O ar que eu respiro | Trabalhos 2021 | Jogo de Correspondência

Escola Básica e Secundária de Arcozelo (Ponte de Lima)

Escalão: 3º escalão (secundário, profissional e superior)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Ana Marta Rebelo Vieira, 18 anos
Beatriz Gomes dos Santos, 17 anos
Eduardo Luís Veríssimo Pereira, 17 anos

Nome do Jogo:
Jogo Limpo

Regras do Jogo:
Participantes: dois a quatro jogadores.
Objetivo do jogo: chegar à última casa do tabuleiro ("Vitória!").
Regras do jogo
O jogo inicia-se na casa onde se encontra o peão de cada jogador. Cada jogador, na sua vez de jogar, clica no dado (uma vez, para iniciar; uma segunda, para parar o dado), apresentado na lateral esquerda do tabuleiro, e avança o número de casas indicado no dado. Nas casas assinaladas, o jogador terá de responder a uma pergunta (clica no ponto branco, para tal). Caso responda, corretamente, avança duas casas. No caso de responder, de forma incorreta, permanece na casa onde se encontra. As perguntas de correspondência (utiliza o lápis que se encontra no canto superior direito, para ligar as duas colunas) e de legenda da figura têm de ser realizadas em 45 segundos. Caso não consiga, o jogador permanece na casa onde se encontra. Para vencer, o jogador terá de chegar, em primeiro lugar, à casa "Vitória!", através de um "lançamento" de dado com o número exato correspondente às casas em falta. Caso contrário, mantêm-se na casa onde se encontra.
Nota importante: Decora, sempre, a casa onde te encontras. Após a apresentação de cada pergunta, ao "regressares" ao tabuleiro, o peão volta ao início. Assim, sempre que isto acontecer, deverás movê-lo, para a casa onde te encontravas.

Fotografias do Jogo e Peças do Jogo:

Este jogo foi proposto no âmbito da disciplina de Biologia do 12º ano, uma vez que estava a ser abordado o tema “Poluição atmosférica e qualidade do ar".
Os alunos começaram por fazer uma pesquisa sobre o tema e posteriormente elaboraram questões em formatos diversos.
Por último foi selecionado um formato "jogo de tabuleiro", desenvolvido na aplicação "Genially" e estabelecidas as regras do jogo, com o objetivo de apresentar o tema de forma divertida, didática e apelativa para diferentes grupos etários.

Link do Jogo: