O ar que eu respiro | Trabalhos 2021 | Jogo de Correspondência

Escola Básica e Secundária de Anadia - Agrup. de Escolas (Anadia)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Afonso Carvalho - 13 anos
Ana Beatriz Vieira - 14 anos
Ana Catarina Estrela - 14 anos
Ana Pereira Ganhito - 13 anos
Andreia Tavares - 14 anos
Bruna Ferreira - 14 anos
Diana Yavorska - 13 anos
Duarte Martins - 13 anos
Isabella Carmo - 15 anos
João Pedro Souza - 15 anos
Joel Santos - 14 anos
Letícia Silvério - 15 anos
Margarida Ribeiro - 14 anos
Maria Beatriz Semedo - 14 anos
Matilde Félix - 13 anos
Pedro Abrantes - 13 anos
Rodrigo Carvalho - 14 anos
Tomás Ferreira - 13 anos
Tomas Oliveira -

Nome do Jogo:
Jogo Digital "Os poluentes do ar que eu respiro"

Regras do Jogo:
O jogo apresenta a tipologia de um concurso da televisão.
Em cada uma das oito etapas surge uma frase que caracteriza um poluente atmosférico e 4 opções de correspondência.
O questionário de escolha múltipla tem tempo limitado para cada resposta (50 segundos), ajudas (50:50 e tempo extra) e três vidas. Por cada resposta correta os participantes recebem 100 pontos e um bónus pelo tempo sobrante.
No final do jogo os participantes podem visualizar a tabela de classificações, visualizar as resposta ou reiniciar o jogo.

Fotografias do Jogo e Peças do Jogo:

Memória Descritiva:
O trabalho foi desenvolvido pela turma do 8ºD, no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais e Física e Química.
A docente de Ciências Naturais lançou o desafio aos alunos depois da lecionação do tema da poluição do ar. Para o efeito, partilhou o regulamento do concurso e, dividindo os alunos em pares, solicitou que construíssem frases a caracterizar os poluentes atmosféricos: dióxido de carbono, monóxido de carbono, metano, óxidos de enxofre e nitrogénio, dioxinas, PM 10, PM 2,5, CFC's. Os alunos elaboraram 35 frases a caracterizar os gases atrás mencionados.
As frases foram partilhadas entre todos usando a drive e analisadas numa aula de Física e Química, sendo alvo de correções pontuais.
Na aula de Ciências Naturais foram selecionadas as frases que constituem o jogo.
Um grupo de 4 alunos, usando a aplicação https://wordwall.net/, desenhou o jogo.
Na aula seguinte, os alunos testaram várias opções permitidas para a elaboração do jogo e selecionaram as opções do trabalho final, que está disponível para ser jogado por todos os alunos em: https://wordwall.net/play/16480/735/507
O jogo foi tornado público e está disponível para professores em: https://wordwall.net/pt/resource/16480735