O ar que eu respiro | Trabalhos 2023 | Painel ClimAr – Cartaz

Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto (Porto)

Escalão: 3º escalão (secundário, profissional e superior)

Idade(s) do(s) Aluno(s):
21 - 25 anos

Imagens que evidenciem o Cartaz:

No âmbito do Programa Eco-Escolas, a atividade Painel ClimAr do projeto “O ar que eu respiro” foi um dos desafios selecionados dentro da temática do ar, estando preconizada no plano de ação da Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto (ESS|IPP) para o presente ano letivo (2022/23). O objetivo desta atividade consistiu no levantamento de informação sobre a qualidade do ar no concelho onde está inserida a nossa instituição (ESS|IPP). Os dados para a elaboração do painel devem ser consultados 2 vezes por mês, na aplicação QualAR - Qualidade do Ar da Agência Portuguesa do Ambiente
A abordagem utilizada para dar resposta a este desafio passou, numa primeira fase, pela recolha dos dados da qualidade do ar no concelho do Porto, freguesia de Paranhos – concelho e freguesia, respetivamente, onde está localizada a ESS|IPP. Simultaneamente, procedeu-se à recolha da mesma informação – dados da qualidade do ar – de um concelho com características similares ao concelho do Porto que, para o efeito, foi selecionado o concelho de Cascais, freguesia Cascais e Estoril. A recolha da informação foi realizada entre os meses de janeiro e maio de 2023, em dias aleatórios, perfazendo um total de 60 dias. Para a elaboração do painel foi recolhida informação sobre:
1. Quais os poluentes habitualmente monitorizados nas estações de monitorização da qualidade do ar;
2. Índice de Qualidade do Ar (IQAr), em particular sobre as classificações e entre que valores de concentração vaia cada um dos poluentes em cada uma das classificações (Muito bom, Bom, Médio, Fraco e Mau);
3. Os efeitos na saúde da exposição a uma má qualidade do ar, bem como exemplos de ações que podem ser adotadas para contribuir para a um aboa qualidade do ar.
O painel elaborado foi divulgado nos diversos ecrãs publicitários da instituição, junto à biblioteca e à área de alimentação, com uma dimensão de 1,20x85 cm. A escolha desta forma de divulgação teve como principal objetivo reduzir a produção de resíduos na elaboração de um poster em formato físico. Além disso, os estudantes consultam várias vezes estes ecrãs, pelo acredita-se que este meio de divulgação possa ser mais eficaz que o tradicional afixar de um poster físico.