A qualidade do ar e seu impacto na saúde da comunidade

Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (Lisboa) – 1º Prémio (ex-aequo)

Tema da aula – A qualidade do ar e seu impacto na saúde da comunidade

Introdução – Nesta aula, os estudantes são convidados a explorar dados reais sobre a qualidade do ar, analisando os seus impactos na saúde humana, com especial atenção ao contexto da Enfermagem de Saúde Comunitária. São também desafiados a propor estratégias de intervenção, desenvolvendo competências de análise crítica, comunicação científica e advocacia em saúde ambiental. A aula concretiza-se com a criação de um Eposter, onde os grupos traduzem as aprendizagens em propostas práticas, com ligação explícita aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Ano de escolaridade – Estudantes do 2º ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem (Unidade Curricular Enfermagem Comunitária)

Objetivos, conhecimentos e competências – Ao longo da aula, os estudantes deverão ser capazes de:

  1. Compreender o impacto da poluição atmosférica na saúde das populações, identificando os principais poluentes do ar e sinalizando os grupos populacionais mais vulneráveis à exposição.
  2. Mobilizar conhecimentos científicos e de saúde pública na definição de estratégias individuais e coletivas que promovam bons hábitos e contribuam para a redução das emissões de poluentes atmosféricos.
  3. Desenvolver competências de comunicação científica e trabalho colaborativo, através da criação de um E-poster, com base em evidência, que integre os dados analisados, as propostas de intervenção e a articulação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Duração da aula – 60 minutos:

  • Introdução + vídeo curto (5 min)
  • Quiz diagnóstico + debate inicial (10 min)
  • Trabalho em grupo com análise de dados e elaboração do E-poster (20 min)
  • Apresentações e discussão final (20 min)
  • Avaliação e síntese final (5 min)

 Resumo:

Nesta aula, destinada a estudantes do 2.º ano de Enfermagem Comunitária, os participantes analisam dados reais sobre a qualidade do ar e exploram o impacto da poluição atmosférica na saúde humana, identificando poluentes e grupos vulneráveis. A sessão incentiva uma compreensão crítica dos problemas ambientais e da sua relevância para a prática de enfermagem em contexto comunitário, articulando estes conteúdos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A aula tem uma duração de 60 minutos, onde os estudantes são ainda desafiados a definir estratégias individuais e coletivas para promover comportamentos saudáveis e reduzir emissões, mobilizando conhecimentos científicos e de saúde pública. Desenvolvem também competências de comunicação e colaboração através da criação de um E-poster baseado em evidência, construído após um quiz, debate e trabalho em grupo, concluindo com uma apresentação final e síntese avaliativa.