O ar que eu respiro | Trabalhos 2023 | Painel ClimAr – Cartaz

Escola Básica Integrada de Santa Cruz da Trapa (São Pedro do Sul)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Idade(s) do(s) Aluno(s):
9.º ano - entre os 14 e 15 anos

Imagens que evidenciem o Cartaz:

A poluição atmosférica é um conteúdo que faz parte dos currículos de Físico-química, Geografia e Ciências Naturais. Decidimos participar no desafio eco escolas “painel ClimAr” procurando alertar a comunidade educativa para a importância de preservar o ar e a qualidade do ar que respiramos. Concordamos que esta seria uma atividade conjunta para os alunos do 3º ciclo do clube de Ambiente e do clube de Ciências e Astronomia, integrado no projeto Ciência Viva.
Desde logo, procuramos estabelecer uma parceria com o departamento de Ambiente do Instituto Politécnico de Viseu, estando agendada para o Dia Mundial do Ambiente (5 de junho) uma palestra/workshop acerca desta temática, dirigida aos alunos do 9º ano.
Partindo da página de apoio ao projeto, foram exploradas, numa primeira sessão dos clubes, as fichas “O que é a poluição do ar?” e “Índice de qualidade do ar”, com o objetivo de sensibilizar os alunos para as problemáticas relacionadas com a poluição atmosférica.
Numa fase posterior, os alunos exploraram o site https://qualar.apambiente.pt/, verificando a classificação da zona da nossa escola que se insere no concelho de São Pedro do Sul, considerado zona rural. Para comparação escolhemos um concelho próximo do litoral, Estarreja, considerado zona urbana, que se situa à mesma latitude.
De seguida, os alunos pesquisaram os efeitos e consequências para a saúde humana dos poluentes indicados no site, e organizaram a sua pesquisa numa tabela.
Após reflexão partilhada entre os alunos e as professoras, optou-se por duas datas em cada mês, nos dias 5 e 15, para obter os registos dos valores da concentração dos poluentes.
Os dados apresentados foram recolhidos no site https://qualar.apambiente.pt/indices , tendo sido registados os valores dos índices de poluentes medidos na Estação de Qualidade do Ar de Fornelo do Monte (São Pedro do Sul) e de Aveiro (Estarreja), para os meses de fevereiro a maio.
Com os dados recolhidos, construíram-se gráficos mensais comparativos dos dois locais escolhidos. Analisando os dados gráficos, os alunos puderam concluir que a qualidade do ar que respiram na nossa escola, e na sua área de residência é boa/muito boa, dada a baixa concentração dos poluentes atmosféricos nas datas amostradas.
A informação foi depois organizada num cartaz executado pelos alunos, que foi colocado no átrio da escola.