O ar que eu respiro | Trabalhos 2022 | Jogo de Correspondência

Escola EB1/JI de Vitorino Nemésio (Praia da Vitória)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Alexia Vieira- 12 anos
Beatriz Terra - 12 anos
Briana Espínola- 13 anos
Letícia Charamba- 12 anos
Soraia Lima- 13 anos

Nome do Jogo:
Ar que eu respiro

Regras do Jogo:
1-Número mínimo de jogadores: 2;
2-Misturar as fichas todas;
3-Virar todas as fichas com as figuras para baixo;
4-Começa a jogar o jogador mais novo;
5-O primeiro jogador vira uma ficha e tenta encontrar outra igual;
6-Se achar as duas figuras iguais guarda-as e continua a jogar. Caso não encontre, volta a as fichas para baixo;
7-Segue-se o segundo jogador;
😯 jogo prossegue até que que sejam retiradas todas as fichas;
9-Ganha o jogador que tiver mais fichas.

Fotografias do Jogo e Peças do Jogo:

O trabalho foi realizado por 5 alunos do 7º ano da turma C da Escola Secundária Vitorino Nemésio, em Cidadania e Desenvolvimento, no âmbito do domínio Educação Ambiental da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania.
Os alunos visualizaram os vídeos sugeridos e realizaram atividades de pesquisa sobre: causas e consequências da poluição atmosférica, assim como, de medidas de prevenção e controlo da poluição atmosférica.
Depois planificaram o seu projeto e atendendo à necessidade de reutilização de materiais, optaram por fazer um jogo de correspondência físico.
Usaram para suporte das fichas tampas de garrafões de água de 5 L, usados na cantina escolar.
Desenharam as fichas correspondentes a 3 categorias: Medidas de Prevenção, Causas da Poluição Atmosférica e Consequências.
Pretenderam reutilizar uma pequena caixa de cartão para servir de embalagem do jogo, e para ter um aspeto exterior relacionado com o título do jogo, desenharam nuvens e pintaram de azul o céu, numa folha A3 que estava para ser usada como rascunho.
Depois forraram a embalagem de cartão, redigiram as regras e guardaram as fichas na embalagem.
O jogo fará parte da sala de alunos.