Luísa Schimdt

Socióloga e investigadora coordenadora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa). Faz parte da equipa que introduziu a Sociologia do Ambiente em Portugal, tanto na investigação, como no ensino, como na articulação entre academia e sociedade. Neste sentido integrou o grupo de investigadores que criou e montou o OBSERVA – Observatório de Ambiente, Território e Sociedade, que atualmente coordena, e onde desenvolve vários projetos de investigação que articulam ciências sociais e ambiente.

Autora de 20 livros e editora de 8 livros, 70 capítulos de livro e mais de 50 artigos peer-reviewed. As suas publicações centram-se em vários tópicos, tais como políticas climáticas e dimensões sociais das alterações climáticas; valores, práticas e representações sociais do Ambiente; educação para o desenvolvimento sustentável; problemas sociais sobre a gestão da energia, incluindo a pobreza energética; análise mediáticas das questões ambientais e das alterações climáticas; participação pública e processos de adaptação climática.

Entre 2005 e 2014 coordenou o grupo de trabalho português durante a Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável da UNESCO, com repercussões em várias iniciativas em Portugal e em outros países de língua portuguesa. Em 2017 foi nomeada Embaixadora da Aliança Portuguesa para o objectivo 14 (Recursos Marinhos) dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no âmbito do Global Compact Network Portugal.