O ar que eu respiro | Trabalhos 2021 | Painel ClimAR

Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima (Aveiro)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Ana Carolina Fernandes (12); Beatriz Rodrigues (11); Cátia Rocha (12); Edna Ferreira (12); Marta Félix (12); Maria Nascimento (12)

Imagens:

Memória Descritiva:
Para sensibilizar os alunos relativamente às alterações climáticas e a poluição do ar, foi proposto este desafio, o de construção de um painel no qual seria registada de forma gráfica a previsão da Qualidade do Ar para o próprio dia e para o dia seguinte.
Inicialmente foram apresentados os objetivos propostos para este desafio, bem como a metodologia de trabalho.
Foi dada informação aos alunos sobre a aplicação e o portal QualAr (Qualidade do Ar) da Agência Portuguesa do Ambiente, através do qual se teria acesso aos dados necessários para a elaboração do painel.
Foi ainda feita a revisão de alguns conceitos referidos na disciplina de Ciências Naturais, nomeadamente, as alterações climáticas, a qualidade e impacto na saúde humana dos principais poluentes atmosféricos; as medidas a aplicar para diminuir a poluição do ar e a identificação de hábitos saudáveis que contribuam para a promoção de um bom ar.
Teve lugar um brainstorming de ideias, sugestões e propostas de alunos do 6º ano em relação à resolução do problema (modo de recolha de dados, tipo de dados a serem recolhidos, sistematização em tabela(s), conceção, estética e apresentação final do painel) para explorar a potencialidade criativa dos alunos tendo por base os objetivos anteriormente definidos.
Foi feito um esboço do painel para tornar mais fácil a concretização da actividade.
Procedeu-se à instalação da App QualAr em smartphone de alunos e explorou-se a mesma.
Consultou-se a aplicação e o site QualAr para identificar e conhecer os principais poluentes atmosféricos que afetam a qualidade do ar e a nossa saúde e ainda proceder ao registo da previsão e da observação da qualidade do ar.
Foi ainda consultado o site do IMPA em relação ao estado do tempo e às temperaturas (máxima e mínima) para registo dos respetivos valores.
Pesquisou-se sobre as características dos principais poluentes atmosféricos e suas fontes de emissão, as alterações climáticas, a qualidade do ar, as medidas a adotar para minimizar a exposição ao ar poluído, a promoção de bons hábitos para reduzir as emissões bem como a promoção de um bom ar.
Selecionou-se um dia para fazer a representação gráfica e a previsão para o dia seguinte.
Foram utilizados diversos materiais (suporte de cartão duro já utilizado, papel autocolante de cor azul forte, 4 cartolinas de cor azul clara, folhas A4 de papel cavalinho, folhas A4 de cartolina branca, cartolina de cor preta, 4 pioneses já utilizados, dupla fita cola) e usadas várias técnicas de expressão visual (entre outras, a simetria e a exatidão), em articulação com as disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica, de acordo com o definido previamente.
Depois de concluída a elaboração do Painel, este foi colocado num placard à entrada do bloco onde estão as salas de Ciências Naturais do edifício Aires Barbosa da escola.
Finalmente, foi feito o escalonamento de alunos para diariamente atualizarem os dados no Painel.

Metodologia de Construção do Painel:
A opção metodológica recaiu no trabalho de projeto pois este reside na resolução de problemas reais. Assim, definiu-se o problema a estudar: “Qual o índice de classificação do ar para o concelho de Aveiro para um dia e para o seguinte?”
A metodologia do trabalho de projeto requer uma série de procedimentos, técnicas e instrumentos visando alcançar os objetivos do projeto. Neste âmbito seguiram-se as seguintes fases:
Recolha de informação: recolheram-se e analisaram-se informações de interesse sobre o tema do projecto;
Instalação da App QualAr em smartphone de alunos e exploração da mesma;
Consulta da aplicação QualAr para identificar e conhecer os principais poluentes atmosféricos que afetam a qualidade do ar e a nossa saúde e respetivo registo;
Consulta do site QualAr em relação aos índices de qualidade de Ar;
Consulta do site do IMPA relativamente ao estado do tempo e das temperaturas (máxima e mínima) e registo dos resultados;
Pesquisa sobre características dos principais poluentes atmosféricos e suas fontes de emissão, as alterações climáticas, a qualidade do ar, as medidas a adotar para minimizar a exposição ao ar poluído, a promoção de bons hábitos para reduzir as emissões bem como a promoção de um bom ar;
Seleção de um dia para fazer o gráfico e a previsão para o dia seguinte;
Identificaram-se os recursos materiais (a serem usados na elaboração do Painel) e humanos (necessários para a concretização dos objetivos);
Elaborou-se um esboço do painel;
Calendarizaram-se as tarefas distribuídas pelos alunos.
Análise da informação:
Verificação da exatidão da informação recolhida;
Correção de erros na recolha de informações.
Organização dos dados
Os dados foram sistematizados, organizados e registados em tabelas e caixas de texto.
Interpretação dos resultados obtidos
Pela observação de dados constantes do Painel, os alunos referiram que:
o índice de qualidade do ar, no concelho em que está inserida a escola é maioritariamente Muito Bom.
Nos dias em que o índice de classificação era Bom tinha a ver com o Ozono, quando a temperatura era mais elevada.

Principais Conclusões de Análise do Painel:
Os principais poluentes atmosféricos são: PM10 - Material particulado de diâmetro entre 2,5 e 10 micrómetros (µm); PM2,5 - Material particulado com diâmetro inferior a 2,5 micrómetros (µm); NO2 - Dióxido de azoto ou Dióxido de Nitrogénio; O3 - Ozono ou Trioxigénio e So2 - Dióxido de Enxofre. Estes poluentes influenciam negativamente a qualidade do ar com impacto na saúde humana.
O índice QualAr é definido pelo poluente que apresentar pior classificação.
O índice de qualidade do ar, no concelho em que está inserida a escola é maioritariamente Muito Bom. O índice de classificação de Bom em alguns dias estava relacionado com o Ozono nos dias em que a temperatura era mais elevada.
O estado do tempo também altera a qualidade do ar.