
Agrupamento:

Escolas Josefa de Óbidos, Óbidos

Grau de ensino:

1º Ciclo
2º Ciclo

Tipo de Escola:

Pública

Localização
Distrito: Leiria
Concelho: Óbidos

Morada:
Estrada Municipal 585 S/N Gaeiras – Óbidos
2510-702 Gaeiras

Telefone:
262 958 701

Localização GPS: 39.359318, -9.120439

Histórico de participação e Galardão Eco-Escolas
  1. 1996-1997
  2. 1997-1998
  3. 1998-1999
  4. 1999-2000
  5. 2000-2001
  6. 2001-2002
  7. 2002-2003
  8. 2003-2004
  9. 2004-2005
  10. 2005-2006
  11. 2006-2007
  12. 2007-2008
  13. 2008-2009
  14. 2009-2010
  15. 2010-2011
  16. 2011-2012

    2011-2012

    galardoada

  17. 2012-2013

    2012-2013

    galardoada

  18. 2013-2014

    2013-2014

    galardoada

  19. 2014-2015

    2014-2015

    galardoada

  20. 2015-2016

    2015-2016

    galardoada

  21. 2016-2017

    2016-2017

    galardoada

  22. 2017-2018

    2017-2018

    galardoada

  23. 2018-2019
  24. 2019-2020

    2019-2020

    galardoada

  25. 2020-2021

    2020-2021

    galardoada

  26. 2021-2022

    2021-2022

    galardoada

  27. 2022-2023

    2022-2023

    inscrita

  28. 2023-2024

    2023-2024

    inscrita

  29. 2024-2025

    2024-2025

    galardoada

  30. 2025-2026

Escola Básica Padre Donaciano Abreu Freire

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Informação
Agrupamento:

Escolas de Estarreja

Grau de ensino:

Jardim de Infância
1º Ciclo
2º Ciclo

Tipo de Escola:

Pública

Localização
Distrito: Aveiro
Concelho: Estarreja

Morada:
Rua da Arrotinha, n.º 14
3860-207 Estarreja

Telefone:
234840640

Localização GPS: 40.763231, -8.574976

Breve descrição

Escola Básica com Educação Pré- escolar, 1º e 2º Ciclo, pertencente ao Agrupamento de Escolas de Estarreja com preocupações e intervenção ao nível da qualidade ambiental e da preservação da natureza. A Escola Básica Padre Donaciano Abreu Freire, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade, tem participado no programa Eco-Escolas e tem sido galardoada todos os anos, com o diploma e a Bandeira Verde, por cumprir os objetivos propostos.

Histórico de participação e Galardão Eco-Escolas
  1. 1996-1997
  2. 1997-1998
  3. 1998-1999
  4. 1999-2000
  5. 2000-2001
  6. 2001-2002
  7. 2002-2003
  8. 2003-2004
  9. 2004-2005
  10. 2005-2006
  11. 2006-2007
  12. 2007-2008
  13. 2008-2009
  14. 2009-2010
  15. 2010-2011
  16. 2011-2012

    2011-2012

    galardoada

  17. 2012-2013

    2012-2013

    inscrita

  18. 2013-2014
  19. 2014-2015

    2014-2015

    galardoada

  20. 2015-2016

    2015-2016

    galardoada

  21. 2016-2017

    2016-2017

    galardoada

  22. 2017-2018

    2017-2018

    galardoada

  23. 2018-2019

    2018-2019

    galardoada

  24. 2019-2020

    2019-2020

    galardoada

  25. 2020-2021

    2020-2021

    galardoada

  26. 2021-2022

    2021-2022

    galardoada

  27. 2022-2023

    2022-2023

    galardoada

  28. 2023-2024

    2023-2024

    galardoada

  29. 2024-2025

    2024-2025

    galardoada

  30. 2025-2026

    2025-2026

    inscrita

Galeria de Imagens

Sobre o Programa e atividades Eco-Escolas

O Eco-Escolas é um Programa de Educação para o Desenvolvimento Sustentável promovido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), representante nacional da Fundação para a Educação Ambiental (FEE). Implementado no nosso país desde 1996, tem como principal objetivo aplicar uma metodologia de trabalho inspirada na Agenda 21, resultante da Conferência ECO 92 das Nações Unidas.
Ao aderir ao programa, cada escola assume o compromisso de realizar um conjunto de iniciativas e projetos que envolvem toda a comunidade educativa – alunos, professores, assistentes operacionais, encarregados de educação – e também parceiros locais, como o município.
Os propósitos do Eco-Escolas passam por incentivar, valorizar e distinguir o esforço das escolas na melhoria contínua do seu desempenho ambiental, ao mesmo tempo que sensibilizam para a importância de adotar práticas mais sustentáveis no dia a dia. Este trabalho procura ainda fomentar a cidadania ativa, criando oportunidades para que todos participem na construção de soluções que melhorem a qualidade de vida na escola e na comunidade.
A Escola Básica Padre Donaciano Abreu Freire, no âmbito da Educação Ambiental e da Sustentabilidade, tem vindo a integrar o programa de forma consistente e, todos os anos, tem sido distinguida com a Bandeira Verde e o respetivo diploma, reconhecendo o cumprimento dos objetivos definidos.
Durante o presente ano letivo, a escola dará continuidade a este percurso, apostando novamente na implementação bem-sucedida do Eco-Escolas. Entre os temas prioritários estarão “Resíduos”, “Água”, “Energia”, “Espaços exteriores”, “Alimentação Saudável e Sustentável” e “Biodiversidade”. Paralelamente, estão previstas outras iniciativas relacionadas com estas áreas, de forma a enriquecer o plano de ação e contribuir para uma escola cada vez mais sustentável.

Centro Infantil Irene Lisboa

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Informação
Grau de ensino:

Jardim de Infância

Tipo de Escola:

IPSS

Localização
Distrito: Évora
Concelho: Évora

Morada:
Pátio do Salema, nº 20
7000-818 Évora

Telefone:
933838559

Localização GPS: 38.570810, -7.907263

Histórico de participação e Galardão Eco-Escolas
  1. 1996-1997
  2. 1997-1998
  3. 1998-1999
  4. 1999-2000
  5. 2000-2001
  6. 2001-2002
  7. 2002-2003
  8. 2003-2004
  9. 2004-2005
  10. 2005-2006
  11. 2006-2007
  12. 2007-2008
  13. 2008-2009
  14. 2009-2010
  15. 2010-2011
  16. 2011-2012

    2011-2012

    inscrita

  17. 2012-2013
  18. 2013-2014
  19. 2014-2015
  20. 2015-2016
  21. 2016-2017

    2016-2017

    inscrita

  22. 2017-2018

    2017-2018

    galardoada

  23. 2018-2019

    2018-2019

    galardoada

  24. 2019-2020

    2019-2020

    galardoada

  25. 2020-2021

    2020-2021

    galardoada

  26. 2021-2022

    2021-2022

    inscrita

  27. 2022-2023

    2022-2023

    galardoada

  28. 2023-2024

    2023-2024

    galardoada

  29. 2024-2025

    2024-2025

    galardoada

  30. 2025-2026

Sobre o Programa e atividades Eco-Escolas

No nosso projeto educativo de instituição temos como atividades principais o ambiente e tudo o que com ele se relaciona por isso enquanto instituição estamos interessados em participar, visto que temos desenvolvido ações nesse sentido e iremos continuar a realizar.

Jardim de Infância do Choupal

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Informação
Grau de ensino:

Jardim de Infância

Tipo de Escola:

Pública

Localização
Distrito: Santarém
Concelho: Santarém

Morada:
Largo Comendador Paulino da Cunha e Silva
2000-242 Santarém

Telefone:
243333399

Localização GPS: 

Histórico de participação e Galardão Eco-Escolas
  1. 1996-1997
  2. 1997-1998
  3. 1998-1999
  4. 1999-2000
  5. 2000-2001
  6. 2001-2002
  7. 2002-2003
  8. 2003-2004
  9. 2004-2005
  10. 2005-2006
  11. 2006-2007
  12. 2007-2008
  13. 2008-2009
  14. 2009-2010
  15. 2010-2011
  16. 2011-2012

    2011-2012

    galardoada

  17. 2012-2013
  18. 2013-2014
  19. 2014-2015
  20. 2015-2016
  21. 2016-2017
  22. 2017-2018
  23. 2018-2019
  24. 2019-2020
  25. 2020-2021
  26. 2021-2022
  27. 2022-2023
  28. 2023-2024
  29. 2024-2025

Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora das Angústias

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Informação
Grau de ensino:

Jardim de Infância
1º Ciclo

Tipo de Escola:

IPSS

Localização
Distrito: R.A. Açores
Concelho: Horta

Morada:
Rua Conde Ávila n. º 29
9900-019 Horta

Telefone:
292 391 423

Localização GPS: 38.527888, -28.627595

Histórico de participação e Galardão Eco-Escolas
  1. 1996-1997
  2. 1997-1998
  3. 1998-1999
  4. 1999-2000
  5. 2000-2001
  6. 2001-2002
  7. 2002-2003
  8. 2003-2004
  9. 2004-2005
  10. 2005-2006
  11. 2006-2007
  12. 2007-2008
  13. 2008-2009
  14. 2009-2010
  15. 2010-2011
  16. 2011-2012

    2011-2012

    galardoada

  17. 2012-2013

    2012-2013

    galardoada

  18. 2013-2014
  19. 2014-2015
  20. 2015-2016
  21. 2016-2017
  22. 2017-2018
  23. 2018-2019
  24. 2019-2020
  25. 2020-2021
  26. 2021-2022
  27. 2022-2023
  28. 2023-2024
  29. 2024-2025

ATL Salão Recreativo dos Toledos

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Grau de ensino:

Jardim de Infância

Tipo de Escola:

Localização
Distrito: R.A. Açores
Concelho: Madalena

Morada:
Rua Dr. João Menezes, 83
9950-155 Madalena

Telefone:
292623909

Localização GPS: 

Histórico de participação e Galardão Eco-Escolas
  1. 1996-1997
  2. 1997-1998
  3. 1998-1999
  4. 1999-2000
  5. 2000-2001
  6. 2001-2002
  7. 2002-2003
  8. 2003-2004
  9. 2004-2005
  10. 2005-2006
  11. 2006-2007
  12. 2007-2008
  13. 2008-2009
  14. 2009-2010
  15. 2010-2011
  16. 2011-2012

    2011-2012

    galardoada

  17. 2012-2013
  18. 2013-2014
  19. 2014-2015
  20. 2015-2016
  21. 2016-2017
  22. 2017-2018
  23. 2018-2019
  24. 2019-2020
  25. 2020-2021
  26. 2021-2022
  27. 2022-2023
  28. 2023-2024
  29. 2024-2025

Escola EB1/JI da Feteira

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Informação
Grau de ensino:

Jardim de Infância
1º Ciclo

Tipo de Escola:

Pública

Localização
Distrito: R.A. Açores
Concelho: Horta

Morada:
Travessa do Algar
9900-361 Feteira

Telefone:
292943880

Localização GPS: 38.723446, -27.260982

Histórico de participação e Galardão Eco-Escolas
  1. 1996-1997
  2. 1997-1998
  3. 1998-1999
  4. 1999-2000
  5. 2000-2001
  6. 2001-2002
  7. 2002-2003
  8. 2003-2004
  9. 2004-2005
  10. 2005-2006
  11. 2006-2007
  12. 2007-2008
  13. 2008-2009
  14. 2009-2010
  15. 2010-2011
  16. 2011-2012

    2011-2012

    galardoada

  17. 2012-2013
  18. 2013-2014
  19. 2014-2015
  20. 2015-2016
  21. 2016-2017
  22. 2017-2018
  23. 2018-2019
  24. 2019-2020
  25. 2020-2021
  26. 2021-2022
  27. 2022-2023
  28. 2023-2024
  29. 2024-2025

JI de Anacoreta

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Grau de ensino:

Jardim de Infância

Tipo de Escola:

Pública

Localização
Distrito: Santarém
Concelho: Santarém

Morada:
Rua Actriz Alda Rodrigues
2005-324 Santarém

Telefone:
243370938

Localização GPS: 

Histórico de participação e Galardão Eco-Escolas
  1. 1996-1997
  2. 1997-1998
  3. 1998-1999
  4. 1999-2000
  5. 2000-2001
  6. 2001-2002
  7. 2002-2003
  8. 2003-2004
  9. 2004-2005
  10. 2005-2006
  11. 2006-2007
  12. 2007-2008
  13. 2008-2009
  14. 2009-2010
  15. 2010-2011
  16. 2011-2012

    2011-2012

    galardoada

  17. 2012-2013
  18. 2013-2014
  19. 2014-2015
  20. 2015-2016
  21. 2016-2017
  22. 2017-2018
  23. 2018-2019
  24. 2019-2020
  25. 2020-2021
  26. 2021-2022
  27. 2022-2023
  28. 2023-2024
  29. 2024-2025

Escola EBI de Ponta da Garça

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Grau de ensino:

Jardim de Infância
1º Ciclo
2º Ciclo
3º Ciclo

Tipo de Escola:

Pública

Localização
Distrito: R.A. Açores
Concelho: Vila Franca do Campo

Morada:
Rua Professor Eduíno Terra Vargas S/N
9680-465 Ponta Garça

Telefone:
296539500

Localização GPS: 37.717253, -25.372295

Breve descrição

A Escola Básica Integrada de Ponta Garça foi inaugurada no ano 2011. Ponta Garça é uma freguesia rural açoriana do concelho de Vila Franca do Campo e localiza-se na zona central da costa sul da ilha de São Miguel. É um povoado essencialmente linear, com as suas habitações dispostas em banda quase contínua em ambos os lados de uma estreita e sinuosa estrada que percorre a freguesia de leste a oeste, sensivelmente paralela à costa, entre o termo da Ribeira das Tainhas e o extremo leste da povoação, no lugar das Grotas Fundas, situado sobre as falésias sobranceiras à fajã que abriga a Ribeira Quente. A agropecuária, com destaque para a bovinicultura de leite, é a atividade económica dominante em Ponta Garça. A construção civil e as atividades a ela ligadas, incluindo o fabrico e a comercialização de materiais de construção, têm vindo a ganhar expressão em Ponta Garça, empregando quase o mesmo número de trabalhadores que a agropecuária.
Como património natural, temos o Parque Florestal Cerrado dos Bezerros, situado na estrada regional entre Vila Franca do Campo e Furnas; a Praia da Amora, situada no lado nascente da freguesia; a Lagoa do Congro; a Lagoa dos Nenúfares; o Caminho Pedestre do Tufo, que liga as freguesias de Ponta Garça e Ribeira Quente; o Miradouro de Castelo Branco e Pico do Calvo, situado na estrada regional entre Vila Franca do Campo e Furnas e o Miradouro da Furada com a vigia da baleia, no centro da freguesia.
A Escola Básica Integrada de Ponta Garça é frequentada por 59 alunos do Pré-Escolar; 133 do 1.º Ciclo; 67 do 2.º Ciclo e 86 do 3.º Ciclo.
Atualmente, a Escola está dotada de espaços diversos – sala de Tecnologias da Informação e da Comunicação, auditório, bar, refeitório, papelaria, reprografia, sala de convívio, biblioteca, pavilhão desportivo, piscina, campo de jogos exteriores Gabinete de Saúde Escolar e o Gabinete de Combate à Violência e Promoção da Cidadania.

Histórico de participação e Galardão Eco-Escolas
  1. 1996-1997
  2. 1997-1998
  3. 1998-1999
  4. 1999-2000
  5. 2000-2001
  6. 2001-2002
  7. 2002-2003
  8. 2003-2004
  9. 2004-2005
  10. 2005-2006
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  14. 2009-2010
  15. 2010-2011
  16. 2011-2012

    2011-2012

    galardoada

  17. 2012-2013

    2012-2013

    galardoada

  18. 2013-2014

    2013-2014

    galardoada

  19. 2014-2015

    2014-2015

    galardoada

  20. 2015-2016
  21. 2016-2017

    2016-2017

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  22. 2017-2018
  23. 2018-2019

    2018-2019

    galardoada

  24. 2019-2020

    2019-2020

    galardoada

  25. 2020-2021

    2020-2021

    galardoada

  26. 2021-2022

    2021-2022

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  27. 2022-2023

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  28. 2023-2024

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Sobre o Programa e atividades Eco-Escolas

A operacionalização do programa Eco-Escolas tem vindo, ao longo dos anos, a constituir um marco transformador na vida da nossa instituição de ensino, conferindo-lhe uma identidade mais sustentável, consciente e ambientalmente responsável. Esta adesão traduziu-se numa mudança estrutural e cultural, refletida tanto na gestão quotidiana da escola como nas atitudes e práticas de toda a comunidade educativa. Desde o momento inicial, tornou-se evidente um acréscimo significativo de sensibilização relativamente à importância da sustentabilidade, mobilizando alunos, docentes, assistentes operacionais, famílias e entidades parceiras, entre as quais se destacam a Junta de Freguesia de Ponta Garça e a Câmara Municipal de Vila Franca do Campo. Esta mobilização coletiva assumiu-se como um alicerce imprescindível para a eficácia do programa, consolidando um sentido de corresponsabilização ambiental partilhada.
Uma das intervenções mais visíveis traduziu-se na instalação de pontos de recolha seletiva em diferentes zonas da escola, promovendo a triagem adequada de resíduos sólidos urbanos e fomentando a cultura da reciclagem. A esta medida associaram-se campanhas de sensibilização dinamizadas por alunos e professores, nas quais se explorou, de forma pedagógica, a relevância da política dos 3 R’s – Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Os resultados não tardaram em manifestar-se: verificou-se uma diminuição substancial do volume de resíduos indiferenciados e, paralelamente, uma evolução positiva da literacia ambiental da comunidade escolar.
Simultaneamente, foram implementadas estratégias de eficiência na utilização de recursos naturais, com destaque para a energia elétrica e a água. Campanhas orientadas para a racionalização do consumo incluíram a elaboração de cartazes informativos, apresentações multimédia e vídeos pedagógicos, todos concebidos pelos alunos, o que reforçou a componente ativa e participativa do processo. Os efeitos traduziram-se em mudanças de comportamento tangíveis, como o desligar sistemático da iluminação em espaços desocupados ou a redução do desperdício hídrico através do fecho adequado das torneiras.
Os espaços exteriores da escola conheceram igualmente uma valorização notória, com a criação de hortas pedagógicas e áreas verdes destinadas ao usufruto coletivo. Estes espaços desempenham uma função dupla: por um lado, promovem práticas de agricultura sustentável em pequena escala, possibilitando que os alunos cultivem vegetais, frutas e flores; por outro, enriquecem a paisagem escolar, transformando-a num ambiente mais aprazível e saudável. A dinamização das hortas escolares revelou-se uma ferramenta pedagógica de enorme potencial, permitindo aos alunos compreender os ciclos biológicos, a importância da produção alimentar local e sazonal, bem como os benefícios de uma dieta equilibrada e amiga do ambiente.
No domínio das atividades extracurriculares, o programa Eco-Escolas materializou-se em iniciativas de grande alcance formativo. Workshops temáticos de reciclagem estimularam a capacidade criativa dos alunos ao reaproveitar materiais, conferindo-lhes novos usos funcionais ou artísticos. Concursos de reutilização e ações de limpeza da envolvente escolar reforçaram o compromisso coletivo com a conservação do espaço público e fomentaram valores de cidadania ativa. Assinala-se ainda a comemoração de efemérides ambientais, como o Dia da Floresta e a Semana da Energia, que proporcionaram momentos de reflexão aprofundada sobre os desafios ecológicos contemporâneos, articulando conhecimentos científicos com práticas quotidianas.
Estas iniciativas foram enriquecidas por visitas de estudo de carácter técnico e ambiental, que permitiram aos alunos observar, em contextos reais, exemplos de boas práticas em áreas como a gestão de resíduos, a preservação da biodiversidade ou a produção de energias renováveis. Estas experiências alargaram horizontes e consolidaram aprendizagens adquiridas em sala de aula, demonstrando a relevância de uma educação ambiental que ultrapassa as fronteiras do espaço escolar.
Em termos de impacto global, o programa Eco-Escolas contribuiu decisivamente para a consolidação de uma cultura de sustentabilidade e cidadania ambiental. Os alunos, enquanto protagonistas do processo, adquiriram maior consciência ecológica e tornaram-se multiplicadores de boas práticas, levando consigo hábitos e valores que influenciam positivamente as suas famílias e comunidades locais. O sucesso do programa demonstra que pequenas mudanças quotidianas, quando sistematizadas e partilhadas, podem gerar resultados de grande escala, construindo as bases para uma sociedade mais verde, equitativa e sustentável.