O ar que eu respiro | Trabalhos 2023 | Jogos

Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (Setúbal)

Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Nomes: Esta atividade resultou do trabalho desenvolvido pelos alunos da turma A (Sala 2) desta Escola de Educação Especial, com multideficiência e com deficiência ligeira, associada a dificuldades de aprendizagem: Alexandre Garcia; Daniel Duarte; Guilherme Lisboa; Ivo Afonso; João Marques; Rafael Amaral; Rodrigo Bacalhau; Tiago Cruz; Tomás Mesquita; Xavier Campo.
Idades dos alunos: Os alunos da referida turma apresentam idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos.

Título do Jogo:
“O Planeta das Árvores”

Regras do Jogo:
O objetivo deste jogo é abordar o seguinte tema: qualidade do ar (poluição) - causas e consequências, o que contribuiu para a ligação à natureza da comunidade escolar (alunos, professores, técnicos, auxiliares e famílias), promovendo uma cidadania ativa e pensamento crítico, através de um processo ativo de ensino-aprendizagem: o jogo.
O referido jogo foi construído no PowerPoint e encontra-se divido em duas partes: 1ª Parte -História (vídeo), com o objetivo de enquadrar o tema a abordar e fornecer informações úteis ao jogador ou jogadores; 2ª Parte – Questionário sobre o vídeo visualizado, com perguntas de escolha múltipla, em que apenas uma resposta está correta e somente a sua seleção permite avançar para a pergunta seguinte.
Quando o jogador ou jogadores chegam ao final do jogo têm acesso à moral da história. Todas as perguntas têm um suporte visual (imagens) e sonoro (resposta correta: som de palmas; resposta incorreta: som “Tenta outra vez”) de forma a permitir uma melhor compreensão das mesmas por parte do jogador ou jogadores (adequação às suas capacidades).
Este jogo pode ser desenvolvido por um jogador ou por um conjunto de jogadores desenvolvendo o trabalho em equipa de interajuda.
Nota: Este jogo foi dinamizado ao nível de escola, durante as atividades de comemoração do Dia Mundial da Árvore e da Floresta, a 21 de março de 2023, no anfiteatro, para as quatro turmas do Centro, uma de cada vez. Esta atividade foi concebida e dinamizada no âmbito de um projeto ambiental da escola, o Projeto: “Energias Renováveis”

Fotografias do Jogo e Peças do Jogo:

Link do Jogo: