O ar que eu respiro | Trabalhos 2023 | Painel ClimAr – Cartaz

Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António (Vila Real de Santo António)

Escalão: 3º escalão (secundário, profissional e superior)

Idade(s) do(s) Aluno(s):
19, 19,17,18,29,21

Imagens que evidenciem o Cartaz:

No âmbito da participação no projeto Eco-Escolas, a turma do 3º ano do curso de Técnico(a) de Cozinha/Pastelaria selecionou o projeto “O Ar que Respiro” por ser um tema tão pertinente no nosso dia-a-dia.
Iniciámos com uma planificação para selecionar os pontos mais importantes a colocar no painel.
No painel apresentámos os principais poluentes atmosféricos que afetam a qualidade do ar e a nossa saúde, alguns comportamentos a ter para melhorar a qualidade do ar, preenchimento de duas tabelas, uma do concelho da nossa escola e outra de um concelho escolhido pelos alunos, com a informação recolhida, no portal do QualAR, de uma ou duas vezes por semana sobre o índice dos seguintes gases: O3 (ozono); SO2 (dióxido de enxofre); NO2 (dióxido de nitrogénio); PM 2.5 (partículas finas em suspensão); PM10 (partículas mais nocivas para a saúde humana são as que possuem um diâmetro aerodinâmico inferior a 10 micrómetros) e ainda foi criada uma sinalética para indicar o índice da qualidade do ar, representado numa escala de cores.
A construção do painel foi feita em papel cenário e exposto no pátio da escola.
A turma foi dividida em grupos e cada grupo ficou responsável pelo tratamento de uma dada informação.
O grupo responsável pelo preenchimento das grelhas atualiza semanalmente a informação disponibilizada para o efeito sobre a Previsão da Qualidade do Ar e sobre a Previsão do Tempo.
Concluímos que a participação na elaboração deste projeto do Eco-Escolas sensibilizou para a importância da qualidade do ar quer para a nossa saúde quer para o meio ambiente. Pois se cuidarmos do meio ambiente com pequenas ações, estaremos fazendo a diferença para melhorar a qualidade do ar que respiramos.
Ainda podemos afirmar que, em Vila Real de Santo António, a qualidade do ar é, em regra geral, na grande maioria dos dias observados boa ou muito boa.