O ar que eu respiro | Trabalhos 2021 | Jogo de Correspondência

Jardim de Infância Conde Ferreira (Figueira da Foz)

Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Todas as crianças do Jardim de Infância ( os 4 grupos)

Nome do Jogo:
Jogo do ambiente

Regras do Jogo:
Compreender, selecionar e encontrar recortes sobre os principais poluentes, as consequências e possíveis resoluções para o problema da poluição do ar

Fotografias do Jogo e Peças do Jogo:

Memória Descritiva:
Memória descritiva do Jogo de Correspondência- Qualidade do ar
Descrição e caracterização do projeto:
Esta atividade desafiou as crianças de todos os grupos a elaborarem um Jogo de correspondência, onde foram trabalhadas e evidenciadas os principais poluentes e respetivas fontes da poluição do ar, consequências e efeitos da poluição atmosférica (efeitos globais e efeitos dos poluentes da qualidade do ar) e possíveis resoluções para o problema.
Objetivos
compreender os aspetos relativos à qualidade do ar (e/ou) às alterações climáticas: causas e consequências;
investigar soluções avaliando os prós e contras;
desenvolver o espírito crítico, autonomia e criatividade;
aprender através da gamificação
Recursos:
Elaboração de tabelas em papel de cenário
Apresentação e projeção de vídeos: https://www.ecycle.com.br/2949-poluicao-do-ar.html
https://www.youtube.com/watch?v=BTiyGRSxvl4;
https://www.youtube.com/watch?v=uWi8Oe3W0Kk
Localização da atividade: Jardim de Infância Conde de Ferreira- Figueira da Foz
População alvo:4 grupos na faixa etária dos 3 aos 5 anos
Divulgação do projeto: na comunidade escolar, redes sociais e Conselho Eco escolas
Calendarização: mês abril
Identificação da equipa: Coordenadora e pessoal docente; Crianças
Impacto esperado: contribuir para uma maior e melhor consciência ambiental.