Escola EB 2,3 Júlio Brandão (Vila Nova de Famalicão)
Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)
Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Inês Ribeiro Azevedo,
Beatriz Moreira,
Mariana Sofia Freitas
Gabriela Teixeira Santos,
Joana Maria da Costa Ferreira,
Carolina Vilaça Carneiro,
Nome do Jogo:
OArQueEuRespiro
Regras do Jogo:
Em primeiro lugar deve-se proceder à instalação do jogo no telemóvel (com sistema Android) através do ficheiro ArQueEuRespiro.apk. Antes da sua instalação deve-se aceitar, nas definições do telemóvel, a instalação de aplicações que não estejam na play store.
No primeiro ecrã do jogo aparecem dois botões, um para iniciar o jogo e outro para a leitura das informações. Os jogadores devem iniciar pela leitura das informações carregando no botão "informações". Terminada a leitura aparecerá um botão para iniciar o jogo. Ao iniciar o jogo, os jogadores devem fazer a correspondência correta entre os números e as letras. Após responderem a todas as questões aparecerá uma mensagem com o total de pontos e os botões "Jogar de novo" e "Sair do jogo"
Fotografias do Jogo e Peças do Jogo:
Memória Descritiva:
O jogo foi elaborado através de trabalho colaborativo entre os alunos que frequentam o clube Eco-escolas. Como pretendiam fazer um jogo para telemóvel Android começaram por ver vídeos tutoriais (Youtube) sobre a construção de jogos de correspondência. Seguiu-se a pesquisa, na internet, de informação sobre o tema “O Ar que Eu respiro” (https://apambiente.pt/ar-e-ruido ). Posteriormente elaboraram um conjunto de perguntas e respetivas respostas e selecionaram imagens e textos. Antes de passar à etapa de construção do jogo, no computador, fizeram o design da sua interface. Para terminar construíram o jogo no site http://appinventor.mit.edu/ com a ajuda dos vídeos do Youtube.