QUEM PODE PARTICIPAR
Este desafio destina-se às escolas da rede Eco-Escolas de todos os graus de ensino, sendo considerados três escalões:
- 1º Escalão: JI e 1º ciclo;
- 2º Escalão: 2º e 3º ciclo;
- 3º Escalão: secundário, profissional e superior.
OBJETIVOS
- compreender os aspetos relativos à qualidade do ar (e/ou) às alterações climáticas: causas e consequências;
- investigar soluções avaliando os prós e contras;
- desenvolver o espírito crítico, autonomia e criatividade;
- aprender através da gamificação.
DESCRIÇÃO DO TRABALHO
Esta atividade desafia as escolas de todos os graus de ensino a elaborar um jogo, onde devem ser trabalhados e evidenciados os principais poluentes e respetivas fontes da poluição do ar.
Exemplo: jogo de pares, jogo digital, jogo de tabuleiro, jogo de correspondência, etc.
PRÉMIOS
A designar
DESCRIÇÃO DO TRABALHO
O trabalho deve ter um formato de Jogo didático, onde devem ser trabalhadas e evidenciadas os principais poluentes e respetivas fontes da poluição do ar, consequências e efeitos da poluição atmosférica (efeitos globais e efeitos dos poluentes da qualidade do ar) e possíveis resoluções para o problema.
INFORMAÇÃO SOLICITADA PARA CONCURSO
A participação neste concurso concretiza-se através da colocação, na plataforma Eco-Escolas, das fotografias dos trabalhos realizados e a informação solicitada. Deve ser feito o upload de um conjunto de quatro fotografias representativas do trabalho, acompanhada da respetiva legenda. As fotografias devem apresentar:
- idade dos alunos
- título do jogo
- regras do jogo
- fotografias do jogo e das respetivas peças
É ainda solicitada, uma memória descritiva onde devem constar informações relativas ao processo de construção do trabalho (metodologia utilizada e envolvimento dos alunos).
PRAZOS
A inscrição na atividade decorre até 29 de fevereiro de 2024.
Os trabalhos devem ser inseridos na plataforma Eco-Escolas até 31 de maio de 2024.
Resultados até 30 de julho; entrega dos prémios no Galardão Eco-Escolas.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Os critérios de avaliação são os seguintes:
- Criatividade e originalidade
- Envolvimento dos alunos
- Executabilidade do jogo
JÚRI
O júri será constituído por elementos da APA e ABAAE.
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