O ar que eu respiro | Trabalhos 2022 | Jogo de Correspondência

Jardim de Infância de Santa Maria (Estremoz)

Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Participaram os meninos do grupo 0A e 0B, do JI de Santa Maria, Estremoz, com idades entre os 4 e os 6 anos. Em cada grupo foram escolhidos 8 desenhos.

Nome do Jogo:
Jogo de pares, ao qual se deu o chamou: "Memória sem poluição".

Regras do Jogo:
O jogo começa com as imagens viradas ao contrário e todas baralhadas. Um jogador de cada vez, vira duas cartas para tentar encontrar o par igual. Quando não são iguais as duas imagens, volta a colocar as cartas no mesmo lugar e passa a outro jogador. Quando encontra um par, joga outra vez.
Ganha o jogador que encontrar maior número de pares.
Podemos dividir as imagens em 2 jogos, para as duas salas, pois muitos meninos participaram com os seus desenhos.

Fotografias do Jogo e Peças do Jogo:

Em primeiro lugar, visualizamos pequenos vídeos e lemos histórias como:” O dia em que a Mata ardeu”, para voltar a falar sobre o tema da poluição do ar, neste caso, e permitir a troca de ideias para resolução, entre os meninos.
As imagens do jogo foram depois desenhadas e pintadas pelas crianças. As crianças entre os 4 e os 6 anos, dos grupos, 0A e OB, deste jardim de Infância, executaram um desenho, sobre a temática da poluição do ar, ou formas de a solucionar. Foi feita uma fotocopia para que tivéssemos duas imagens iguais, seguidamente foram pintadas exatamente com as mesmas cores.
De seguida foram recortadas, coladas em papel verde ou azul e plastificadas.
Foi pedida uma caixa aos meninos, que depois foi forrada com papel de lustro, e decorada com desenhos feitos por eles, que recortamos e colamos. Assim, não iremos perder as peças do nosso jogo de correspondência de pares.