Centro Educativo Alice Nabeiro (Campo Maior)
Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)
Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
4º ano (10 anos )
Afonso Videira Caldeirão
Antónia Moura
António Tomé Grifo
Bárbara Grilo Moura
Beatriz Delgado Rosinha
Gabriel Verissimo Bicho
Laura Encarnação Gomes
Laura Vargas Lopes
Leonor Carralo Martins
Leonor Nabeiro Baleca
Manuel Borrego Belchior Caramelo
Margarida Marmelo Lucas
Maria do Carmo Pinheiro Guerra
Matias Bruno Costal
Nuno Saldanha
Ricardo Chibanga
Ricardo Gomes Gonçalves
Rita Carixas Silvério
Rodrigo Carrapato Costa
Salvador Espada
Tiago Miguel Cardoso Santinha
Toma
Imagens:
Memória Descritiva:
Sendo o CEAN um espaço de pré- escolar e ATL tentámos criar um painel divertido seguindo a ideia do semáforo. Semanalmente imprimimos os gráficos e analisamos os resultados semanais. Depois o grupo do 4º ano decide a cor que deve ser aplicada para que os mais novos percebam qual a qualidade do ar ao longo da semana. Partilhamos também os dados com a comunicação social local e com o Município que a partir de Junho irão divulgar os dados fornecidos semanalmente.
Metodologia de Construção do Painel:
O painel segue o principio de um semáforo. Vamos receber os dados diários e semanais das aplicações associadas ao sensor através de:
https://api-rrd.madavi.de/grafana/d/GUaL5aZMz/pm-sensors?orgId=1&var-chipID=esp8266-2952893
https://sensor.community/pt/
Seguimos também a aplicação no telemóvel do professor em the particulate matter e cruzamos todos os dados. Depois fazemos uma reunião para analisar a informação e aplicamos no semáforo que está colocado no wall de entrada do CEAN.
Principais Conclusões de Análise do Painel:
A qualidade do ar em Campo Maior ao longo das semanas analisadas apresenta consecutivamente uma qualidade do ar boa. Em nenhum dos dias analisados nas partículas com 2.5 e 10 saíram dos parâmetros de bom. As alterações verificadas correspondem aos padrões definidos na formação da rede Mapear. O CEAN encontra-se localizado no centro da vila de Campo Maior pelo que os dados apresentados espelham a boa qualidade do mesmo. Os alunos estão mobilizados e empenhados no tratamento e analise dos dados.