O ar que eu respiro | Trabalhos 2021 | Painel ClimAR

Escola Secundária Jaime Moniz (Funchal)

Escalão: 3º escalão (secundário, profissional e superior)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Ana Catarina Correia Aguiar nº2 - 18 anos
Beatriz Conceição Capelo Pereira nº4 - 17 anos
Filipa Daniela Carreira Pimenta nº9 - 17 anos

Imagens:

Tudo começou a partir de um esboço feito numa folha… delineámos os aspetos que não poderiam ser esquecidos: o logotipo do Programa Eco-Escolas; o nome do projeto; a fonte da recolha dos dados diários e a sinalética que iríamos utilizar para informar o estado do tempo.
No mesmo painel queríamos que constassem as previsões para o próprio dia e para o dia seguinte… E se, reproduzíssemos a imagem da aplicação QualAr? Boa!
As peças do painel teriam de ser amovíveis para procedermos a atualização diária da informação.
Depois foi só pensar em materiais: papel pardo, cartão, eva, papel autocolante, marcadores e juntar muita criatividade, motivação e trabalho de equipa!
Um outro pormenor a tratar seria o local onde o nosso painel ficaria exposto, requisitámos no conselho executivo um placard e a autorização para colocá-lo no cimo da escadaria da entrada da escola, num ponto estratégico, por onde todos os membros da comunidade educativa passam diariamente.
Pretendemos com este projeto, dar a conhecer os principais poluentes atmosféricos que afetam a qualidade do ar e a nossa saúde;
Comunicar e informar acerca das questões relativas à qualidade do ar e estado do tempo;
Em suma, estimular o aumento da literacia relativamente à qualidade do ar.

Metodologia de Construção do Painel:
Elaboração de um esboço do painel;
Seleção dos aspetos que deveriam constar no painel: o logotipo do Programa Eco-Escolas; o nome do projeto; a fonte da recolha dos dados diários e a sinalética a utilizar para informar o estado do tempo., as previsões para o próprio dia e para o dia seguinte e imagem da aplicação QualAr? Boa! .
Escolha dos materiais a utilizar na elaboração do Painel; papel pardo, cartão, eva, papel autocolante, marcadores.
Elaboração de peças do painel amovíveis para facilitar a atualização diária da informação.
Escolha do local onde o nosso painel ficaria exposto, requisitámos no conselho executivo um placard e a autorização para colocá-lo no cimo da escadaria da entrada da escola, num ponto estratégico, por onde todos os membros da comunidade educativa passam diariamente.
Montagem do painel com os objetivos de comunicar e informar acerca das questões relativas à qualidade do ar e estado do tempo e estimular o aumento da literacia relativamente à qualidade do ar

Principais Conclusões de Análise do Painel:
Para a monitorização do painel Climar, além de o atualizarmos diariamente, estamos a atualizar também uma tabela, que conta com um registo de índices e valores dos poluentes principais em 25 dias.
Podemos concluir assim, que durante 25 dias que fizemos a monitorização do painel ClimAR, o índice predominante foi o Bom, destacando-se durante 14 dias e apresentando como único poluente principal, o ozono, com uma concentração média de 90 μg/m3.
Durante 10 dias, o índice foi Muito Bom, não apresentando qualquer tipo de poluente principal.
Houve ainda, um único dia em que o índice foi Médio, apresentando o ozono como único poluente principal, este teve ainda, uma concentração de 103 μg/m3.