O ar que eu respiro | Trabalhos 2023 | Painel ClimAr – Desenho

Escola Básica de Ruivães (Vila Nova de Famalicão)

Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Idade(s) do(s) Aluno(s):

Imagens que evidenciem o Desenho:

EB de Ruivães - Agrupamento de Escolas Terras do Ave - Pedome
Professora Cristina Costa
3º Ano de escolaridade, 8/9 anos
1ª Fase:
A temática da poluição do ar tem sido abordada frequentemente, dada a sua importância e atualidade, de uma forma interdisciplinar. Visualizamos vídeos, exploramos e refletimos sobre diferentes imagens relativas à temática. Inscrevemo-nos na ação de sensibilização "Os Detetives do Ar", promovida pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão. No dia 14 de março de 2023 os alunos receberam a visita da cientista Paula. A cientista realizou várias experiências para que compreendessem quais são os componentes do ar, aqueles que são bons, os que são maus e as consequências da poluição para o nosso planeta.
2ª Fase:
Após a ação de sensibilização "Detetives do Ar" foi explicado aos alunos a pertinência da nossa participação na atividade "O ar que eu respiro", informando-os da finalidade e dos procedimentos.
3ª Fase:
Iniciaram o projeto recorrendo à aplicação QualAr, identificando qual a estação mais próxima da localidade em que se encontra a escola. Descobrimos que não existe nehuma no concelho a que pertence a escola, Vila Nova de Famalicão, no entanto, existia uma próxima, em Braga. De seguida, pesquisaram sobre o significado de cada uma das siglas dos poluentes que eram monitorizados. Finalmente, decidiram os dias em que seriam verificados os índices registados. Ficou decidido os dias 5 e 28 de maio.
4ª Fase:
Os alunos elaboraram o trabalho final, com recurso a material de desenho e computador/internet. Registaram em gráfico os índices poluentes O3, NO2 e PM10, pois eram aqueles que se encontravam monitorizados. Numa cartolina, dividida em duas partes, pintaram o fundo com guaches. De seguida, em cada uma das partes, registaram os dias observados e os valores de poluição, verificando que no dia 28 o ar encontrava-se mais puro pois houve uma descida acentuada dos valores do O3. Desenharam, pintaram, recortaram e colaram difentes imagens, caracterizando cada um desses dias.
5ª Fase:
Elaboração do painel a ser colocado num local chave da escola.