Crepe d’Aveia

Autor – Adelino Sousa

Descrição da Atividade 

Inserido na unidade 2 da disciplina de francês “On est en forme”, em que se aprende os alimentos, vamos dar uma receita tipicamente francesa: “les crêpes”. Esta receita será feita de forma saudável utilizando farinha de aveia e zero açúcar. Sal quanto basta. Mandar pesquisar em francês a receita e tudo o que concerne a aveia. Em português recolher informações sobre as outras questões colocadas. Seguidamente, partilha-se a informação recolhida. Como boa prática alimentar, vamos todos confecionar “crepes de aveia”.

Avaliação

Registo em documento próprio da participação e do interesse dos alunos na atividade,

Ano de escolaridade 

Público-Alvo: 8º C e 8º D (Francês)

Ciclo de Ensino: 3º ciclo

Objetivos, conhecimentos e competências 

Ao longo da aula, os estudantes deverão ser capazes de:

Aperceber-se das propriedades e dos benefícios da aveia. Compreender que o açúcar é dispensável e que o consumo do sal deve ser moderado, vocabulário em francês.

Integração Curricular

Interdisciplinaridade (Ciências da Natureza, Matemática…)

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Duração da atividade

50 minutos para cada turma

Resumo

A atividade, integrada na unidade “On est en forme” da disciplina de Francês, foca-se na aprendizagem do vocabulário dos alimentos através da confeção de uma receita francesa: les crêpes. Para promover hábitos saudáveis, a receita é adaptada com farinha de aveia, sem açúcar e com pouco sal. Os alunos pesquisam em francês a receita e informações sobre a aveia, complementando com pesquisa em português sobre outros aspetos relevantes. Posteriormente, partilham os conteúdos recolhidos e finalizam a sessão confecionando “crêpes de aveia”.

Destinada às turmas de 8.º ano, a atividade procura levar os alunos a compreender os benefícios da aveia, refletir sobre o consumo reduzido de açúcar e sal e consolidar vocabulário em francês. Com caráter interdisciplinar, envolve áreas como Ciências da Natureza e Matemática e contribui para vários ODS, entre eles 2, 3, 4, 5, 10 e 12. A avaliação assenta no registo da participação e interesse dos alunos durante os 50 minutos dedicados à sessão.