Jardim de Infância Carriço (Pombal)
Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)
Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Taís dos Reis Oliveira - 6 anos
João Manuel Gonçalves Neves - 5 anos
Eva Mota Pinto - 5 anos
Diogo Amêndola Martins - 5 anos
Bernardo Filipe Almeida 4 anos
Mário Miguel Leonardo Pedrosa - 4 anos
João Pedro Luís Santos - 4 anos
Camila da Silva Salema - 3 anos
Nome do Jogo:
Jogo da Qualidade do Ar
Regras do Jogo:
- Dois até cinco jogadores.
- O jogo consiste em percorrer com pinos e através do lançamento de um dado um percurso de 40 casas numeradas. Durante o percurso, existem casas a que estão associadas imagens alusivas a boas práticas, conducentes a uma boa qualidade do ar e outras associadas a más práticas, conducentes a uma má qualidade do ar.
- Quando um jogador avança até uma casa com uma imagem alusiva a uma boa prática ganha um título/cartão com um Planeta feliz. Quando um jogador avança até a uma casa com uma imagem alusiva a uma má prática, recua uma casa.
- Após todos os jogadores terem chegado à ultima casa, é vencedor o jogador que conquistou mais títulos "Planeta Feliz".
Fotografias do Jogo e Peças do Jogo:
Memória Descritiva:
Depois da abordagem através de histórias e vídeos, as crianças identificaram boas e más práticas desenvolvidas pelo ser humano, conducentes a uma boa ou má qualidade do Ar. Foi bastante fácil para as crianças identificarem os aspetos benéficos ou maléficos relativos à qualidade do ar.
Achei que depois desta associação tão natural, um jogo com essas imagens podia constituir um bom condutor para explorar à medida que o jogo se desenvolve: identificar causas e consequências de más práticas nomeadamente as alterações climáticas. Premiar as boas práticas com um Planeta feliz é consciencializar para um Planeta saudável.
Depois de selecionadas as imagens pretendidas, passou-se à impressão das mesmas e construção do jogo com materiais simples: cartolinas, papel autocolante cola e tesouras.
Concluído o jogo, foi até surpreendente porque todas as crianças queriam jogar! O jogo cria muita expectativa, é muito divertido (eles riem-se muito quando têm de recuar) mantém os jogadores muito atentos e motivados e proporciona um debate muito rico e pedagógico sobre o tema proposto.
Considero que os objetivos pretendidos foram largamente superados!