O ar que eu respiro | Trabalhos 2023 | Painel ClimAr – Desenho

Escola EB1 de Ferrel (Peniche)

Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Idade(s) do(s) Aluno(s):
9-10 anos

Imagens que evidenciem o Desenho:

Esta atividade envolveu 2 turmas da EB1 de Ferrel, FER3 (terceiro ano, 24 alunos) e FER4 (quarto ano, 20 alunos).
A atividade iniciou-se em janeiro de 2023. A partir deste mês os alunos acederam ao site QualAR- Qualidade do Ar da Agência Portuguesa do Ambiente através do link QualAR - Qualidade do AR (apambiente.pt) e retiraram até ao mês de maio os dados referentes ao O_3 (ozono), 〖NO〗_2 (dióxido de azoto), 〖PM〗_(10 )(partículas inaláveis) e PM Naturais (poeiras trazidas pelo vento), referentes ao concelho de Peniche.
A turma FER3 ficou responsável pelo levantamento dos dados e a elaboração dos infográficos.
Primeiramente fez-se uma pesquisa para saber o que eram O_3, 〖NO〗_2, 〖PM〗_(10 ) e PM Naturais.
Depois do último dia do mês de maio formaram-se pequenos grupos tendo sido debatido em turma a forma como se iriam apresentar os dados. Como nesta fase o conteúdo matemático que estava a ser trabalhado foram os infográficos, a turma decidiu que seria esta a forma de apresentação dos mesmos. Devido ao facto de Peniche ser conhecida como a Capital do Surf, os alunos escolheram o formato da onda como símbolo do infográfico e as cores azul, verde, amarelo e vermelho na legenda.
Posteriormente, a turma FER4 fez a análise dos respetivos dados recolhidos através dos infogramas e pesquisou sobre as principais causas da poluição atmosférica e as suas consequências, tal como consta no painel elaborado.