OFICINA – Escola Profissional do Instituto Nun’Alvres (Santo Tirso)
Escalão: 3º escalão (secundário, profissional e superior)
Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Dinis Correia - 15
Paulo Ribeiro - 15
André Barroso - 16
Samuel Pereira -17
Tiago Meireles - 16
Título do Jogo:
Aquecimento Studio
Regras do Jogo:
Material necessário:
+ tabuleiro 50x50 (foto em anexo)
+ peões (um por jogador)
+ Cartas com perguntas (fácil; média; difícil) e cartas especiais;
+ Computador para suportar:
+ o programa para gerir a pontuação e temperatura;
+ o dado virtual;
+ Mostrador da temperatura no tabuleiro.
Número de Jogadores: 2 a 6 jogadores
Objetivo do Jogo:
Manter o aumento da temperatura média do planeta estável em torno dos zero graus;
Não permitir um "aumento" médio superior a +-1.8 graus;
Caso a temperatura média fique acima de 1,8 ou abaixo de -1,8 todos os jogadores tiram, á vez, uma pergunta difícil e quem errar é eliminado.
Ganha o jogo o primeiro jogador a acumular 50 pontos.
Este é um jogo de todos contra todos, e ao mesmo tempo, um jogo de equipa, porque é necessário que trabalhem em conjunto manter a temperatura estável.
Como se jogar?
O jogo inicia com todos os Peões na casa de partida;
É nomeado um dos jogadores para gerir a pontuação no computador;
As cartas com perguntas (fácil; média; difícil) e cartas especiais ficam no centro do tabuleiro nas respetivas casas;
Cada jogador inicia o jogo com 20 pontos;
Os jogadores jogam por ordem de idade;
Desenvolvimento do jogo::
Cada jogador lança dado, que será girado pelo programa e indica quantas casas o peão do jogador avança. Quando der a volta ao tabuleiro e cada vez que se passar na partida recebe-se 20 pontos.
Ao "cair" numa casa, o jogador verifica o tipo de casa e pode agir em conformidade com as regras dessa casa:
+ Casas com perguntas: casas com as letras F, M e D ( F - fácil; M - médio; D - difícil)
Nestas casas:
* Caso um jogador não queira comprar uma pergunta, a temperatura média vai subir 0,3 graus;
* Quando um jogador comprar uma pergunta, outro jogador pega na carta e faz a pergunta:
Custo de cada carta Pergunta:
- pergunta fácil custa 4€
- pergunta média 5€
- pergunta difícil 8€
Consequências:
- acertar pergunta fácil: o jogador ganha + 3 pontos e decide subir ou descer a temperatura 0,1 grau
- acertar pergunta media: o jogador ganha + 5 pontos decide subir ou descer a temperatura 0,2 grau
- acertar pergunta difícil: o jogador ganha + 7 pontos decide subir ou descer a temperatura 0,3 grau
- errar pergunta fácil: + 0,2 temperatura e - 1 ponto de jogador
- errar pergunta media: + 0,3 temperatura e - 2 ponto de jogador
- errar pergunta difícil: + 0,4 temperatura e - 3 ponto de jogador
+ Casas boost - casas com a letra B.
Custo da carta: 5€
Efeito: ao comprar um boost, o jogador organiza uma caminhada/evento de sensibilização e combate à poluição atmosférica;
Recompensa: em cada ronda o jogador pode decidir entre receber 1 ponto ou diminuir/aumentar temperatura em 0,1 graus;
+ Casas com cartas especiais: casas com a letra E.
Custo da carta: 5€
Efeito: o Jogador pode escolher as seguintes opções:
A. Bloquear a vez do jogador (jogar antes do outro jogador iniciar a sua vez; só volta a jogar na ronda seguinte)
B. Andar 2 casas para a frente (pode jogar de imediato ou a qualquer momento na sua vez)
C. Roubar o boost de alguém (pode jogar de imediato ou a qualquer momento na sua vez)
D. Roubar 2 pontos ao jogador escolhido (pode jogar de imediato ou a qualquer momento na sua vez)
E. Sair da cadeia (pode jogar a qualquer momento na sua vez)
F. Ganhar 2 pontos (pode jogar de imediato ou a qualquer momento na sua vez)
+ Casa Cadeia: casa com a letra VC e C
Efeito: quando o jogador cai nesta casa fica preso na cadeia;
Formas de sair da cadeia:
- usa uma carta especial que tenha na sua posse;
- Ou Obtém um duplo no lançamento do dado duas vezes;
- Ou paga 5 pontos;
Fotografias do Jogo e Peças do Jogo: