O ar que eu respiro | Trabalhos 2023 | Painel ClimAr – Cartaz

Colégio D. Dinis (Porto) (Porto)

Escalão: 3º escalão (secundário, profissional e superior)

Idade(s) do(s) Aluno(s):

Imagens que evidenciem o Cartaz:

As alterações climáticas e a qualidade do ar constituem um problema global e são dos maiores problemas ambientais que a Humanidade enfrenta no presente e exigem uma verdadeira cooperação global. Os seus impactos são multissectoriais e afetam sistemas naturais e humanos.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a poluição do ar é o maior problema ambiental que afeta a saúde humana, o que confere uma importância particular sobretudo nos grandes centros urbanos, como onde se situa o colégio D. Dinis.
A contaminação da atmosfera está diretamente relacionada com o desenvolvimento industrial. Atualmente a problemática da poluição tem vindo a tornar-se mais pertinente, em resultado do crescimento demográfico e do aumento do consumo per capita de recursos, o que tem causado uma maior produção de resíduos. Estes podem ser poluentes, afetando negativamente a qualidade do ar. E sendo assim, cada um de nós, no nosso dia-a-dia, provoca impactes no Planeta.
De acordo com a estratégia nacional da educação ambiental é crucial incluir nas prioridades temáticas dos programas escolares a proteção do recurso ar, a prevenção da poluição do ar como meio de proteção da saúde humana e a capacitação dos cidadãos para escolhas mais assertivas do local de residência, de estudo ou de lazer, com vista a um estilo de vida mais saudável e sustentável.
Tendo também presente o supracitado e o documento Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, “todas as crianças e jovens devem ser encorajados, nas atividades escolares, a desenvolver e a pôr em prática os valores por que se deve pautar a cultura de escola”, destacando os valores da Cidadania, da Participação e da Liberdade (“Manifestar a autonomia pessoal centrada nos direitos humanos, na democracia, na cidadania, na equidade, no respeito mútuo, na livre escolha e no bem comum”). Acresce ainda as competências da Unidade 5 “ Preservar e recuperar o meio ambiente“ da disciplina de Biologia do 12º ano, os objetivos da disciplina de Economia do 12º ano, os objetivos do desenvolvimento sustentável, especificamente o 3, 11 e o 13 e os objetivos do projeto Eco-Escolas, especificamente o desafio painel ClimAr, os alunos do 12º ano de Biologia e Economia foram desafiados a construir um painel com informação sobre a qualidade do ar no Porto.
A construção do painel teve vários objetivos específicos tais como:
- estimular através de atividades práticas o aumento da literacia relativamente à qualidade do ar;
- promover bons hábitos para reduzir as emissões e promover um bom ar;
- conhecer as medidas a adotar para minimizar a exposição ao ar poluído;
- conhecer os principais poluentes atmosféricos que afetam a qualidade do ar e a nossa saúde.
Para responder aos objetivos elencados foram elaborados diversos trabalhos científicos, que foram apresentados sobre a forma de poster científico sobre as temáticas: poluentes atmosféricos que afetam a qualidade do ar e a nossa saúde; exemplos de problemas de saúde associados à exposição ao ar poluído, medidas de mitigação, entre outros.
Para além dos trabalhos referidos, foram elaborados gráficos relativos à qualidade do ar na cidade do Porto, onde a escola se insere. Foi efetuada uma previsão para o dia seguinte, da qualidade do ar no Porto, e um estudo comparativo com a qualidade do ar noutras cidades de Portugal. Os dados foram recolhidos no portal QualAr- Qualidade do Ar da Agência Portuguesa do Ambiente e foram tratados recorrendo a ferramentas como o Microsoft Excel. Os gráficos elaborados foram divulgados à comunidade educativa no painel construído.
Para a construção do painel foram utilizados materiais reciclados, como por exemplo, cartões e foi ilustrado com os trabalhos elaborados e com os gráficos construídos. No painel foi construída também uma balança, com material reutilizado, onde estava representado num dos pratos, causas que contribuem para uma má qualidade do ar e no outro prato da balança encontravam-se medidas mitigação. Acresce ainda que foram também construídos pesos com cartão reciclado que continha, palavras como por exemplo, os gases estudados, conceitos relativos aos trabalhos desenvolvidos, causas da má qualidade do ar e medidas de mitigação.
Com este projeto, a comunidade educativa foi sensibilizada para a temática estudada, incrementou-se o conhecimento acerca de questões relacionadas com a qualidade do ar da cidade onde vivem, o Porto e outras. A comunidade educativa ficou mais sensibilizada e receptiva à introdução de mudanças de hábitos no seu quotidiano no sentido de contribuírem para uma melhor qualidade do ar.
Os objetivos propostos para este projeto foram atingidos, os alunos envolveram-se positivamente na elaboração de todos os trabalhos propostos, divertiram-se, cooperaram, aumentaram a sua literacia e a da comunidade educativa do estabelecimento de ensino.