O ar que eu respiro | Trabalhos 2021 | Jogo de Correspondência

Centro Social de Bairro (Vila Nova de Famalicão)

Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Diogo Tomás, 9 anos; Luis Reis, 9 anos; Eva Lopes, 9 anos; Mariana Gouveia, 9 anos; Maria Miguel, 9 anos; Afonso araújo, 9 anos; Francisco Dinis, 9 anos; Rita Gouveia, 9 anos; Maria Leonor Pimenta, 8 anos; Matilde Xavier, 9 anos; Matilde Gomes, 9anos; Matilde Miranda, 8 anos; Lara Marques, 8 anos; Maria Sampaio, 8 anos; Tiago Ribeiro, 9 anos; Clara Nunes, 8 anos; Marta Silva, 8 anos; Maria Luis, 9 anos; Yara Samapio, 8 anos; Guilherme Braga, 9 anos; Rodrigo Machado, 10 anos; Henrique Teixeira, 9 anos; Tomás

Nome do Jogo:
Aprende a cuidar do nosso AR

Regras do Jogo:
O Jogo é constituído por um "Tabuleiro" e 30 cartões com desenhos dos poluidores do ar, das consequências da poluição e com as possíveis soluções para minimizar ou eliminar o problema.
1º - Colocar o tabuleiro numa mesa,
2º -Baralhar muito bem os cartões,
3º - Distribuir os cartões de forma igualitária pelos jogadores (2 jogadores 15 cartões para cada um; 3 jogadores 10 cartões cada, 5 jogadores, 6 cartões cada, 6 jogadores 5 cartões cada).
4º - Cada jogador (um de cada vez) coloca uma carta no local correto do tabuleiro. O jogo roda de acordo com os ponteiros do relógio.
5º - Se um jogador colocar um cartão no local errado, os outros jogadores devem corrigir na hora, explicando ao jogador que errou.

Fotografias do Jogo e Peças do Jogo:

Utilizando o método focus groups, os alunos do 3º e 4º anos, partilharam os seus conhecimentos sobre os poluidores do ar, as consequências e possíveis soluções para a resolução deste problema. Tudo o que disseram foi analisado e registado no quadro.
De seguida partiu-se para a elaboração do jogo. Reutilizou-se uma cartolina para o "tabuleiro", que foi dividida em três partes, poluidores, consequências e soluções. Foram distribuídos cartões, também reutilizados e com a medida de 6/6cm. Cada aluno desenhou um cartão, de acordo com o que estava registado no quadro.
Terminados os cartões e o tabuleiro, duas alunas voluntariaram-se para fazer a caixa para guardar os cartões do jogo. Usaram um boião de creme hidratante e decoraram com papeis coloridos. Na tampa escreveram o nome do Jogo, "Aprende a cuidar do nosso Ar".
O jogo foi executado por uma verdadeira equipa de trabalho: boa organização, cooperação, respeito mutuo, muito empenho, interajuda grupal e muito entusiasmo.