O ar que eu respiro | Trabalhos 2023 | Painel ClimAr – Desenho

Externato São Miguel (Ovar)

Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Idade(s) do(s) Aluno(s):
2.º Ano de escolaridade, 7/8 anos

Imagens que evidenciem o Desenho:

1.ª Fase:
O tema da poluição do ar tem sido trabalhado com muita frequência em sala de aula, de uma forma interdisciplinar. Foram visualizados vídeos e feitas reflexões sobre o tema em questão.
2.ª fase:
Após toda esta sensibilização, foi explicada aos alunos a pertinência da nossa participação na atividade "O ar que eu respiro", informando-os da finalidade e dos procedimentos. Os alunos exploraram o portal “QualAr” e identificaram a estação mais próxima da localidade em que se encontra a escola (Estarreja). Eles mostraram-se muito curiosos por saber o significado de cada uma das siglas dos poluentes que eram monitorizados, assim como em verificar a qualidade do ar observada nos dias anteriores. Finalmente, decidiram os dias em que seriam verificados os índices registados.
3.ª Fase:
Nos dias 2 e 29 de maio foi feito o registo da qualidade do ar. A professora titular elaborou com o auxílio dos alunos um documento geral, com os principais objetivos a serem respondidos (“registo da qualidade o ar”, “os principais poluentes do ar” e “consequências da poluição do ar”). Os alunos recorreram ao computador/tablet e fizeram os devidos registos. Eles verificaram que tanto no dia 02 como no dia 29 a qualidade do ar encontrava-se “boa”.
4.ª Fase:
Afixação do painel a ser colocado num local chave da escola.