O ar que eu respiro | Trabalhos 2023 | Painel ClimAr – Desenho

Escola EB1 Eurico Gonçalves (Lisboa)

Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Idade(s) do(s) Aluno(s):
7 anos (turmas do 2º a e 2ºb)

Imagens que evidenciem o Desenho:

Caracterização do projeto:
O trabalho foi elaborado a partir da pesquisa realizada pelos alunos do 2º ano no portal QualAr, para conhecerem os principais poluentes atmosféricos que afetam a qualidade do ar e a nossa saúde.
Em seguida os alunos fizeram um levantamento e análise da informação específica sobre a qualidade do ar no concelho de Lisboa. Esta informação foi abordada na sala de aula, como informação geral. Considerando o grau de aprendizagem dos alunos (2º ano) e os conteúdos da disciplina de Estudo do Meio, as professoras das duas turmas optaram por trabalhar o tema em ligação com o ar e o vento: " Experiências com o ar: o ar existe? O vento é o ar em movimento? O ar ocupa espaço?"
Passaram, então, ao desenho do cartaz, com a representação de uma cidade. Para verificarem as respostas às questões referidas, os alunos pintaram o painel utilizando a técnica do sopro.
Utilização de técnicas de expressão visual:
Esta técnica, consiste em molhar a ponta da palhinha em tinta escolar e depois soprar na palhinha, pela ponta contrária, direcionando a tinta para o sítio pretendido.
Caracterização da equipa:
A equipa que realizou o cartaz foi constituída pelos alunos do 2º ano das turmas a e b, da Escola Eurico Gonçalves, acompanhados pelas professoras respetivas: Ana Póvoa do 2ºa e Eva Carvalho, 2ºb.
Impacto esperado:
O contributo deste projeto no processo e o envolvimento dos alunos, a criatividade e originalidade e aprender mais sobre a qualidade do ar e o rigor da informação.