O ar que eu respiro | Trabalhos 2023 | Painel ClimAr – Cartaz

Escola Secundária Jaime Moniz (Funchal)

Escalão: 3º escalão (secundário, profissional e superior)

Idade(s) do(s) Aluno(s):
Laura Simão, 18 anos; Mariangélica Manica, 18 anos; Marta Nóbrega, 19 anos

Imagens que evidenciem o Cartaz:

Desafio: Painel ClimAR
Um grupo de alunas do curso técnico de gestão de ambiente, tipo 6 que se encontra a estudar a temática: “Qualidade do Ar” na sua Prova de Avaliação Final de curso, monitorizou a qualidade do ar, através da APP QualAr, de janeiro a maio de 2023. No mês de junho já não se encontram na escola, estarão em estágio.
Neste período, reproduziram duas vezes por mês a APP QualAr, numa vitrina (1,5m x 1m) do corredor do 4º piso, onde se localizava a sua sala de aula.
Os materiais utilizados foram escolhidos a partir de alguns que já existiam na escola, houve reutilização de cartolinas que tinham sido utilizadas em outros projetos.
As alunas colocaram o QRCode da APP para que os membros da comunidade educativa pudessem acompanhar diariamente o índice da Qualidade do Ar.
Na atualização do painel foram registados os poluentes atmosféricos, concentrações e respetivas consequências para a nossa saúde.
Na última publicação, as alunas acrescentaram uma 2ª vitrina ao painel, onde apresentaram uma comparação dos dados obtidos, de janeiro a maio, no concelho da escola (Funchal), com o concelho de Santana. Apresentaram também os dados estatísticos, com base nas médias dos últimos 365 dias, destas duas localidades.