O ar que eu respiro | Trabalhos 2023 | Painel ClimAr – Cartaz

Escola EB 2,3 Dr. João de Barros (Figueira da Foz)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Idade(s) do(s) Aluno(s):
entre os 11 e os 14 anos.

Imagens que evidenciem o Cartaz:

A atividade foi desenvolvida por vários alunos de turmas diferentes ( 6.º e 8.º anos de escolaridade) e contou com a colaboração das disciplinas de educação visual, educação tecnológica, ciências naturais e matemática.
Numa primeira fase, que decorreu no início do 2.º período, os alunos foram motivados, através da apresentação e exploração do site https://qualar.apambiente.pt/ e da App “QualAR”. No qual puderam explorar as principais substâncias poluentes, as suas fontes e consequências para a saúde, e a ler e recolher os dados lá registados. A intenção era que conseguissem selecionar a informação mais relevante que se pretendia transmitir à comunidade.
Findo este processo, passou-se à fase de construção do painel e de recolha dos dados (pelo menos duas vezes por mês e de forma aleatória). O painel foi construído com o reaproveitamento de cartões e restos de cartolinas.
O processo de criação e construção do painel durou até ao final do 2.º período e foi afixado, logo, quando começou o 3.º período no placard do Eco-Escolas.
A equipa responsável pela recolha de dados procedeu à atualização das leituras dos gases. Ozono, Dióxido de Azoto e Partículas em Suspensão.
Na leitura do nosso Painel podemos obter informação sobre:
- registos dos níveis de O3, NO2 e PM10 na estação mais próxima da cidade da Figueira da Foz - Estação de Montemor-o-Velho;
- registos dos níveis de O3, NO2 e PM10 na estação do Instituto de Geofísica de Coimbra - para comparar dados e informar, visto que muitas pessoas deslocam-se com muita frequência a esta cidade.
- As consequências para a saúde e ambiente da exposição aos gases medidos e outros.
O painel foi montado no Placard do Eco-Escolas e despertou muita curiosidade e interesse de toda a comunidade educativa.