O ar que eu respiro | Trabalhos 2023 | Painel ClimAr – Desenho

Escola EB1/PE e Creche de Água de Pena (Machico)

Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Idade(s) do(s) Aluno(s):
9 anos

Imagens que evidenciem o Desenho:

Eu, enquanto professora do 4º ano, juntamente com os meus alunos, desenvolvemos um projeto com o objetivo de elaborar um cartaz sobre a qualidade do ar, de modo a sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância de respirarmos um ar saudável.
O projeto foi organizado em várias fases. Na primeira fase, os alunos foram introduzidos aos conceitos básicos sobre a qualidade do ar, tendo sido abordadas as causas e consequências da poluição atmosférica. Nesta fase, foi ainda apresentada uma ferramenta utilizada para medir a qualidade do ar, nomeadamente a app Qualiar.
Na segunda fase do projeto, os alunos utilizaram a app Qualiar para medir a qualidade do ar em diferentes dias. Esta aplicação permitiu-lhes ter uma perceção mais clara da qualidade do ar que respiravam no ambiente escolar.
Com base nos resultados obtidos, na terceira fase, os alunos começaram a criar esboços do cartaz, tendo em conta a mensagem que queriam transmitir e a forma como queriam fazê-lo. Nesta fase, foram ainda debatidos diferentes tipos de letra, cores e imagens que poderiam ser utilizados no cartaz.
Após o debate, na quarta fase, os alunos começaram a elaborar o cartaz em si, com base nos esboços e nos elementos discutidos anteriormente. A quinta e última fase do projeto foi a apresentação do cartaz à comunidade escolar.
Em resumo, este projeto permitiu aos alunos desenvolver competências importantes, tais como a capacidade de pesquisa e de análise crítica, a utilização de ferramentas digitais e a criatividade. Além disso, permitiu ainda sensibilizar a comunidade escolar para a importância da qualidade do ar que respiramos.