Escola EB1/JI de Sendim (Matosinhos)
Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)
Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Todos os alunos da turma do 4º ano.
9 e 10 anos
Imagens:
Memória Descritiva:
O Abordagem ao tema em abril, diálogo, instigação e motivação em assembleia de turma;
O Visualização de vários vídeos, sobre o Ar, consultados na Escola Virtual, Porto Editora;
O No dia 12 de abril, Dia Nacional do Ar, pesquisa e exploração dos Constituintes do Ar; Poluição do Ar; Qualidade do Ar; Quais as principais consequências da poluição do Ar; Como preservar a qualidade do Ar e Bons hábitos para reduzir as emissões e promover um Bom Ar;
O Elaboração de cartazes com a informação recolhida para o painel;
O Gravação de um vídeo sobre o que aprendemos sobre o ar;
O Divulgação do vídeo pelas turmas da nossa escola;
O Elaboração de um panfleto sobre os Bons Hábitos para reduzir as emissões e promover um Bom Ar e divulgação/partilha com as famílias;
O Preenchimento de uma tabela, durante o mês de maio, da qualidade do Ar na nossa região, verificando diariamente a aplicação do QualAr.
O Posteriormente será realizada a análise da tabela, a construção de um gráfico
Metodologia de Construção do Painel:
❖ À medida que se ia abordando os assuntos relacionados com o ar, os alunos partilhavam no painel os registos efetuados, visível a toda a escola.
Principais Conclusões de Análise do Painel:
Após a recolha dos dados, durante o mês de maio, do índice da qualidade do ar, na aplicação “QualAr”, segue a análise dos mesmos.
Contagem:
Muito Bom – 3
Bom – 16
Médio – 6
Fraco – 4
Sem registo – 2
o O índice “Bom” é o mais frequente, com mais de 50% de incidência;
o Em seguida, temos o “Médio” com aproximadamente 19%.
Observações:
O ar que respiramos aqui, na escola, é Bom, ou seja, um fator positivo;
Nos dias em que esteve “Muito Bom”, esteve a chover (é um facto sobre o qual não sabemos, ainda, se tem ligação);
Em dois dias não se conseguiu observar o registo na aplicação (talvez devido a uma avaria da mesma);
Nos dois dias que se registaram “Fraco”, estava nevoeiro chover (é um facto sobre o qual não sabemos, ainda, se tem ligação).