Breve descrição
Os objetivos do Agrupamento passam por desenvolver a consciência cívica de toda a comunidade, como elemento fundamental no processo de formação de cidadãos responsáveis, ativos e participativos. sociedade. Fomentar o reconhecimento da saúde como um bem precioso que todos desejamos e devemos promover, e pela qual somos nós os principais responsáveis. Sensibilizar os diversos agentes da comunidade educativa para a necessidade da Educação para a Saúde e da Educação Sexual, fomentando a sua adesão e envolvimento neste projeto. Fomentar hábitos de vida saudável. Estimular o apreço pelo seu próprio corpo e pela conquista da saúde individual. Promover uma cultura de respeito e responsabilidade no campo da sexualidade. Sensibilizar os diversos agentes da comunidade educativa para a necessidade da Educação para a Saúde e da Educação Sexual, fomentando a sua adesão e envolvimento neste projeto. Promover iniciativas e sensibilizar os Encarregados de Educação/Famílias para a Educação e Promoção da Saúde enquanto primeiros e principais Educadores reforçando a ideia que o suporte familiar será sempre o mais eficaz. Promover a relação Escola – Família, Escola – Centro de Saúde e/ou outras instituições/recursos comunitários. Desenvolver as vertentes de pesquisa e intervenção, promovendo a articulação dos diferentes conhecimentos disciplinares e não disciplinares.
Consciencializar os alunos para a importância da aquisição de valores/atitudes, com vista à sua realização pessoal, familiar,profissional promovendo assim uma melhor integração na sociedade.
Criada ao abrigo do Decreto-lei 3/2008, de 7 de janeiro, a Escola de Referência para a Educação Bilingue de Alunos Surdos do Agrupamento da Escolas Quinta de Marrocos (EREBAS) atualmente designada por Escola de Referência para a Educação Bilingue (EREB), é uma estrutura educativa integrada no sistema regular de educação. Esta, pretende contribuir para o crescimento linguístico de crianças/alunos surdos e/ou com problemas de comunicação, linguagem ou fala, no acesso ao currículo comum, numa perspetiva de inclusão escolar e social. Para tal, oferece uma resposta educativa de qualidade, desde a intervenção precoce até ao final do 3º ciclo, mediante o recrutamento de um corpo técnico multidisciplinar e a disponibilização de acessibilidades e tecnologias específicas à população surda.